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Gaspar, Maria Ivone

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  • Duas metodologias de ensino em educação a distância online
    Publication . Gaspar, Ivone
    No princípio subjacente da indispensabilidade de identificar e aplicar modelos pedagógicos para o ensino e no questionamento do ensino-aprendizagem na modalidade de educação a distância – regime online, procura-se, com este artigo, mostrar a relevância de duas metodologias ao serviço deste regime. Após uma introdução que pretende justificar o artigo dentro da temática da revista, desenvolve-se o conteúdo seguindo três pontos. O primeiro ponto tem por função contextualizar o tema de modo a evidenciar condições que dêem visibilidade às Metodologias seleccionadas. O segundo ponto identifica, caracterizando, as Metodologias em estudo e que se designam por “resolução de problemas” e “foco organizador”. Nele se clarificam, quanto à aplicação de uma ou outra metodologia, alguns dos objectivos de aprendizagem pretendidos, na relação com a tipologia das estratégias a implementar e a natureza das actividades a desenvolver. No terceiro ponto, procura-se traçar uma linha condutora entre as Metodologias analisadas e a educação em regime online.
  • Sistemas educativos : princípios orientadores
    Publication . Gaspar, Ivone
    “Duas razões de natureza diferente determinaram a escolha do título deste artigo “sistemas educativos - princípios orientadores”: o fracasso, constantemente apontado dos sistemas educativos e o envolvimento da homenageada no sistema educativo português, como um dos seus agentes. Pretende-se dar um pequeno contributo para a reflexão sobre uma área cuja importância social aumenta com a pertinência na afirmação de que a Sociedade espelha o Sistema Educativo que possui ou/e o Sistema Educativo é o primeiro responsável pelo figurino de Sociedade que o apresenta. Nesta perspectiva, decidiu-se fazer ressaltar apenas alguns dos indicadores considerados essenciais para a eficiência e a eficácia do Sistema Educativo. Assim, neste artigo discute-se o conceito de sistema educativo, indicam-se alguns princípios orientadores e um conjunto de variáveis estruturantes dos sistemas educativos; exemplificam-se tipologias de sistemas educativos e conclui-se com o sentido perspectivante do sistema educativo, na referência de que a(s) parte(s)pode(m) invalidar o todo.
  • Competências em questão : contributo para a formação de professores
    Publication . Gaspar, Ivone
    A palavra competência aparece, frequentemente, escrita em documentos de natureza variada e é usada, cada vez mais, no discurso oral, sugerindo um significado simples e linear. Umas vezes parece ser redutora no sentido da estruturação de qualquer perfil de formação e ou educação, outras vezes utiliza-se com cautela, procurando distingui-la de outros conceitos que partilha na construção dos mesmos perfis educativos e/ou formativos. Constata-se um sintoma na utilização da palavra competência que a projecta numa perspectiva dicotómica, quanto à caracterização do indivíduo, na oposição entre competente e incompetente. Entretanto, quando se apela à formação dos indivíduos tendo por finalidade o desenvolvimento de competências evidenciam-se as indefinições, multiplicam-se as discussões, crescem as indecisões, alastram as confusões e, por vezes, evidencia-se a ingenuidade (talvez, devido à simplificação de actos que não aguardaram o amadurecimento de atitudes) na geração das sinomias de conceitos; o problema torna-se, então, complexo. Com este artigo pretende-se desenvolver uma curta reflexão sobre o conceito de competência, questionando o seu significado, na procura do estabilizar; depois, confronta-se este conceito com o de conhecimento, transportando, por fim, a questão para os profissionais da docência – os professores. Deixa-se em aberto a discussão e reflexão sobre esta matéria, parecendo útil não se acrescentar qualquer excerto conclusivo. Assim, após uma curta introdução, organiza-se o texto em três pontos: (1) discussão em torno do conceito de competência, (2) confronto entre conhecimento e competência e (3) a competência na formação de professores.
  • Alteridad y emociones en las comunidades virtuales de aprendizaje
    Publication . Aires, Luísa; Teixeira, António; Azevedo, José; Gaspar, Ivone; Silva, Sílvia
    El artículo trata de un conjunto de reflexiones sobre las relaciones interpersonales y las emociones en las comunidades virtuales de aprendizaje. Los referentes teóricos se inspiran en los constructos bajtinianos de alteridad y dialogicidad y se complementan con las perspectivas de Vygotski sobre la construcción social del conocimiento y las emociones. Las relaciones interpersonales en las comunidades virtuales de aprendizaje y, sobretodo, las emociones vivenciadas en estos contextos son estudiadas en el ámbito del análisis de los discursos producidos en los foros de discusión. Los mensajes publicados y discutidos por los estudiantes y los profesores son analizados en el marco de la aplicación de metodologías cualitativas y del análisis de redes sociales. Los resultados preliminares de la investigación enfatizan la idea que, en las dos comunidades de virtuales de aprendizaje estudiadas, las relaciones interpersonales son reguladas por valores compartidos, por las emociones y los conflictos vivenciados. En este sentido, las emociones no han de estudiarse por el impacto que producen sobre el aprendizaje, sino en cuantos elementos integrados en el proceso de aprendizaje.
  • Comunidades virtuais de aprendizagem e identidades no Ensino Superior: o Projecto @prende.com
    Publication . Aires, Luísa; Azevedo, José; Gaspar, Ivone; Teixeira, António
    Este livro marca o termo de um ciclo de pesquisa desenvolvido por um grupo de investigadores que, em torno do projecto “@prende.com – Comunidades,Aprendizagem e Comunicação Online” (POCI/CED/59736/2004), financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, explorou as dinâmicas de comunicação e relação interpessoal, os processos de aprendizagem e seus instrumentos mediadores, no contexto do ensino superior online e presencial. Assumindo-se o princípio de que a educação é uma construção cultural, no projecto “@prende.com”, foram privilegiados os seguintes objectivos: - Analisar dinâmicas identitárias e de aprendizagem em comunidades de aprendizagem online e presenciais e a sua relação com os modos de apropriação de conhecimento, no âmbito do Ensino Universitário Pós-Graduado; - Explorar estratégias e instrumentos de mediação de conhecimento, em contextos de aprendizagem online e presencial; - Desenvolver uma metodologia de análise das relações interpessoais, em âmbitos educativos. Os referenciais teóricos e metodológicos do "@prende.com" organizam-se numa matriz multidisciplinar integradora do pensamento de diferentes autores. O eixo teórico dominante emerge da teoria sociocultural, originalmente proposta por Vygotski (1986) e complementada pela abordagem dialógica da comunicação de Bakhtin (1995). A reinterpretação das obras destes autores levada a efeito por Wertsch (1993), Cole (1996), Ramírez (1995), De Pablos (1995), entre outros, impulsionou o desenvolvimento de um número relevante de investigações no campo educativo (Ramirez, 1995; De Pablos, 1995; De Pablos et al. 1999; Rebollo, 2005). Uma outra via do projecto inspira-se nas concepções de Castells (1996; 2001) e Lévy (1999) sobre sociedade-rede e digital. A complementaridade do pensamento destes autores proporcionou uma abordagem interpretativa dos processos de mediação das aprendizagens e dos percursos identitários dos estudantes no Ensino Superior.O estudo empírico realizado no âmbito do “@prende.com” privilegiou a Comunidade de Aprendizagem enquanto unidade de análise. A partir do estudo comparativo entre grupos de estudantes de Cursos de Mestrado, presenciais e online, exploram-se as dinâmicas comunicativas e relacionais que acompanham as aprendizagens nestes contextos, dando especial relevância às narrativas dos estudantes. A interpretação destas narrativas foi ampliada com a informação recolhida através da aplicação de instrumentos, como o College & University Classroom Environment Inventory – CUCEI (Fraser, 1986; Nair, 1999) e o Inventário de Identidade Psicossocial – (IIP) (Zavalloni, 1973; Zavalloni & Louis-Guerin, 1984; Lopes, 2001). A obra que o leitor tem em mãos apresenta documentos produzidos em diferentes etapas do projecto e organiza-se em duas partes. A primeira parte agrega as comunicações apresentadas nas “I Jornadas Online sobre Comunidades Virtuais de Aprendizagem” organizadas pela equipa de investigadores do “@prende.com” e promovidas na página web do projecto (www.aprende.com.pt). A segunda parte reflecte a evolução do estudo empírico realizado, incorporando três estudos interdependentes e suportados por metodologias diferenciadas. Gostaríamos, ainda, de realçar uma outra vertente que, embora não conste da presente publicação, merece destaque pelo impacto que teve no desenvolvimento do “@prende.com”: a newsletter disponível no site do projecto http://www.aprende.com.pt/gca/?id=156. Nesta newsletter adquirem especial relevância as entrevistas realizadas, por e-mail, a investigadores com um longo percurso universitário que partilham, em espaço aberto, as suas reflexões sobre os desafios que o e-learning coloca à Universidade, aos seus Estudantes e Professores.