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Santos, Maria Joana de Almeida Vieira

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  • Do saber ao poder: estruturas retóricas e planos de texto nas introduções de teses de doutoramento
    Publication . Silva, Paulo Nunes da; Santos, Joana Vieira
    A estrutura retórica dos textos é um lugar privilegiado de cruzamentos entre discurso e poder, especialmente se ancorada na autoridade do conhecimento científico. Os textos académicos, veículos desse conhecimento e exemplares de géneros com pendor argumentativo, são, assim, construções discursivas do saber nas quais se intersectam vetores de poder. Neste aspeto, a introdução, género incluído de géneros maiores (RASTIER, 1989), é um texto académico decisivo pela posição de abertura, que lhe confere carácter programático de criação do espaço de investigação. Também explana os conteúdos e o plano de texto (ADAM, 2002), legitima a pesquisa, demonstra inovação e projeta a autoridade científica do autor perante uma comunidade de pares (SWALES, 2011). Dentro destes pressupostos, uma análise contrastiva das Introduções de dez teses de doutoramento em Ciências e dez em Ciências Sociais e Humanas/Humanidades da Universidade de Coimbra (2003-2012) mostra assimetria no que toca aos movimentos retóricos de delimitação da área e nicho da investigação (BUNTON, 2002), e semelhança em padrões de articulação de passos (acoplagem, interrupção e entrelaçamento). Tanto assimetria como semelhança resultam da seleção estratégica de componentes distintas do saber para a construção da autoridade científica, o que valida e reconfigura práticas sociodiscursivas específicas destas áreas disciplinares (BRONCKART, 1996).
  • Entre texto, género e discurso: um projeto de investigação no universo académico português
    Publication . Silva, Paulo Nunes da; Santos, Joana Vieira
    The aim of this paper is to present an ongoing research project on aca- demic genres. Following the framework of the “Interactionnisme Sociodiscursif” (Bronckart, 1996) and Text Linguistics contributions (Adam, 2001, 2008), the analysis relies on genre parameters, mechanisms of textual realization and genre markers (Coutinho & Miranda, 2009). Data from corpora are selected and organ- ized according to Adam’s genre criteria: enunciation (author’s stance and voice), pragmatic goals, compositional structure (text plan, sequence types); semantics (contents); stylistics (lexical selection and sentence structures); metatextual, peri- textual and material features (self-references, textual boundaries, formatting and editing devices). PhD dissertations, Master theses and abstracts are similar to already reported models (Swales, 2004; Hyland 2009; Martín-Martín, 2005 i.a.), but genre criteria show a wide variety of adjustments according to disci- plinary areas, institutional restrictions, individual choices and language con- straints. Evidence points to a Portuguese adaptation of international genres and to a dynamic discourse that may well reflect a changing paradigm in knowledge dissemination.
  • Issues of textual hybridity in a major academic genre: PhD dissertations vs. research articles
    Publication . Santos, Joana Vieira; Silva, Paulo Nunes da
    O trabalho apresenta as propriedades partilhadas pelos planos de texto de teses de doutoramento e de artigos científicos. A análise combina conceitos do Interacionismo Sociodiscursivo (Bronckart, 1996) e da Teoria do Texto – parâmetro de género, mecanismo de realização textual e marcador de género (Coutinho e Miranda 2009). No corpus de 130 teses da Universidade de Coimbra (2003-2012) foram identificados quatro tipos de planos de texto: estruturação por tópicos, IMRDC, (Introdução–Metodologia–Resultados–Discussão–Conclusão), antológico e misto (Swales, 2004; Santos e Silva, aceite). Os textos evidenciam dois tipos de hibridismo: mistura e encaixe de géneros (Mäntynen & Shore, 2014). As teses de ciências sociais e humanas partilham a estruturação por tópicos com os artigos dessas áreas disciplinares. Nas teses de ciências de base experimental predominam planos IMRDC (idênticos aos dos artigos dessas áreas) e antológicos (que incluem os artigos já publicados/submetidos), evidenciando-se no segundo caso uma dupla relação de hibridismo. Consequentemente, questiona-se a delimitação entre os dois géneros, e conclui-se que os objetivos, o contexto institucional, a extensão e a etiquetagem metatextual poderão ser os únicos critérios distintivos entre a tese e o artigo científico.
  • Itinerários da escrita académica no ensino superior: um projeto de investigação aplicada sobre textos e géneros
    Publication . Silva, Paulo Nunes da; Santos, Joana Vieira; Sitoe, Marta Zefanias
    Embora múltiplos géneros do discurso académico tenham sido investigados a partir dos textos (Swales 1990, 2004; Bazerman et al. 2005; Bennett 2011; Rose e Martin 2012), em Portugal, a pesquisa aplica-se sobretudo à literacia académica, entendida por vezes restritivamente como o conjunto de procedimentos inerentes à elaboração de trabalhos académicos (Madeira e Abreu 2004; Oliveira 2018; Correia e Mesquita, 2012). Estudos sobre como se comunica ciência em português são escassos (Bennett 2011, 2014; Carvalho 2008; Barbeiro, Pereira e Brandão 2015; Duarte e Pinto 2015), pelo que se justifica o mapeamento sistemático dos géneros académicos, bem como a elaboração de materiais que promovam a melhoria das competências exigidas a estudantes e investigadores. O presente artigo, que descreve um projeto de investigação sobre géneros académicos justificando as suas potenciais aplicações na formação terciária, explicita os géneros textuais estudados, os objetivos científicos e pedagógicos do seu mapeamento, o enquadramento teórico compósito, ancorado no Interacionismo Sociodiscursivo, as metodologias, os resultados a diferentes géneros, a recolha e disponibilização de corpora e as futuras linhas de pesquisa. Entre as principais conclusões avulta a hipótese de que estará em curso um processo de estandardização na escrita académica em Portugal, por influência de modelos internacionais, bem como a necessidade de elaboração de materiais específicos para o ensino-aprendizagem da comunicação em contexto académico.