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  • Recursos educacionais abertos na Universidade Aberta: a rede como estratégia de comunicação e sustentabilidade
    Publication . Carvalho, Madalena
    Apresenta-se a comunidade de prática da Universidade Aberta (UAb), relativa à produção e disponibilização de recursos educacionais abertos, através do seu Repositório Institucional. O Repositório Aberto estrutura-se em torno dos conceitos de acesso aberto e de educação aberta. Para além de armazenar, preservar e promover o acesso digital à publicação científica, editada pelos autores nos moldes tradicionais, a UAb utiliza o seu Repositório para disponibilizar, de modo integrado, toda a produção intelectual da instituição, nomeadamente recursos de natureza pedagógica. Enquanto ferramenta alinhada com a estratégica de inovação pedagógica da instituição, este é um projeto inédito em instituições de ensino superior de Portugal. Para potenciar a qualidade dos conteúdos e promover a ampliação da sua utilização enquanto recursos educacionais abertos, o desenvolvimento e sustentabilidade deste projeto, assenta numa estratégia de estabelecimento de protocolos e parcerias, que permitam pela interoperabilidade, efetivar a partilha efetiva de conhecimento e a integração do Repositório Aberto em redes de produção e disponibilização de recursos educacionais abertos. Analisam-se os novos cenários decorrentes das dinâmicas de colaboração interinstitucional, agregadas ao projeto no âmbito das parcerias estabelecidas entre a UAb e as instituições brasileiras CAPES, FioCruz e UNESP.
  • Inovação pedagógica na Universidade Aberta: um ecossistema de recursos e práticas educacionais abertas
    Publication . Bastos, Glória; Carvalho, Madalena
    O movimento Recursos Educacionais Abertos (REA) tem vindo a assumir um papel de destaque nos novos cenários relacionados com a inovação em educação. Perante a necessidade de se ampliar o acesso a educação de qualidade com custos reduzidos, os REA surgem como uma alternativa, e a comunidade académica evidencia uma crescente sensibilização para a incorporação desta tipologia de recursos nas suas práticas educativas. Neste contexto, a Universidade Aberta de Portugal (UAb) destaca-se, no panorama do ensino superior português, por ser a única instituição que tem no seu repositório institucional – Repositório Aberto, uma comunidade específica para a disponibilização de REA, garantindo a facilidade na localização e a confiança na qualidade dos conteúdos. Simultaneamente, no âmbito da estratégia de educação aberta, através da iniciativa AULAbERTA, a UAb desenvolve um conjunto de práticas que permite associar aos REA, disponibilizados no Repositório Aberto, a descrição e a ligação a contextos concretos de uso. Neste artigo, para além da contextualização deste projeto, descrevem-se as estratégias e as metodologias que estão a ser seguidas bem como os resultados obtidos no que se refere aos recursos educacionais inseridos em percursos de exploração pedagógica reais. Apresenta-se ainda uma reflexão sobre o modo como, na estrutura da UAb, os diferentes elementos, atores e estruturas se integram e articulam no âmbito deste ecossistema.
  • Repositório Aberto: 10 anos a valorizar o conhecimento e a produção intelectual da Universidade Aberta
    Publication . Carvalho, Madalena
    Analisa-se o percurso de construção e afirmação do Repositório Institucional da Universidade Aberta – Repositório Aberto, dez anos passados sobre a sua criação. Apresentam-se os mecanismos de gestão da informação, nomeadamente a aferição da qualidade, a preservação dos conteúdos e promoção do acesso à informação. Analisam-se os indicadores de utilização, e reflete-se sobre o funcionamento do sistema e a relevância que o mesmo assume numa universidade cuja estratégia passa pelo alinhamento com o acesso aberto e a partilha do conhecimento. Perspetiva-se a sustentabilidade do projeto através da proposta de um conjunto de linhas de orientação, de acordo com os cenários que empreendemos relativamente ao desenvolvimento, e posicionamento do Repositório Aberto no panorama científico nacional e internacional.
  • Universidade Aberta: recursos educacionais abertos (REA) em rede
    Publication . Carvalho, Madalena
    A Universidade Aberta (UAb) é desde 2008, ano em que obteve o reconhecimento do seu “Modelo Pedagógico Virtual”, uma instituição de referência, no domínio avançado do elearning e da aprendizagem online. Tendo uma oferta formativa lecionada totalmente em regime de elearning, os seus processos administrativos bem como os seus aspetos sociais são cada vez mais concretizados exclusivamente na web, dando corpo ao conceito de Campus Virtual (plataforma de ensino, portal académico, gestores de conteúdos) de uma Universidade moderna e inovadora de EaD. As práticas de aprendizagem desenvolvidas alicerçam-se na(s) rede(s) e no potencial desta(s) para a prossecução da aprendizagem e a construção do conhecimento. Em conformidade com o seu alinhamento estratégico, a UAb tem dedicado particular atenção, do ponto de vista teórico mas também prático, à temática do acesso aberto. Pretende-se partilhar o modo como, para corresponder às necessidades de uma comunidade que se revê e afirma sobretudo na virtualidade, a UAb através da sua Direção de Serviços de Documentação, tem desenvolvido e implementado um conjunto de serviços e de ferramentas que de modo articulado e integradas no “Campus Virtual”, possibilitam a (re)criação e disponibilização em acesso aberto de conteúdos de ensino (REAS), bem como da produção científica e académica dos seus autores. Tendo como missão facultar o acesso à informação especializada nos vários domínios de atividades de ensino e de investigação científica desenvolvidas na instituição, a Direção de Serviços de Documentação tem redimensionado os serviços e os recursos disponibilizados, e desenhado estruturas de apoio aos seus utilizadores, baseadas na partilha efetiva de recursos. Nesta comunicação pretende-se evidenciar três dimensões de um projeto, a partir do qual a UAb pretende promover a criação, o acesso e a difusão do conhecimento. Repositório Aberto (Repositório Institucional) - O repositório institucional da Universidade Aberta pretende agrupar e garantir o acesso e a difusão do conhecimento académico e científico criado na UAb bem como assegurar a preservação a longo prazo da sua memória institucional. Suportado desde 2010 por uma “Política Institucional de Acesso Aberto” (reformulada em 2013 e 2015), está organizado em comunidades temáticas, e disponibiliza em acesso aberto, formato eletrónico e texto integral, a produção científica dos seus autores, a produção académica dos seus estudantes e recursos de aprendizagem, sobretudo documentos audiovisuais, utilizados pelos docentes, no apoio às atividades curriculares. Com a disponibilização de conteúdos em acesso aberto pretende‐se aumentar a eficácia do acesso, da difusão e da preservação da produção intelectual de investigadores e da instituição, quanto a visibilidade de ambos. Arquivo Audiovisual - Constituído pela produção audiovisual da Universidade Aberta e das instituições que a antecederam, este acervo integra documentos que datam de meados dos anos 60 do século passado. Pelas suas características, este é um acervo de fundamental importância, pois para além dos conteúdos científicos e pedagógicos, os documentos têm um valor de fontes pois atestam as práticas, as ferramentas e os métodos utilizados para ensinar a distância em Portugal. Para além do trabalho de salvaguarda deste património audiovisual (arquivo, tratamento documental e a preservação dos suportes e dos conteúdos), a Direção de Serviços de Documentação tem vindo a promover o acesso a estes conteúdos, através do Repositório Aberto, da Plataforma Moodle e do Portal da Universidade. REAS - Recursos Educacionais Abertos - Porque a cooperação e o intercâmbio científico, técnico e cultural com instituições congéneres, nacionais e internacionais constitui também uma das áreas estratégicas da Universidade Aberta, esta instituição integra o grupo de trabalho que no âmbito da AIESAD (Associação Ibero Americana de Educação Superior a Distância) estuda a implantação de um sistema de informação que possibilite a disponibilização e a partilha de forma unificada da produção científica e dos documentos gerados pelas instituições e organizações sócias da AIESAD. O Grupo de Trabalho que a UAb integra está a trabalhar na disponibilização de uma ferramenta que possibilite a recolha, agregação e indexação dos Recursos Educacionais Abertos (materiais de ensino, livres em termos de acesso, transformação e partilha), existentes nos repositórios institucionais das entidades parceiras do projeto. O objetivo deste projeto é que, alinhadas com a estratégia da UAb, as ferramentas desenvolvidas sejam eficazes na prossecução dos objetivos e da missão desta instituição: ser, em qualquer lugar do mundo, motor e promotor da criação de conhecimento.
  • Recursos Educacionais Abertos e Agenda 2030: a Universidade Aberta de Portugal (UAb)
    Publication . Carvalho, Madalena
    A educação e a formação, aspetos cruciais do desenvolvimento humano, desempenham um papel central na construção de um mundo sustentável. Para corresponder aos novos contextos de inovação e às exigências da sociedade digital e assegurar a ampliação do acesso à educação, a Universidade Aberta de Portugal disponibiliza, de modo agregado, através da comunidade Recursos Educacionais Abertos (REA) do Repositório Aberto, materiais de ensino, livres em termos de acesso, de transformação e de partilha, cujas temáticas cobrem diversas áreas do saber, transversal a diferentes perfis de utilizadores. A todos os documentos estão associados metadados que asseguram a sua autenticidade, compreensão e utilização, nomeadamente no que concerne ao direito de autor, à utilização legal e legítima em contexto educativo. A cooperação e o intercâmbio com instituições congéneres, constituem uma área de desenvolvimento estratégico, contribuindo para transformar e acrescentar valor à sociedade, dentro e fora das fronteiras nacionais. Para promover a ampliação do acesso aos conteúdos, foi empreendida uma estratégia de estabelecimento de protocolos e parcerias, que permitem, pela interoperabilidade, a integração do Repositório Aberto em redes de produção e disponibilização de Recursos Educacionais Abertos. Os dados estatísticos, expressos no número e nos locais em que os downloads são efetuados, evidenciam que a UAb cumpre o objetivo de promover a qualidade da educação e a capacitação de grandes massas populacionais em contextos geográficos e socioeconómicos diferenciados - ODS-4. As parcerias, o trabalho colaborativo e a interoperabilidade estabelecida sustentam o papel da UAb no apoio internacional para a implementação eficaz e orientada da capacitação em países em desenvolvimento e o reforço da parceria global para o desenvolvimento sustentável – ODS 17.
  • Recursos Educacionais Abertos: concretizando a estratégia da Universidade Aberta
    Publication . Carvalho, Madalena
    O trabalho relata a prática, singular no panorama das instituições de ensino superior portuguesas e consolidada na Universidade Aberta, de criação e disponibilização de recursos educacionais abertos, através de um repositório institucional. Construído com o objetivo de agrupar, armazenar, preservar e promover o acesso à produção intelectual da UAb, o Repositório Aberto tem sido a ferramenta utilizada para a disponibilização sistemática de conteúdos da tipologia REA, produzidos pela comunidade UAb. Através de uma análise, sustentada pelos dados estatísticos do Repositório, avalia-se a dimensão e pertinência do trabalho desenvolvido, bem como a dimensão que o mesmo assume no âmbito da estratégia da instituição de promover a inovação pedagógica para a sustentabilidade da educação aberta e em rede. As práticas de interoperabilidade implementadas ampliam a dimensão do projeto e permitem à instituição ganhar escala e promover a sua marca noutras latitudes.
  • Recursos Educacionais Abertos: UAb e Fiocruz, um diálogo institucionalmente provável
    Publication . Carvalho, Madalena; Furniel, Ana; Mendonça, Ana Paula; Carvalho, José; Mendes, Rosane
    O trabalho constitui-se como uma reflexão crítica sobre a parceria institucional, estabelecida entre a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Universidade Aberta de Portugal (UAb), relativa à interoperabilidade na área dos recursos educacionais abertos. Dois anos depois da assinatura do Protocolo é possível analisar os cenários decorrentes das dinâmicas de colaboração entre serviços e sistemas agregados ao projeto. Referencia-se a metodologia utilizada, nomeadamente os critérios subjacentes à seleção e agregação de documentos, os metadados aplicados à descrição dos conteúdos, as políticas de licenciamento e os mecanismos de aferição da qualidade estabelecidos. Dá-se especial ênfase ao papel desempenhado, nesse âmbito, pelo Serviço de Alojamento de Repositórios Institucionais (SARI) do projeto RCAAP. As percepções gerais e os indicadores colhidos são analisados criticamente a fim de identificar as forças e as oportunidades introduzidas, mas também as fraquezas e eventuais ameaças decorrentes do estabelecimento de projetos de interoperabilidade específicos. Para além da vertente operacional e técnica, o trabalho efetuado consubstancia-se como relevante para a partilha de percepções e desafios, extensíveis a comunidades com interesse na implementação de práticas educacionais abertas.
  • Recursos educacionais abertos na Universidade Aberta de Portugal
    Publication . Carvalho, Madalena
    A comunicação aborda o projeto de disponibilização de recursos educacionais abertos (REA) desevolvido pela Direção de Serviços de Documentação da Universidade Aberta de Portugal, através do seu Repositório Institucional - Repositório Aberto.
  • Integração de recursos educacionais em saúde da Universidade Aberta de Portugal e Campus Virtual de Saúde Pública - CVSP/Fiocruz/OPAS
    Publication . Carvalho, Madalena; Furniel, Ana Cristina da Matta; Mendonça, Ana Paula Bernardo; Silva, Rosane Mendes
    O presente trabalho apresenta a proposta de integração de recursos educacionais abertos da Universidade Aberta de Portugal e o Campus Virtual de Saúde Pública Brasil da Organização Panamericana de Saúde da (CVSP/OPAS), sediado na Fiocruz. A cooperação entre Brasil e Portugal visa contribuir para o desenvolvimento do ensino superior na capacitação de profissionais de saúde, para o acesso universal à informação e conhecimento e melhorar a qualidade da educação, bem como facilitar a partilha de conhecimento e a capacitação dos profissionais de saúde do Brasil e demais países da América Latina e Caribe. Para além deste projeto específico, espera-se que esta iniciativa contribua para a promoção e desenvolvimento efetivo de um intercâmbio de experiências na área dos recursos educacionais abertos e dos repositórios científicos, e no desenvolvimento de atividades conjuntas de investigação.
  • Salvaguarda e valorização do património audiovisual da Universidade Aberta (UAb)
    Publication . Carvalho, Madalena
    Apresenta-se o trabalho de salvaguarda, conservação e valorização do património audiovisual da Universidade Aberta, efetuado pelo seu Arquivo Audiovisual. Um dos desafios do século XXI é o de garantir o acesso e a utilização da informação. Garantir que a informação, produzida ou custodiada hoje pela Universidade Aberta (UAb), permaneça acessível, interpretável e autêntica, para que possa ser utilizada pelas gerações futuras, é um objetivo assumido pelos Serviços de Documentação desta Universidade. Constituído pela produção UAb, bem como pela produção das instituições que a antecederam, este é um acervo de características singulares, de interesse para a Instituição mas também para a memória coletiva pois os conteúdos documentam a evolução das ferramentas e dos métodos aplicados ao longo dos tempos nas práticas de ensino a distância em Portugal. O nosso objetivo tem sido o de transformar este acervo num recurso apelativo, dinâmico e eficaz no acesso e disponibilização da informação, assegurar a sua salvaguarda e preservação a longo prazo, e ainda possibilitar de modo eficiente, a partilha e a reutilização dos conteúdos. Ao ligar o passado ao presente, pretendemos ainda que, internamente, o acervo se constitua como fonte de identidade e pertença, inovação e criatividade.