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- Do saber ao poder: estruturas retóricas e planos de texto nas introduções de teses de doutoramentoPublication . Silva, Paulo Nunes da; Santos, Joana VieiraA estrutura retórica dos textos é um lugar privilegiado de cruzamentos entre discurso e poder, especialmente se ancorada na autoridade do conhecimento científico. Os textos académicos, veículos desse conhecimento e exemplares de géneros com pendor argumentativo, são, assim, construções discursivas do saber nas quais se intersectam vetores de poder. Neste aspeto, a introdução, género incluído de géneros maiores (RASTIER, 1989), é um texto académico decisivo pela posição de abertura, que lhe confere carácter programático de criação do espaço de investigação. Também explana os conteúdos e o plano de texto (ADAM, 2002), legitima a pesquisa, demonstra inovação e projeta a autoridade científica do autor perante uma comunidade de pares (SWALES, 2011). Dentro destes pressupostos, uma análise contrastiva das Introduções de dez teses de doutoramento em Ciências e dez em Ciências Sociais e Humanas/Humanidades da Universidade de Coimbra (2003-2012) mostra assimetria no que toca aos movimentos retóricos de delimitação da área e nicho da investigação (BUNTON, 2002), e semelhança em padrões de articulação de passos (acoplagem, interrupção e entrelaçamento). Tanto assimetria como semelhança resultam da seleção estratégica de componentes distintas do saber para a construção da autoridade científica, o que valida e reconfigura práticas sociodiscursivas específicas destas áreas disciplinares (BRONCKART, 1996).
- Entre texto, género e discurso: um projeto de investigação no universo académico portuguêsPublication . Silva, Paulo Nunes da; Santos, Joana VieiraThe aim of this paper is to present an ongoing research project on aca- demic genres. Following the framework of the “Interactionnisme Sociodiscursif” (Bronckart, 1996) and Text Linguistics contributions (Adam, 2001, 2008), the analysis relies on genre parameters, mechanisms of textual realization and genre markers (Coutinho & Miranda, 2009). Data from corpora are selected and organ- ized according to Adam’s genre criteria: enunciation (author’s stance and voice), pragmatic goals, compositional structure (text plan, sequence types); semantics (contents); stylistics (lexical selection and sentence structures); metatextual, peri- textual and material features (self-references, textual boundaries, formatting and editing devices). PhD dissertations, Master theses and abstracts are similar to already reported models (Swales, 2004; Hyland 2009; Martín-Martín, 2005 i.a.), but genre criteria show a wide variety of adjustments according to disci- plinary areas, institutional restrictions, individual choices and language con- straints. Evidence points to a Portuguese adaptation of international genres and to a dynamic discourse that may well reflect a changing paradigm in knowledge dissemination.
- Itinerários da escrita académica no ensino superior: um projeto de investigação aplicada sobre textos e génerosPublication . Silva, Paulo Nunes da; Santos, Joana Vieira; Sitoe, Marta ZefaniasEmbora múltiplos géneros do discurso académico tenham sido investigados a partir dos textos (Swales 1990, 2004; Bazerman et al. 2005; Bennett 2011; Rose e Martin 2012), em Portugal, a pesquisa aplica-se sobretudo à literacia académica, entendida por vezes restritivamente como o conjunto de procedimentos inerentes à elaboração de trabalhos académicos (Madeira e Abreu 2004; Oliveira 2018; Correia e Mesquita, 2012). Estudos sobre como se comunica ciência em português são escassos (Bennett 2011, 2014; Carvalho 2008; Barbeiro, Pereira e Brandão 2015; Duarte e Pinto 2015), pelo que se justifica o mapeamento sistemático dos géneros académicos, bem como a elaboração de materiais que promovam a melhoria das competências exigidas a estudantes e investigadores. O presente artigo, que descreve um projeto de investigação sobre géneros académicos justificando as suas potenciais aplicações na formação terciária, explicita os géneros textuais estudados, os objetivos científicos e pedagógicos do seu mapeamento, o enquadramento teórico compósito, ancorado no Interacionismo Sociodiscursivo, as metodologias, os resultados a diferentes géneros, a recolha e disponibilização de corpora e as futuras linhas de pesquisa. Entre as principais conclusões avulta a hipótese de que estará em curso um processo de estandardização na escrita académica em Portugal, por influência de modelos internacionais, bem como a necessidade de elaboração de materiais específicos para o ensino-aprendizagem da comunicação em contexto académico.
- Polifonia na voz autoral: resumo e agradecimentos na tese de doutoramentoPublication . Silva, Paulo Nunes da; Santos, Joana VieiraO trabalho apresenta uma análise contrastiva do parâmetro voz autoral em 100 resumos e 100 agradecimentos, textos dos géneros incluídos e contíguos em teses de doutoramento da Universidade de Coimbra. Procurou-se identificar os mecanismos e as componentes que sustentam a voz autoral (Coutinho & Miranda, 2009; Adam, 2008), nas dimensões individual / coletiva e dialogal (Matsuda & Tardy, 2007; Tardy, 2012), relacionando-os com as práticas sociodiscursivas das diferentes comunidades (Hyland, 2003, Hyland & Tse, 2004). A análise privilegiou as entidades a quem se dirigem os textos de ambos os géneros e os motivos subjacentes à sua elaboração. Os resultados apontam para uma voz autoral polifónica (Bakhtin, 1986). No resumo, dirigido a uma comunidade profissional e académica, os autores seguem padrões textuais não marcados, de tipo coletivo, que também se encontram em outros géneros maiores, como a própria tese. A voz autoral adquire uma dimensão social, patente no uso de formas impessoais e de léxico especializado. Nos agradecimentos, os autores dirigem-se a pelo menos duas comunidades distintas: profissional e pessoal. Podem então identificar os destinatários através do uso de vozes diferentes, o que origina adaptação de modelos textuais através de mecanismos marcados e não marcados, como a oscilação entre formas impessoais e pessoais, os sentidos explícitos e implícitos, os usos especiais da pontuação e o humor. Esta pluralidade de vozes ou polifonia está presente tanto entre resumos e agradecimentos como no interior dos próprios agradecimentos, assinalando sempre a diferença entre as comunidades a quem se destinam os segmentos textuais. A polifonia constitui, portanto, um efeito da dimensão dialogal de ambos os géneros e confirma a importância da voz autoral enquanto parâmetro de género.