Browsing by Issue Date, starting with "2018-12-10"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- As dinâmicas da escola na promoção da inclusão : estudo de caso no agrupamento de escolas do CarregadoPublication . Clamote, Paula Cristina Medeiros; Neves, CláudiaO objetivo principal deste trabalho é caraterizar, analisar e identificar como o agrupamento de escolas do Carregado dá resposta em termos de inclusão à diversidade escolar de alunos com Necessidade Educativas Especiais (NEE). Como principal base teórica de partida para o enquadramento do estudo faz-se utilização da Declaração de Salamanca e da legislação dedicada a esta área, nomeadamente o decreto-lei 3/2008 de 7 de janeiro. Enquadra-se a problemática das NEE partindo da noção de diversidade, da evolução do conceito de diferenciação pedagógica, bem como de educar para a diferença e para a inclusão e por fim elencar o conceito de escola inclusiva. Inicialmente efetua-se uma análise documental dos normativos do agrupamento, seguida de um enquadramento teórico e posteriormente procede-se a um estudo de caso, utilizando um método de recolha de dados misto, entrevistas e questionários aplicados a vários elementos da comunidade educativa que estão diretamente relacionados com alunos com NEE. Neste estudo de caso pretende-se: caracterizar a população escolar com NEE, identificar quais os recursos de que o agrupamento dispõe para dar resposta em termos de inclusão aos alunos com NEE, caracterizar as atividades e iniciativas tomadas pelo agrupamento para corresponder, em termos de inclusão, aos alunos com NEE, levantar as necessidades sentidas pela comunidade educativa para aprofundar a inclusão dos alunos com NEE, identificar dificuldades e limitações do agrupamento de escolas no que diz respeito à promoção da inclusão dos alunos com NEE. Por fim, pretende-se efetuar uma síntese, elaborando sobre a eventual distância entre as bases teóricas e a realidade concreta do agrupamento, no que à inclusão, diversidade pedagógica e efeitos das lideranças diz respeito, bem como elencar eventual trabalho futuro.
- Recursos educacionais abertos na Universidade Aberta de PortugalPublication . Carvalho, MadalenaA comunicação aborda o projeto de disponibilização de recursos educacionais abertos (REA) desevolvido pela Direção de Serviços de Documentação da Universidade Aberta de Portugal, através do seu Repositório Institucional - Repositório Aberto.