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  • Projeto acessibilidades: modelo de inclusão no ensino superior a distância
    Publication . Seara, Isabel; Dias, Isabel de Barros; Barros, Daniela Melaré Vieira
    O Projeto Acessibilidades existe na Universidade Aberta desde outubro de 2008. Desde esta data tem desenvolvido a sua ação em ambiente virtual, tendo por objetivo ajudar e promover a colaboração entre estudantes com dificuldades físicas e sensoriais de acesso aos cursos online da UAb. O presente artigo é constituído por duas partes. Na primeira, apresenta-se o projeto e o perfil dos estudantes que o integram. Na segunda parte, a ação e importância do projeto são exemplificadas com a apresentação de casos específicos de resolução de dificuldades que resultaram no desenho de procedimentos e de estratégias conducentes a uma maior inclusão em ambiente tecnológico de ensino a distância. O perfil dos estudantes e as suas principais necessidades foram identificados graças à análise quantitativa e qualitativa das respostas a questionários online, e à observação de reflexões e debates ocorridos no espaço de diálogo do projeto acessibilidades. Três grandes núcleos de questões foram identificados: 1) a interação docente / estudante e a inerente identificação e valorização das situações que justificam adaptações didáticas e/ou curriculares, 2) o acesso a materiais de estudo adaptados às necessidades dos estudantes, e 3) a adequação do espaço físico e temporal das provas presenciais aos diferentes estudantes. A resposta aos problemas identificados induziu o estabelecimento de diretrizes que procuraram encontrar a justa medida entre a uniformização de protocolos ou procedimentos e o primado da flexibilidade e da adaptabilidade aos casos concretos. Foram promovidas estratégias específicas, de fácil realização e cruzadas por múltiplas vias para evitar perdas de informação, por forma a ampliar as opções didáticas e as possibilidades de acesso ao ensino-aprendizagem de pessoas com necessidades especiais, visando, assim, o cumprimento do objetivo de uma docência online inclusiva e sem barreiras.
  • Questões linguísticas na educação a distância: interação verbal e produção de materiais
    Publication . Cabral, Ana Lúcia Tinoco; Seara, Isabel
    Considerando a linguagem de um ponto de vista enunciativo e interacional e por meio de uma metodologia que consiste em recensear regularidades de uso, o presente estudo visa mostrar alguns resultados que decorrem da análise comparativa e constrastiva de textos instrucionais constantes de unidades curriculares lecionadas em sistema de e-learning, numa universidade portuguesa e numa universidade brasileira, que prestam exclusiva ou particular atenção a esta forma de ensino. As análises focalizam o uso da linguagem em textos instrucionais e buscam estabelecer critérios para a avaliação sobre a adequação da linguagem utilizada, privilegiando, numa dimensão discursivo-pragmática, a eficácia desses enunciados. Observa-se sobretudo a preocupação com a interação que promove a dimensão colaborativa que, neste tipo de ensino, deve ser incentivada. Privilegiar-se-á a análise focalizada em estratégias verbais que estão ao serviço da dimensão colaborativa, nomeadamente as estratégias de cortesia e a construção da dimensão intersubjetiva. Apresenta-se uma abordagem comparativa, a partir da qual se confrontam os resultados de análise do texto português com o brasileiro.
  • MOOC in Portuguese language teaching: a research project Portugal-Brazil
    Publication . Seara, Isabel; Santos, Leonor Werneck dos
    This research proposes a theoretical-practical reflection on the aspects to be considered in the elaboration of a MOOC, destined to undergraduate and graduate students in Humanities and Linguistics. It is true that ICTs can promote more access to information and curriculum flexibility, favoring the dissemination of research and inclusion. However this practice is not very common in Brazil and in Portugal and it is still less common to take part in a MOOC. That's why we decided to create a MOOC about referencing processes, in Universidade Abertas's platform. This course is destined to undergraduate and graduate students in Humanities and Linguistics, and it is writen in Portuguese. We aim to collaborate creating a digital educacional content in these countries, and, as most of the students are also teachers, we aim to help them understand the importance of ICT in education.