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- Ensinar a distância na Universidade de Coimbra: o desenho instrutivo do curso escrita académica em portuguêsPublication . Fonte, MagdaO presente artigo aborda o desenho instrutivo do curso Escrita Académica em Português, enfatizando as estratégias pedagógicas adotadas. Após um breve enquadramento teórico sobre o Conectivismo no contexto do ensino a distância, segue-se uma caracterização sumária do curso. Posteriormente apresenta-se uma análise das estratégias pedagógicas, sistematizada em duas dimensões: a promoção da adaptação dos formandos à modalidade de ensino a distância e o estímulo à construção do conhecimento por parte da comunidade de aprendizagem. O sucesso destas estratégias parece confirmar-se pelos resultados da avaliação da satisfação dos formandos do curso, sendo, desta forma, corroborada uma ligação entre a metodologia utilizada e o grau de satisfação obtido.
- A quality framework for open and distance higher educationPublication . Fonte, Magda; Teixeira, AntónioThe web-based technologies have been gaining great prominence in Higher Education (HE) context, fostering new forms of communication and interaction between teachers, students and institutions. The openness to the world is now a strategic option for Higher Education Institutions (HEI), arising from the need to go beyond borders to attract new audiences and to internationalise. Faced with this reality, HEI should increase focus on the development of Open and Distance Education (ODE), both formal and non-formal.
- Como garantir a qualidade da educação aberta e a distância no ensino superior português: construção de um referencial de avaliaçãoPublication . Fonte, Magda; Teixeira, António; Rodrigo, CovadongaA presente investigação enquadra-se no Doutoramento em Educação, no domínio de especialidade de Educação a Distância e eLearning e procurou desenvolver um referencial de avaliação da qualidade em Educação Aberta e a Distância (EAD) no Ensino Superior (ES) em Portugal. O tema revela-se pertinente perante o contexto atual de transformação do ES e ainda pelo vazio legal relativamente à EAD no ES em Portugal. Seguindo uma abordagem metodológica mista, estruturada a partir do paradigma pragmático, a investigação dividiu-se em duas grandes fases sequenciais: o estudo teórico e o estudo empírico. No estudo teórico, de natureza qualitativa, foram selecionados e analisados modelos de qualidade internacionais, através do método scoping studies, procurando-se identificar dimensões, critérios e indicadores de qualidade. No estudo empírico, de natureza quantitativa e qualitativa, foram recolhidos pontos de vista de especialistas nacionais acerca dessas mesmas dimensões, critérios e indicadores, através do método Delphi. Ainda integrado no estudo empírico, procedeu-se à validação do referencial por inquirição a um grupo de especialistas internacionais. Os resultados da investigação delinearam a versão final do referencial de avaliação da qualidade em EAD no Ensino Superior em Portugal, composto por 31 dimensões, 44 critérios e 131 indicadores, organizadas em torno de 10 áreas: (i) política de garantia da qualidade; (ii) planificação, desenvolvimento e aprovação do curso; (iii) aprendizagem centrada no estudante, ensino e avaliação; (iv) admissão dos estudantes, reconhecimento e certificação; (v) pessoal docente e não docente; (vi) apoio ao estudante; (vii) gestão da informação; (viii) informação pública; (ix) monitorização e melhoria contínua; e (x) garantia externa da qualidade. Com esta investigação pretende-se que as IES nacionais e todas as partes interessadas tenham ao seu dispor um instrumento capaz de as ajudar a delinear um plano de ações de melhoria contínua, permitindo identificar os ajustes necessários, formular juízos e tomar decisões em função dos mesmos.
- A quality framework for open and distance higher educationPublication . Fonte, Magda; Teixeira, AntónioIn view of the absence of a regulatory and normative framework in Portugal, in the context of Open and Distance Education (ODE) in Higher Education (HE), and in view of the emphasis that international guidelines have placed on this domain, it was considered important to create a quality reference framework that supports the Higher Education Institutions (HEI) and all those involved in the creation and monitoring of open and distance courses in HE. The purpose of this paper is to describe the process of creating a quality reference for ODE, carried out within the scope of the PhD in Education at the Open University of Portugal. Here are described the process of identifying and analysing 40 international quality models in the area of ODE, which led to the preliminary version of the framework; and the Delphi study that was carried out with a panel of ODE specialists, in order to validate the preliminary version. The results of the first Round of the Delphi Study are presented and some considerations for the next steps of the research are outlined.