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- O papel da biblioteca escolar para o sucesso do aluno: estudo de caso na escola secundária de TetePublication . Sabonete, Narcisa Cardoso; Bastos, GlóriaO estudo realizado foca-se na análise do papel da Biblioteca Escolar no sucesso escolar dos alunos, em especial em contextos marcados pela dificuldade no acesso à informação. Considerando que a biblioteca escolar é uma estrutura de apoio educativo e não um simples depósito de livros e materiais de consulta utilizados pela comunidade escolar, interessava-nos perceber como é que a biblioteca escolar é encarada pela comunidade escolar e como é que a biblioteca é usada e dinamizada. O estudo empírico foi realizado na Escola Secundária de Tete, baseado num estudo de caráter misto, apoiado na observação e na aplicação de um questionário e de entrevistas. Foram envolvidos no estudo vários elementos da comunidade escolar: alunos, professores, bibliotecário e direção da escola. A partir da análise dos dados recolhidos, verificámos a existência de um conjunto de problema, em especial a falta de recursos de apoio ao ensino e à aprendizagem, que dificultam que a biblioteca escolar cumpra plenamente a sua função.
- Post-digital fashion: the evolution and creation cyclePublication . Pereira, Selma; Marcos, AdéritoIn the face of the Covid-19 pandemic, the fashion industry was surprised and quickly had to adapt to digital media. However, the relationship between fashion and the multiplicity of screens is not new. Fashion emerged and took its first steps with Cinema, in Modernity. Although there are times when these two systems are further apart from each other, the alliance survived. To analyse contemporaneity, we take as main reference the studies of Gilles Lipovetsky, and his reflections on aesthetic capitalism. The fashion system has many Western fields of life, including art and technology. In this article we discuss how this relationship of fashion adapts and develops with aesthetic capitalism and post-digital art while we analyse representative artefacts from/about fashion. We propose to put the recent digital fashion artefacts in dialogue with post-digital aesthetics theories, discussing the blurred boundaries between the digital and the post-digital, and proposing the instantiation of a post-digital creation cycle applied to fashion artefacts.
- Projeto de desenvolvimento de um curso online sobre cidadania na era digitalPublication . Almeida, Paulo César Rodrigues de; Mendes, António QuintasNuma sociedade cada vez mais integrada com as vivências online, principalmente os jovens. Cada vez mais, as vivências sociais dos jovens são através das redes, partilhando indiscriminadamente conteúdos por vezes problemáticos. É a minha convicção que temos que preparar os docentes para lidarem com o “fallout” dessa situação. Com uma classe profissional envelhecida, relutante em utilizar ou compreender as novas tecnologias, torna-se necessário formá-los nesta nova realidade. Realçando que a temática da educação para os media está cada vez mais presente no trabalho docente. Utilizando os conhecimentos adquiridos no mestrado em Pedagogia do E-learning, criei um curso de formação de professores abordando esta problemática. Baseio o curso no trabalho efectuado por Danah Boyd, no livro: “É complicado, As vidas sociais dos adolescentes em rede”, que oferece uma perspectiva não só dos adolescentes como das dificuldades dos adultos em lidarem com esta nova vivência. Com o evoluir constante das interacções em rede, abordo estas problemáticas com os docentes e uso estratégias que os levarão a confrontar e lidar com essa situação no seu próprio contexto educativo, criando novas conclusões e possivelmente o surgimento de novas problemáticas que podem surgir.