Loading...
20 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 20
- Estilos de uso do espaço virtual: como se aprende e se ensina no virtual?Publication . Barros, Daniela Melaré VieiraAs diretrizes dos estilos de uso do espaço virtual facilitam a compreensão dos questionamentos sobre como se aprende utilizando o virtual do mundo das tecnologias e quais as características e os referenciais que influem diretamente no processo de ensino e aprendizagem. Para a realização desta pesquisa, utilizamos a teoria de estilos de aprendizagem, que analisa a forma de aprendizagem do indivíduo, facilitando a compreensão do potencial de uso das tecnologias para o processo de ensino e aprendizagem. Tendo essa reflexão como eixo de análise, o presente artigo demonstra os resultados da pesquisa desenvolvida, cujo objetivo foi identificar de que forma as pessoas utilizam e aprendem no espaço virtual e quais estilos de aprendizagem podem ser considerados nesse novo espaço. O trabalho utilizou tanto a metodologia qualitativa como a quantitativa, com análises e elaborações estatísticas que facilitaram e comprovaram sua cientificidade. Os resultados destacam características e elementos que facilitam entender como a pedagogia pode construir uma prática pedagógica de ensino e aprendizagem com o espaço virtual.
- Análisis comparativo de los estilos de aprendizaje de diferentes grupos de alumnos de Grado de la Escuela Universitaria de Magisterio, Universidad de Valladolid, Campus de Segovia, EspañaPublication . Guitiérrez Tapias, Mariano; García Cue, José Luis; Barros, Daniela Melaré VieiraEl objetivo de la presente investigación es analizar los diferentes factores que pueden influir en los estilos de aprendizaje en tres grupos diferentes de alumnos que cursan estudios de Grado de Educación Infantil y Grado de Educación Primaria en la Escuela Universitaria de Magisterio Nuestra Sra. De la Fuencisla, Universidad de Valladolid, Campus de Segovia, España. Los resultados obtenidos ayudarán no sólo a conocer los estilos de aprendizaje de dicho alumnado, sino que ofrecerán al profesorado la posibilidad de desarrollar diversas estrategias metodológicas que contribuyan al desarrollo de un aprendizaje más motivante y eficaz por parte del alumnado objeto de estudio. En el documento se escribe un resumen del proyecto y una breve referencia teórica sobre el significado de los estilos de aprendizaje.
- Estilos de aprendizagem e o uso das tecnologiasPublication . Barros, Daniela Melaré Vieira
- Estilos de aprendizagem e permanência no ensino superior a distância: Licenciatura em Educação da Universidade AbertaPublication . Barros, Daniela Melaré Vieira; Seabra, Filipa; Goulão, Fátima; Henriques, Susana; Cardoso, Teresa Margarida LoureiroO estudo apresentado tem como objetivo geral compreender os percursos de persistência dos estudantes do ensino superior a distância, contribuindo para a identificação de fatores relevantes para a sua promoção. Aplicou-se a estudantes da Licenciatura em Educação da Universidade Aberta, Portugal, um inquérito por questionário, que caracteriza entre outros aspetos a dimensão individual dos estudantes permanentes. Os elementos considerados nesta dimensão foram elaborados com base na teoria dos estilos de aprendizagem. Desenvolvemos a vertente dos estilos de aprendizagem no online, a sua importância pedagógica e contribuições para o desenvolvimento de estratégias de ensino e aprendizagem.
- A teoria de los estilos de aprendizaje y el uso de las tecnologías en el proceso educativoPublication . Barros, Daniela Melaré VieiraEste artigo destaca os elementos centrais que definem e caracterizam a teoria de estilos de aprendizagem. O objetivo deste estudo é enfatizar o uso das tecnologias na Educação e a teoria de estilos de aprendizagem como estratégias essenciais para enriquecer o processo educacional.
- Algumas análises sobre as características da aprendizagem com o uso das tecnologiasPublication . Barros, Daniela Melaré Vieira; Amaral, Sergio Ferreira doO presente artigo tem como objetivo apresentar estudos realizados sobre o tema estilos de aprendizagem e sua importância no contexto educativo de uso das tecnologias. Para tanto utilizamos como referencial para o tema as análises de Honey, Alonso e Gallego (2002) e Alonso e Gallego (2000). Esses autores são reconhecidos em âmbito Espanhol como os precursores sobre os estudos sobre a temática estilos de aprendizagem e a elaboração do teste de identificação desses estilos. Para tanto destacamos a teoria e em seguida as análises sobre o seu uso e a importância no contexto educativo das tecnologias.
- Pedagogical features of learning styles in virtual for evaluation of virtual learning environments (VLE)Publication . Barros, Daniela Melaré VieiraA teoria dos estilos de aprendizagem e os estilos de uso do espaço virtual, como potencializam o uso dos ambientes virtuais de aprendizagem.
- O uso pedagógico da lousa digital associado à Teoria dos Estilos de aprendizagemPublication . Nakashima, Rosária; Barros, Daniela Melaré Vieira; Amaral, Sergio Ferreira doO objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta de utilização da lousa digital, como um instrumento tecnológico interativo, que possibilita a elaboração de atividades pedagógicas, associadas à Teoria dos Estilos de Aprendizagem. A lousa digital incorpora todos os recursos que o computador oferece, mas com o diferencial de permitir a interação entre o professor e os alunos, favorecendo a construção coletiva do conhecimento. Os referenciais de Estilos de Aprendizagem utilizados se baseiam nas investigações desenvolvidas pelos pesquisadores Catalina Alonso, Domingo Gallego, Peter Honey, José Luis García Cué e Daniela Melaré Vieira Barros, que defendem que Estilos de Aprendizagem são os traços cognitivos, afetivos e fisiológicos, que servem como indicadores relativamente estáveis, de como os alunos percebem, interagem e respondem aos seus ambientes de aprendizagem.
- Estilos de aprendizagem na educação aberta onlinePublication . Barros, Daniela Melaré Vieira; Okada, A.
- Estilos de aprendizagem para uma coletividade aberta de pesquisaPublication . Barros, Daniela Melaré Vieira; Henriques, Susana; Goulão, Fátima; Miranda, Luísa; Morais, CarlosO presente artigo aborda a teoria dos estilos de aprendizagem e suas possibilidades para uma coletividade aberta de pesquisa numa dinâmica de coaprendizagem entre os sujeitos. Toda esta discussão é contextualizada no âmbito da sociedade em rede, em que as tecnologias da informação e da comunicação assumem particular centralidade em diversas dimensões do quotidiano.