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  • PNC e redes sociais: um estudo em torno de desafios e oportunidades na web social
    Publication . Pinto, João; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Soares, Ana Isabel
    Neste texto propomo-nos a refletir sobre a relação entre o Plano Nacional de Cinema e as Redes Sociais, no contexto da sociedade atual, em rede, apresentando, para o efeito, o projeto de investigação em curso “Educação, Cinema, Redes Sociais: a estudo sobre o Plano Nacional de Cinema”. Os fundamentos do estudo passam pelos conceitos de educação aberta e audiovisuais, concebidos no âmbito da tríade teórica Educação/Cinema/Redes Sociais, com o propósito de compreender como este Plano faz uso das redes sociais digitais online, expoente máximo das ferramentas associadas à web social. Para o efeito, considera-se, em particular, a relação entre cinema, educação e redes sociais, tendo em conta os estilos de vida digital da sociedade contemporânea e a importância de desenvolver e divulgar diferentes literacias. Estas reflexões terão também em conta a prática do Plano Nacional de Cinema, iniciativa do governo português criada para promover o desenvolvimento da literacia cinematográfica no meio escolar. Por fim, será possível concluir que a afinidade entre cinema e educação remonta às origens do próprio cinema, tendo evoluído não só com as tecnologias fílmicas e metodologias pedagógicas, mas também com a influência de novos estilos de vida na sociedade. Assim, na sociedade digital, online e audiovisual de hoje, e como a relação entre cinema e educação também é dinâmica, encontra agora outros desafios e novas oportunidades.
  • Educação, cinema e redes sociais: uma investigação sobre o Plano Nacional de Cinema
    Publication . Pinto, João; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Soares, Ana Isabel
    Esta comunicação apresenta uma investigação que tem por objeto a iniciativa governamental Plano Nacional de Cinema, e por fundamentos enquadradores as noções da Educação aberta e os audiovisuais, pensada sob a tríade teórica Educação/Cinema/Redes Sociais. Começamos por expor a relação do cinema com a educação e as redes sociais, no contexto dos estilos de vida digitais da atual sociedade, e a importância de desenvolver/disseminar as literacias dos media. No final, pretendemos compreender como o Plano Nacional de Cinema tem utilizado as redes sociais digitais online, sistematizando as boas práticas e definindo um conjunto de recomendações para melhorar o aproveitamento destas ferramentas. No âmbito dos novos paradigmas da ciência aberta, estaremos, assim, a contribuir para a consolidação do conhecimento científico sobre as áreas da Educação, do Cinema e das Redes Sociais.
  • Da tela gigante ao pequeno ecrã das redes sociais: o Plano Nacional de Cinema em tempos de COVID-19
    Publication . Pinto, João; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Soares, Ana Isabel
    Neste texto analisa-se o modo como o Plano Nacional de Cinema utilizou as redes sociais durante o encerramento das escolas, decretado como uma das repostas à pandemia provocada pela COVID-19. Com atividades marcadamente físicas e coletivas, o Plano deparou-se com a impossibilidade de as desenvolver, dado que o espaço escolar se transferiu para o online. Assim, aplicou-se o Meta-modelo de Análise de Publicações nas Redes Sociais, aliando metodologias quantitativas e qualitativas, para mapear as atividades do Plano Nacional de Cinema nas redes sociais durante o período de confinamento. Conclui-se que a web social pode ser um espaço de trabalho profícuo para o Plano Nacional de Cinema, numa virtualização complementar à presença física nas escolas. A web social pode configurar-se como plataforma alargada e interativa, que pelos pequenos ecrãs das redes sociais contribui para envolver os alunos com o cinema e o currículo.
  • O Plano Nacional de Cinema no contexto das redes sociais: uma investigação em curso
    Publication . Pinto, João; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Soares, Ana Isabel
    Este texto apresenta uma investigação em curso que tem por objeto a iniciativa governamental Plano Nacional de Cinema, e por fundamentos enquadradores noções da educação aberta e dos audiovisuais, pensada sob a tríade teórica Educação/Cinema/Redes Sociais. Começamos por expor a relação do cinema com a educação e as redes sociais, no contexto dos estilos de vida digitais da atual sociedade, e a importância de desenvolver/disseminar as literacias dos vários media. Com esta investigação, pretendemos compreender de que modo o Plano Nacional de Cinema tem feito uso das redes sociais digitais online. Procuramos também sistematizar boas práticas e definir um conjunto de recomendações, para que o recurso a tais ferramentas seja o melhor possível. No âmbito dos novos paradigmas da ciência aberta, acreditamos, assim, contribuir para a consolidação do conhecimento científico nas áreas da Educação, do Cinema e das Redes Sociais.
  • Educação, cinema e redes sociais: um olhar a partir do Plano Nacional de Cinema
    Publication . Pinto, João; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Soares, Ana Isabel
    Considerando a relação do cinema com a educação no contexto das redes sociais, o presente texto constitui-se como uma reflexão teórica em torno da tríade Educação/Cinema/Redes Sociais, no contexto de uma investigação doutoral em curso sobre a iniciativa governamental Plano Nacional de Cinema (PNC). A revolução tecnológica fez emergir uma sociedade em rede, em queas pessoas se vêem como cidadãos ativos, construtores de interações e conteúdos, e não apenas como consumidores passivos de uma cultura criada pelos outros. O cinema, enquanto arte audiovisual, sempre assumiu um papel educacional na sociedade, mas encontra agora novas possibilidades e caminhos para intervir, contando com públicos participativos, que, além de recetores, podem ser produtores de conteúdos audiovisuais no seu quotidiano. As novas formas de viver o cinema influenciam as atividades desenvolvidas pelo PNC e reforçam os seus objetivos educacionais. Este texto pretende ser um ponto de partida para o enquadramento teórico de uma investigação que visa compreender de que modo a referida iniciativa governamental tem feito uso das redes sociais digitais online , e contribuir para a consolidação do conhecimento científico sobre as áreas da Educação, do Cinema e das Redes Sociais.