Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 3 of 3
  • Grupos de pesquisa online na formação de professores-pesquisadores: produzindo conhecimento na cibercultura
    Publication . Santos, Rosemary; Santos, Edméa; Couto Junior, Dilton Ribeiro
    Grupos de Pesquisas vinculados a programas de pós-graduação são ambiências formativas singulares e singularizantes para a formação de pesquisadores, principalmente no campo da Educação. Estudar junto, conviver e partilhar saberes no contexto de uma pesquisa institucional, participar de orientações coletivas, mobilizar multiletramentos científicos e organizar a difusão científica das pesquisas são apenas algumas das atividades cotidianas dos grupos de pesquisa. Com a advento da cibercultura, grupos de pesquisa vem atuando online , subvertendo limites e constrangimentos dos encontros face to face . Este artigo é fruto de uma pesquisa- formação na cibercultura que através do dispositivo da conversa online , buscou compreender como se instituem grupos de pesquisa online e como estes engendram suas dinâmicas curriculares. O campo de pesquisa aconteceu no contexto de um importante programa de uma universidade pública no Rio de Janeiro, Brasil. Os praticantes da pesquisa foram professores e estudantes que atuavam online com seus grupos de pesquisa. O repertório teórico-metodológico do estudo procurou bricolar a abordagem multirreferencial com as pesquisas com os cotidianos na cibercultura. O estudo constatou que os atos de ensinar e toda criação curricular passam necessariamente pela preocupação com a formação como experiência social, política, acadêmica e afetiva.
  • Flipped classroom e sala de aula interativa no ensino do inglês língua estrangeira: uma pesquisa-formação na cibercultura no 2º ciclo do ensino básico
    Publication . Oliveira, Eunice; Santos, Edméa; Morgado, Lina
    O presente texto resulta da investigação realizada no âmbito do Mestrado em Pedagogia do e-learning. A metodologia de investigação pesquisa-formação na cibercultura permitiu-nos ser simultaneamente investigadores e professores. Procurámos responder à questão: pode a metodologia Flipped Classroom, aliada à Sala de Aula Interativa, potenciar a aprendizagem Inglês Língua Estrangeira no sexto ano do segundo ciclo do ensino básico? Para tal, desenvolvemos o dispositivo Flipped Mobile English Learning que combinou espaçostempos além dos convencionais, recursos educacionais diversificados e também uma sala de aula online na aplicação Edmodo. Através da análise dos dados da investigação emergiram as noções subsunçoras mediação pedagógica online, aprendizagem colaborativa, avaliação formativa e autorregulação das aprendizagens que se entrelaçaram e contribuíram para uma aprendizagem efetiva e interativa. Verificámos que não só desenvolvemos as competências comunicativa, intercultural e estratégica na aprendizagem do Inglês Língua Estrangeira como também possibilitámos o desenvolvimento do espírito crítico, da autonomia e até da autoria, competências necessárias ao perfil dos alunos do século XXI.
  • Flipped classroom na APP Edmodo: uma pesquisa-formação na cibercultura
    Publication . Oliveira, Eunice; Santos, Edméa; Morgado, Lina
    Este artigo tem como objetivo apresentar um dispositivo de pesquisa-formação na cibercultura, no contexto de uma investigação de Mestrado em Pedagogia do e-Learning na UAb-PT. O dispositivo metodológico procurou materializar uma sala de aula para o ensino de Inglês Língua Estrangeira (ILE), numa classe de educação básica em Portugal. A metodologia de trabalho partiu da bricolagem da metodologia Flipped Classroom (FC) com a “Sala de Aula Interativa” (Silva), utilizando o aplicativo (APP) Edmodo. Desenvolvemos o dispositivo Flipped Mobile English Learning que, no seu desenho didático, que congregou momentos de aprendizagem presencial com momentos de aprendizagem online.