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- Macroeconomia: inflação e desempregoPublication . Bernardo, Maria do Rosário MatosMaterial para apoio aos estudantes da UC Macroeconomia (61024) da Universidade Aberta. Tema: Inflação e desemprego.
- Macroeconomia : o modelo IS-LM ou modelo a preços constantes : exercíciosPublication . Bernardo, Maria do Rosário MatosMaterial para apoio aos estudantes da UC Macroeconomia (61024) da Universidade Aberta Tema: Exercícios do modelo IS-LM
- Uma experiência de ensino de macroeconomia em e-learning: como utilizar a ferramenta quiz da plataforma MoodlePublication . Bernardo, Maria do Rosário MatosO processo de ensino/aprendizagem da Macroeconomia, na modalidade de ensino a distância, tem associado um conjunto de dificuldades que nem sempre são fáceis de ultrapassar. O perfil do estudante, normalmente trabalhador-estudante, com pouca disponibilidade de tempo, que esteve alguns anos afastado do ensino, associado á complexidade da disciplina de Macroeconomia, que conjuga conceitos teóricos com modelos económicos, com forte componente matemática, resulta muitas vezes em taxas consideravelmente altas de abandono, insucesso e desmotivação. O objetivo é discutir algumas das dificuldades sentidas no ensino da unidade curricular Macroeconomia, no âmbito da licenciatura em Gestão da Universidade Aberta, e relatar os resultados da experiência de utilização da ferramenta “Quiz” da plataforma Moodle na avaliação formativa desta unidade curricular. A ferramenta “Quiz”, disponível na plataforma Moodle, permite elaborar diversos tipos de testes automáticos, conjugando também diversos tipos de questões, destinados a avaliação formativa, ou mesmo sumativa, que permitem ao estudante ter um feedback imediato relativamente ao seu desempenho e ao mesmo tempo dar indicações precisas dos conteúdos que devem estudar ou rever para melhorar o seu desempenho. Na unidade curricular Macroeconomia foram aplicados testes com questões de escolha múltipla, aplicáveis a todos os conteúdos programáticos, e testes de cálculo de valores, aplicáveis ao estudo dos modelos macroeconómicos. Os testes foram aplicados para fins formativos e resultaram num aumento de motivação e envolvimento dos estudantes na unidade curricular. Além disso, motivaram o desenvolvimento e proposta, por parte dos estudantes, de questões associadas ao feedback automático que recebiam, conseguindo transpor os conhecimentos em avaliação para outros aspetos, e exercícios, relacionados com os conteúdos programáticos.
- O impacto dos sistemas e tecnologias de informação no turismo em espaço rural na região do AlgarvePublication . Pego, Ana; Bernardo, Maria do Rosário MatosO presente artigo tem como objeto os resultados dum estudo que teve por objetivo a investigação do uso dos sistemas e tecnologias de informação (STI) no turismo em espaço rural (TER) na região do Algarve. Os resultados foram obtidos através de um questionário eletrónico, direcionado a proprietários e/ou gestores de 51 unidades TER, no qual se procurou identificar o impacto dos STI nas variáveis: tomada de decisão; satisfação dos gestores quanto ao uso dos STI; qualidade do serviço de reservas de quarto; e resultados financeiros. O estudo permitiu concluir que, de uma forma geral, a utilização dos STI são uma componente importante na gestão das unidades TER e têm impactos positivos na identificação de problemas e minimização do seu tempo de resolução; na confiança depositada no sistema e linguagem utilizada no computador; na qualidade das reservas de quartos; e nos resultados financeiros por via da inovação em tecnologia e existência de rede na organização.
- Validation of e-government information delivery attributes: the adoption of the focus group methodPublication . Monteiro, José Augusto de Araújo; Bernardo, Maria do Rosário Matos; Ferreira, Mafalda; Rocha, TâniaIn democratic countries, government websites became an important channel for interaction with the public administration in the last few years. Nevertheless, several issues have an impact on the way users access to content and information. Lack of accessibility and usability or, in the broad sense, lack of concern with user needs, can still be found in many government websites. To address the problem, a previous literature review on e-government information delivery attributes was performed. Based on this review, a large set of attributes related to quality was obtained to evaluate these dimensions in the context of e-government. The purpose of this study is to better understand which of these attributes are the most valued, in the users’ perspective, for evaluating content delivered by government websites. A qualitative approach was adopted, using Focus Group interviews as a strategy to obtain data and Thematic Analysis to analyze such data. The main results highlighted the attributes related to content delivery, interaction, and emotional aspects. User Experience, accessibility, and usability were prioritized by Focus Group participants.
- The smart city governance: from e-government to smart governancePublication . Bernardo, Maria do Rosário MatosExcerto do artigo Smart City Governance: From E-Government to Smart Governance, para apoio a estudantes do doutoramento em Ciência e Tecnologia Web (DW): UC: Formação Avançada em Sistemas e Tecnologias de Informação Módulo: Tópicos de Tecnologia Web na Administração Pública
- Adopção de sistemas empresariais e de plataformas electrónicas de contratação no sector público portuguêsPublication . Negas, Mário Carrilho; Bernardo, Maria do Rosário MatosA implementação de sistemas de ERP (EnterpriseResourcePlanning) e CRM (Customer Relationship Management), assim como a utilização de Plataformas Electrónicas de Contratação, são algumas das acções de modernização da Administração Pública portuguesa para dar cumprimento às directivas da União Europeia, que visam incentivar o progresso cientifico e tecnológico e a implementação cada vez mais efectiva do eGovernement nos seus estados membros. É neste contexto que nos propomos estudar o impacto dos sistemas ERP/CRM e Plataformas Electrónicas de Contratação em termos de eficiência e eficácia do sector público português, com a identificação das melhores práticas de adopção e implementação destes sistemas, e o seu nível de aplicação. A metodologia de investigação a adoptar combina duas abordagens, qualitativa e quantitativa, para alcançar de forma mais adequada os objectivos de investigação.
- Matriz Ansoff: explicaçãoPublication . Bernardo, Maria do Rosário MatosRecurso de apoio aos estudantes de Princípios de Gestão da Universidade Aberta. Explicação da Matriz Ansoff.
- Macroeconomia : revisões de derivadas para aplicação no cálculo de multiplicadoresPublication . Bernardo, Maria do Rosário MatosTexto com explicação e exercícios de derivadas para apoio aos estudantes da UC Macroeconomia (61024) da Universidade Aberta
- Análise matemática: caderno de apoioPublication . Bernardo, Maria do Rosário Matos