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- Estética têxtil pós-digital: uma reflexão crítica do processo de re-materialização digital de artefactosPublication . Marcos, Adérito; Pereira, SelmaA perspetiva pós-digital da contemporaneidade caracteriza-se por duas linhas fundamentais de pensamento que se entre cruzam e se complementam, ao assumir, por um lado, a inevitabilidade da onipresença da tecnologia computacional digital em todos os aspetos da vida, ou seja, a sua ubiquidade concreta; e por outro lado, constatar a emergência de uma nova materialidade ou rematerialização nas práticas de criação digital na arte e cultura, onde os materiais físicos tangíveis assumem um papel equiparado ao digital enquanto o expandem e o reposicionam em uma estética que se reveste de características próprias diferenciadoras. Neste artigo apresentamos uma reflexão critica sobre processos de rematerialização digital de um conjunto de três artefactos de arte têxtil, procurando convocar para o efeito as teorias do pós-digital, enquanto se propõe e discute uma instanciação definidora de uma estética têxtil pós-digital.
- Para uma estética na inter-ligação da moda, da média-arte e do teatroPublication . Carvalho, Acácio de; Pereira, Selma; Marcos, AdéritoNeste artigo os autores visam contribuir para a definição de uma estética resultante da inter-relação entre a Moda, a Média-Arte e o Teatro. A inter-relação destas três áreas potenciam a geração de narrativas visuais, auditivas e tácteis, capazes de influenciar a forma como o público recebe, perceciona e interage com os objetos artísticos daí resultantes. Tendo como base de reflexão o conceito de pós-digital propomos uma definição de estética que, valorizando o conceito e a crítica através da arte, seja também o reflexo da contemporaneidade, e de fazer, e, sobretudo, de pensar a Média-Arte Digital.
- A performance académica como ritual de criação e ativismo na era pós-digitalPublication . Pérez, Pilar; Pereira, Selma; Marcos, AdéritoPerformance-ritual as a form of unconventional action, spontaneous and immediately directed to an audience inserted in a given scientific, artistic, or cultural event, has been adopted as a vehicle for artistic intervention and social criticism taking the university as the platform for creativity, freedom, and questioning of the normal-hegemonic and power structures.In this article, we approach five performative interventions carried out between the years 2008 and 2010, in the path of the so-called “academic performance,” which took place in Japan, Spain, Portugal, and Cape Verde, where the ritualism and the dynamics of power were reflected and questioned, their meaning and exercise, in the university space, as well as the gradual hegemony of the university reform project known as the Bologna model.In the article, we analyze each of these performances from the symbolic, iconographic, pointing to the space of post-digital creation.
- No interior do bordado: a rematerialização do bordado numa vertente pós-digitalPublication . Pereira, Selma; Marcos, AdéritoA instalação artística toma como ponto de partida o Bordado de Castelo Branco e a tecnologia têxtil envolvida, materializamos os motivos do desenho e desconstruímos o tecido como se o tecido que estava a ser bordado explodisse da tela, expandindo-se pelo espaço expositivo. O Bordado de Castelo Branco é tradicional da região da Beira Baixa, no interior de Portugal, e considera-se que seja fruto do encontro das culturas entre o Ocidente e o Oriente, com forte influência europeia. Os motivos do desenho deste Bordado resultam da convergência do desenho e das gravuras que se faziam na Europa nos séculos XVII e XVIII, na azulejaria portuguesa, nos têxteis indianos e na porcelana chinesa.
- A moda na era pós-digitalPublication . Pereira, Selma; Marcos, AdéritoO fenómeno moda surgiu intimamente ligado à modernidade, à cultura das massas, ao cinema. A moda abraçou a evolução tecnológica da era digital e difundiu-se pela multiplicidade de ecrãs. Com o capitalismo estético, enunciado por Gilles Lipovetsky, a moda hibridizou-se com outras áreas artísticas e de consumo. A lógica de produção de moda, assente nos conceitos do novo, do efémero e da sedução, apoderou-se e remodelou outros campos da sociedade contemporânea. O surgimento de artefactos de moda no panorama da arte contemporânea floresce com a estética pós-digital, ou seja aquela que se propõe para lá do domínio ou mesmo da subjugação ao digital. Estes artefactos questionam e obrigam a repensar a forma como a moda é exposta em galerias/museus, o seu lugar enquanto objeto artístico e a interação entre este e o público. São objetos de desejo que se transformam em agentes indutores de pensamento crítico. A investigação tem como ponto de partida os artefactos de moda pós-digitais, sendo nosso objetivo investigar a convergência da moda com a média-arte digital, numa perspetiva pós-digital, enquanto forma de crítica social e de expressão patrimonial, através da análise, interpretação e criação de artefactos/instalações. Com esta tese conseguimos demonstrar que a moda tem vindo a “evoluir” do digital para o pós-digital, e que neste último domínio acentuou as dimensões de criação de desejo e de consciência crítica, assim como em alguns casos recuperou a dimensão de expressão patrimonial. No decorrer desta tese foram criadas seis artefactos/instalações, publicados vários artigos em fóruns científicos e apresentadas comunicações.
- Post-digital fashion: the evolution and creation cyclePublication . Pereira, Selma; Marcos, AdéritoIn the face of the Covid-19 pandemic, the fashion industry was surprised and quickly had to adapt to digital media. However, the relationship between fashion and the multiplicity of screens is not new. Fashion emerged and took its first steps with Cinema, in Modernity. Although there are times when these two systems are further apart from each other, the alliance survived. To analyse contemporaneity, we take as main reference the studies of Gilles Lipovetsky, and his reflections on aesthetic capitalism. The fashion system has many Western fields of life, including art and technology. In this article we discuss how this relationship of fashion adapts and develops with aesthetic capitalism and post-digital art while we analyse representative artefacts from/about fashion. We propose to put the recent digital fashion artefacts in dialogue with post-digital aesthetics theories, discussing the blurred boundaries between the digital and the post-digital, and proposing the instantiation of a post-digital creation cycle applied to fashion artefacts.