Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

Santos, Maria Joana de Almeida Vieira

Search Results

Now showing 1 - 5 of 5
  • Da introdução ao resumo/abstract: o surgimento de um género híbrido nas atas da Associação Portuguesa de Linguística
    Publication . Silva, Paulo Nunes da; Santos, Joana Vieira
    The aim of the paper is to retrace the emergence of the academic genre Abstract through the analysis of the “Associação Portuguesa de Linguística” Proceedings (2001–2010). Following the framework of the “Interactionnisme Sociodiscursif” (Bronckart, 1996), the main assumptions are: (i) genre properties are unfolded through texts; and (ii) within a given period, texts belonging to different genres may share linguistic, social and illocutionary properties until a self-sustained genre emerges (Adam, 2001; Maingueneau, 1998). The analysis took into account the abstract dimension of genres, and the empirical dimension of texts within a 3-level model that includes genre parameters, mechanisms of textual realization and genre markers (Coutinho & Miranda 2009). Data shows that the Abstract shares properties with the Introduction of the paper it summarizes. Its emergence as an independent genre thus points to intertextual origins.
  • Discurso, texto e género: abordagens díspares ou complementares?
    Publication . Santos, Joana Vieira; Silva, Paulo Nunes da
    O artigo discute a possibilidade de construir um modelo compósito para análise de géneros em Estudos do Discurso. Compara o conceito de género no Interacionismo Sociodiscursivo (ISD, Bronckart, 1997), na Linguística Sistémico-Funcional (Rose e Martin, 2012) e na Linguística Textual (Adam, 2008), sublinhando divergências e abordagens comuns. O modelo inclui contributos do Discurso Académico em Inglês, como os movimentos e passos da fórmula Create a Research Space (Swales, 1990, 2004), tal como adaptados por Bunton (2002) às introduções de teses de doutoramento; pacotes lexicais (Biber, 2005) e mecanismos de realização textual (Coutinho e Miranda, 2009). Este modelo é aplicado à análise de textos retirados do género incluído introdução em 60 artigos científicos publicados entre 2013 e 2022. Independentemente da área disciplinar, emergem padrões de pacotes lexicais no plano composicional do texto, uma preferência por ligações lógicas de oposição num esquema problema-solução e opções por adjetivos persuasivos para caracterizar a pesquisa. Estes resultados sugerem haver vantagens em combinar conceitos de enquadramentos distintos na análise dos géneros textuais.
  • Contributos para a caracterização do género académico ‘Resposta de Desenvolvimento’
    Publication . Silva, Paulo Nunes da; Santos, Joana Vieira
    Uma vez que caracterizar os géneros do discurso académico permite identificar os processos de construção dos textos que os integram, permitirá também melhorar a proficiência dos estudantes do ensino superior. A este respeito, Parodi (2009), evidenciou não só a maior ou menor diversidade de géneros das leituras aconselhadas em diferentes cursos, como também a conveniência de basear as reflexões sobre os géneros em corpora extensos e adequadamente ricos. Numa linha complementar, propomo-nos contribuir para a reflexão teórica sobre géneros do discurso académico, sob a perspetiva das práticas de escrita na universidade. Analisámos um corpus de 179 textos (de 500 a 1000 palavras), pertencentes ao género resposta de desenvolvimento, obtidos em exames de Ciências Humanas. Tendo selecionado respostas com sequências de tipo argumentativo, identificámos os parâmetros mais relevantes segundo os níveis textuais propostos por Adam (2001) – semântico, enunciativo-pragmático, composicional e estilístico-fraseológico: a) nível semântico – conteúdos adequados à área de estudo em causa, seleção de argumentos pertinentes, explicitação de tese; b) nível enunciativo-pragmático – marcas de contexto socioprofissional e das condições de produção; c) nível composicional – sequências argumentativas, estruturação em partes funcionalmente distintas; d) nível estilístico-fraseológico – léxico especializado, conetores discursivos, citações. Estes parâmetros caracterizam os textos do género resposta de desenvolvimento, e permitem delimitá-lo relativamente a outras classes, o que contribuirá para o conhecimento do discurso académico, e, por outro lado, para a implementação de melhores práticas de produção escrita no ensino superior.
  • Dinâmicas de género e de texto: entre plano convencional e plano ocasional nas teses de doutoramento da Universidade de Coimbra
    Publication . Santos, Joana Vieira; Silva, Paulo Nunes da
    Using data from 130 texts of the“Estudo Geral da Universidade de Coimbra” (2003–2012), this paper proposes an adaptation of current PhD theses’ typologies (Swales, 2004; Hyland, 2009). Following the framework of the “Interactionnisme Sociodiscursif” (Bronckart, 1996), it is assumed that discursive practices reflect social choices of disciplinary areas and academic communities. Compositional properties from indexes and introductions were analyzed according to their status as genre parameters, mechanisms of textual realization or genre markers (Coutinho e Miranda, 2009). According to our data, there are four types of PhD plans: IMRDC (16%), anthology (33%), topic-based (32%) and mixed (19%). Conventional IMRDC and anthology plans prevail in technological or experimental research areas, whereas occasional adaptations of topic-based or mixed plans prevail in Humanities and Social Sciences.
  • Issues of textual hybridity in a major academic genre: PhD dissertations vs. research articles
    Publication . Santos, Joana Vieira; Silva, Paulo Nunes da
    O trabalho apresenta as propriedades partilhadas pelos planos de texto de teses de doutoramento e de artigos científicos. A análise combina conceitos do Interacionismo Sociodiscursivo (Bronckart, 1996) e da Teoria do Texto – parâmetro de género, mecanismo de realização textual e marcador de género (Coutinho e Miranda 2009). No corpus de 130 teses da Universidade de Coimbra (2003-2012) foram identificados quatro tipos de planos de texto: estruturação por tópicos, IMRDC, (Introdução–Metodologia–Resultados–Discussão–Conclusão), antológico e misto (Swales, 2004; Santos e Silva, aceite). Os textos evidenciam dois tipos de hibridismo: mistura e encaixe de géneros (Mäntynen & Shore, 2014). As teses de ciências sociais e humanas partilham a estruturação por tópicos com os artigos dessas áreas disciplinares. Nas teses de ciências de base experimental predominam planos IMRDC (idênticos aos dos artigos dessas áreas) e antológicos (que incluem os artigos já publicados/submetidos), evidenciando-se no segundo caso uma dupla relação de hibridismo. Consequentemente, questiona-se a delimitação entre os dois géneros, e conclui-se que os objetivos, o contexto institucional, a extensão e a etiquetagem metatextual poderão ser os únicos critérios distintivos entre a tese e o artigo científico.