Repository logo
 

Search Results

Now showing 1 - 5 of 5
  • Major events that changed the instrumentalists’ performance
    Publication . Travasso, Rui; Veiga, Pedro Alves da; Gomes, José
    This article proposes to identify aesthetic currents and key events that affected music instrumentalists over the last 100 years - approximately - as well as to characterize new outcomes in music performance. The aesthetical, technical, and compositional evolution of music influenced and changed the traditional conception of the performance – that of a musician taking to the stage using only his instrument, performing an interpretation of a musical score, in a unidirectional relationship with the audience – to a multidisciplinary concept. This generalised evolution, brought new demands to the instrumentalists, who had to adapt and improve, practically autonomously. The increase of multidisciplinarity, fostered creativity, which in turn gave rise to new techniques, both in interpretation and in musical writing. In order to focus the article, it will be centred on traditional musical instruments players, and excludes instrumental music of oral and/or improvised tradition, as well as vocal interpreters.
  • New aspects regarding the instrumentalists' performance
    Publication . Travasso, Rui; Veiga, Pedro Alves da; Gomes, José
    This article proposes to identify the aesthetic currents and key events that influenced music instrumentalists over the last century, as well as to characterize new outcomes in music performance. The aesthetical, technical, and compositional evolution of music impacted and changed the traditional conception of the performance – that of a musician taking to the stage using only his instrument in order to deliver a rendition of a music score – to a multidisciplinary concept. This new concept brought new demands to the instrumentalists, who had to adapt and improve without guidance or tuition. But it also introduced a source of creativity, fostering new techniques both in music interpretation and in writing. This analysis will focus on traditional musical instruments players and excludes instrumental music of oral tradition and/or improvisation, as well as vocal interpreters.
  • Auschwitz do Pós-moderno: ação ou abstenção?
    Publication . Travasso, Rui; Veiga, Pedro Alves da
    Auschwitz do Pós-Moderno é uma instalação cinemática interativa que oferece ao visitante a possibilidade de interagir com vídeo e som, através da deteção da posição relativa do espectador. A instalação foi construída sobre um sistema informático dotado de uma webcam, com código desenvolvido em Processing 3, que controla ainda a reprodução de vídeo e música. A intenção da obra de arte é estimular a reflexão estabelecendo conexões entre a sociedade moderna e os campos de concentração nazis, nomeadamente através da comparação das atrocidades que aconteceram e ainda acontecem nos nossos dias.
  • A influência da média-arte digital no instrumentista e na performance: novos caminhos performativos
    Publication . Travasso, Rui; Veiga, Pedro Alves da; Gomes, José
    O objetivo deste artigo é identificar e discutir a evolução impulsionada pelo uso das tecnologias digitais na performance musical instrumental. Limitamos o foco à performance musical de instrumentos identificados como pertencentes à família orquestral da tradição ocidental, de modo a auferir as repercussões, quer na performance, quer no instrumentista e considerando três aspetos chave da média-arte digital: interatividade, aleatoriedade controlada, e virtualidade. Por um lado, a junção destas duas áreas - média-arte digital e a performance musical instrumental - proporciona a aquisição de caraterísticas digitais aos instrumentos tradicionais e à sua performance, fornecendo novos caminhos interativos e iterativos. Por outro lado, a mesma junção, favorece também um nível de performance único devido ao elevado nível de especialização dos instrumentistas, possibilitando que a obra seja singular e irrepetível. Tudo isto conduz a uma evolução da notação musical, a uma criação de novas técnicas instrumentais e performativas, novos conceitos, uma ampliação multidisciplinar do papel dos instrumentistas e uma evolução na relação da média-arte digital com a música instrumental. No que concerne à estrutura, o artigo realiza primeiramente uma definição sobre ambas as áreas abordadas e posteriormente desenvolve os três aspetos mencionados com a adição da generatividade como aspeto inerente, identificando as diversas formas em como estas características artísticas se vão relacionando e evoluindo, assim como a sua repercussão na performance musical instrumental.
  • Anamorfoses artísticas na música: a mediação transformadora da média-arte digital na perceção do artista e da performance musical
    Publication . Travasso, Rui; Veiga, Pedro Alves da; Gomes, José
    A música e a tecnologia têm experienciado, desde há séculos, uma coabitação e um desenvolvimento mútuo constante na nossa sociedade, o qual tem possibilitado aos músicos instrumentistas, não só a oportunidade de evoluírem os seus instrumentos, como também a sua performance. No que concerne à música em específico, Irving Godt (2005) afirma que não há conhecimento de sociedade alguma que tenha existido, ou que exista, sem música. Tal afirmação espelha bem a importância desta nas sociedades, desempenhando um papel de relevância sobre vários aspetos, sejam eles de cariz artístico, festivo, fúnebre, ou noutros enquadramentos. Na realidade, a música e a tecnologia vivem numa simbiose e com uma dinâmica particular, na qual a tecnologia fornece meios para que a música evolua, mas, por sua vez, a música também vai criando necessidades e fomentando o desenvolvimento tecnológico. Inerentemente a esta evolução conjunta e consoante os espaços temporais em que acontece, o papel dos músicos vai-se alterando espontaneamente por adaptação. É uma destas alterações, num destes timings, que é aqui investigada, nomeadamente a influência que a média-arte digital exerceu/exerce na música, sob o ponto de vista do músico instrumentista erudito de tradição ocidental escrita e, em particular, o ponto de vista do próprio autor enquanto clarinetista. Este, que vinha já observando ampliações nas suas responsabilidades enquanto intérprete - mais propriamente através de adições cénicas, físicas, acústicas, entre outras – viu-as serem aumentadas de forma mais acentuada através da junção com os canais média digitais. Sumariando, o presente documento é o resultado investigativo da forma e das implicações que este desenvolvimento relacional trouxe aos instrumentistas. Para o efeito, foi observada e identificada a performance musical instrumental tradicional, a sua evolução mediante diversos pontos de vista entre os agentes envolvidos, a evolução notacional, a evolução conceptual, a adição tecnológica, entre outros aspetos, tudo isto com o objetivo de identificar e diferenciar influências. Foram também elaborados três artefactos que explorassem ambas as áreas – média-arte digital e música –, aproveitando a formação e experiência profissional do autor enquanto instrumentista e, também, como forma geradora de dados para investigação proposta.