Loading...
7 results
Search Results
Now showing 1 - 7 of 7
- Recursos Educacionais Abertos nos Repositórios RCAAP: panorama atualPublication . Carvalho, Madalena; Bastos, GlóriaO trabalho tem como objetivo preencher uma lacuna relativa à identificação do modo como a temática dos Recursos Educacionais Abertos (REA) é apresentada nos repositórios institucionais portugueses representados no Diretório RCAAP - Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal. A investigação teve por base uma pesquisa exploratória-descritiva com abordagem quantitativa e qualitativa de modo a retratar os cenários evidenciados pelos repositórios portugueses. A recolha da informação foi efetuada em março de 2023 e a fonte de recolha de dados foi o Diretório RCAAP. Partindo dos referenciais teóricos sobre a temática, nomeadamente as recomendações da UNESCO, foi efetuada uma análise aos repositórios referenciados no Diretório RCAAP que permitiu: 1 - Identificar os repositórios com documentos classificados como “Recurso Educacional” 2 - Percecionar a diversidade de abordagens e de critérios relativas ao licenciamento, à organização e à disponibilização do acesso aos conteúdos. 3 - Avaliar o nível de compromisso dos repositórios portugueses para com o cumprimento das diretrizes definidas pela UNESCO para os Recursos Educacionais Abertos.
- Recursos Educacionais Abertos: conhecer e explorarPublication . Carvalho, Madalena; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Gonçalves, Hilda PintoVídeo da sessão no âmbito da Ação de Curta Duração n.º 58 da oferta formativa do Centro de Formação da Associação de Escolas Minerva, intitulada "Recursos Educacionais Abertos: conceções e práticas" e promovida pela Rede Académica Internacional WEIWER®, LE@D, Universidade Aberta, em colaboração com os Serviços de Documentação da Universidade Aberta e ainda a Rede de Bibliotecas Escolares, do Ministério da Educação (Portugal).
- Recursos Educacionais Abertos: evidências e reflexões sobre práticas educacionais abertas em contexto de pandemia. Do local para o globalPublication . Bastos, Glória; Carvalho, MadalenaO estudo pretende contribuir para determinar de que forma a situação decorrente da pandemia de Covid 19, especialmente considerando o ensino remoto emergencial, se refletiu no interesse pela utilização de recursos educacionais abertos (REA). Tendo em atenção que no contexto português, a Universidade Aberta (UAb) é única instituição de ensino que organiza de forma sistemática REA numa comunidade específica do seu repositório institucional, é efetuada uma análise comparativa dos dados de utilização do Repositório, expressos em números e locais de utilização dos conteúdos da comunidade REA, nos períodos antes e durante a situação pandémica, de modo a percecionar a existência de padrões de utilização. Partindo da premissa de que os repositórios institucionais contribuem para a internacionalização do conhecimento e o acesso aberto permite ampliar o papel social das universidades, o estudo reflete ainda sobre a contribuição dos REA para a globalização da ciência e da sua mediação pedagógica, percebida pelas estatísticas de utilização das coleções de REA disponibilizadas pela UAb. A análise dos dados revela a importância do Repositório para aumentar a visibilidade das coleções e o potencial impacto junto da comunidade científica e educacional, nacional e internacional
- Evidências e reflexões sobre utilização de recursos educacionais abertos em contexto de pandemiaPublication . Bastos, Glória; Carvalho, MadalenaO estudo pretende contribuir para determinar de que forma a situação decorrente da pandemia de Covid 19 se refletiu no aumento do interesse pela utilização de recursos educacionais abertos (REA) disponibilizados pela Universidade Aberta de Portugal (UAb). Para percecionar a existência de padrões de utilização, antes e depois do período pandémico, é efetuada uma análise comparativa dos dados de utilização do repositório institucional da UAb, expressos em números e locais de utilização dos conteúdos da comunidade REA. O trabalho apresenta ainda uma reflexão acerca da contribuição dos REA para a globalização da ciência e da sua mediação pedagógica. A análise dos dados estatísticos descritos de modo comparado permite-nos evidenciar a relevância que o Repositório assume para aumentar a visibilidade das coleções e o seu impacto junto da comunidade científica e educacional, nacional e internacional.
- Recursos Educacionais Abertos: conhecer e explorarPublication . Carvalho, Madalena; Cardoso, Teresa Margarida LoureiroPPT de suporte à apresentação dinamizada no âmbito da Ação de Curta Duração n.º 58 da oferta formativa do Centro de Formação da Associação de Escolas Minerva, intitulada "Recursos Educacionais Abertos: conceções e práticas" e promovida pela Rede Académica Internacional WEIWER®, LE@D, Universidade Aberta, em colaboração com os Serviços de Documentação da Universidade Aberta e ainda a Rede de Bibliotecas Escolares, do Ministério da Educação (Portugal).
- Recursos Educacionais Abertos nos Repositórios RCAAP: panorama atualPublication . Carvalho, Madalena; Bastos, GlóriaO trabalho tem como objetivo analisar a forma como os Recursos Educacionais Abertos são apresentados nos repositórios institucionais portugueses representados no diretório RCAAP - Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal. A investigação seguiu uma abordagem exploratória-descritiva, com enfoque quantitativo e qualitativo de modo a retratar os cenários evidenciados pelos repositórios portugueses. Partindo dos referenciais teóricos sobre a temática, nomeadamente as recomendações da UNESCO, foi efetuada uma análise que permitiu: 1 - Identificar os repositórios com documentos classificados como “Recurso Educacional”; 2 - Percepcionar a diversidade de abordagens e de critérios relativas ao licenciamento, à organização e ao acesso aos conteúdos; 3 - Avaliar o nível de compromisso para com o cumprimento das diretrizes definidas pela UNESCO para os Recursos Educacionais Abertos.
- Recursos Educacionais Abertos: práticas de utilização e produção pelos docentes da Universidade AbertaPublication . Bastos, Glória; Carvalho, Madalena; Ramos, Maria do RosárioA Universidade Aberta de Portugal (UAb), enquanto instituição pública de educação a distância online, marcada pela flexibilidade e pela abertura aos novos ecossistemas de aprendizagem que se vêm desenvolvendo no século XXI, tem procurado situar-se de forma clara e inovadora no campo da Educação Aberta, nomeadamente através da disponibilização de Recursos Educacionais Abertos (REA) no seu Repositório Institucional (RI). Os REA criados na instituição estão acessíveis através de uma comunidade autónoma no RI, permitindo dessa forma a pesquisa, localização e acesso facilitado aos conteúdos e ainda a reutilização dos mesmos. Para além do seu ADN natural relacionado com a desmaterialização e a ampliação do acesso ao conhecimento, a UAb tem procurado, ainda, corresponder aos desafios e orientações colocados por diversos organismos a nível europeu (cf., por exemplo, Santos, Punie, Castaño-Muñoz, 2016) e dar cumprimento às diretrizes internacionais relacionadas com os REA, quer na motivação e capacitação para o uso e produção de REA (UNESCO, 2017, 2019) pela corpo docente da UAb, quer em termos de curadoria da informação e disponibilização do acesso aos conteúdos (UNESCO, 2015) através do seu Repositório Institucional. Problema Partindo deste contexto institucional inovador, que valoriza o Acesso Aberto ao conhecimento e se afirma na área da Educação Aberta, pretende-se analisar as práticas dos docentes da UAb em particular em relação ao uso e produção de REA. Os objetivos centrais são: (1) obter um retrato da situação atual na Instituição; (2) obter indicadores que sustentem a formulação de propostas junto da gestão de topo; (3) definir estratégias institucionais de ação, nomeadamente a definição de uma Política Institucional na área dos Recursos Educacionais Abertos. O estudo realizado tem uma natureza quantitativa. Foi elaborado e aplicado um questionário com 22 questões que incidem sobre três áreas-chave: (1) importância atribuída pelos docentes aos REA e uso efetivo em contextos de ensino e de aprendizagem, em cursos formais e não formais; (2) práticas de produção e de disponibilização de REA; (3) análise de fatores de constrangimento e de motivação face aos REA e experiência relativa ao workflow de depósito de REA no RI. A análise estatística dos dados tem em consideração diversas variáveis, como área científica dos docentes, idade e experiência em educação a distância e e-learning. O estudo encontra-se numa fase de análise de dados. Os resultados mais relevantes são apresentados no póster.