Loading...
15 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 15
- Análisis comparativo de los estilos de aprendizaje de diferentes grupos de alumnos de Grado de la Escuela Universitaria de Magisterio, Universidad de Valladolid, Campus de Segovia, EspañaPublication . Guitiérrez Tapias, Mariano; García Cue, José Luis; Barros, Daniela Melaré VieiraEl objetivo de la presente investigación es analizar los diferentes factores que pueden influir en los estilos de aprendizaje en tres grupos diferentes de alumnos que cursan estudios de Grado de Educación Infantil y Grado de Educación Primaria en la Escuela Universitaria de Magisterio Nuestra Sra. De la Fuencisla, Universidad de Valladolid, Campus de Segovia, España. Los resultados obtenidos ayudarán no sólo a conocer los estilos de aprendizaje de dicho alumnado, sino que ofrecerán al profesorado la posibilidad de desarrollar diversas estrategias metodológicas que contribuyan al desarrollo de un aprendizaje más motivante y eficaz por parte del alumnado objeto de estudio. En el documento se escribe un resumen del proyecto y una breve referencia teórica sobre el significado de los estilos de aprendizaje.
- Estilos de aprendizagem e o uso das tecnologiasPublication . Barros, Daniela Melaré Vieira
- Estilos de aprendizagem e permanência no ensino superior a distância: Licenciatura em Educação da Universidade AbertaPublication . Barros, Daniela Melaré Vieira; Seabra, Filipa; Goulão, Fátima; Henriques, Susana; Cardoso, Teresa Margarida LoureiroO estudo apresentado tem como objetivo geral compreender os percursos de persistência dos estudantes do ensino superior a distância, contribuindo para a identificação de fatores relevantes para a sua promoção. Aplicou-se a estudantes da Licenciatura em Educação da Universidade Aberta, Portugal, um inquérito por questionário, que caracteriza entre outros aspetos a dimensão individual dos estudantes permanentes. Os elementos considerados nesta dimensão foram elaborados com base na teoria dos estilos de aprendizagem. Desenvolvemos a vertente dos estilos de aprendizagem no online, a sua importância pedagógica e contribuições para o desenvolvimento de estratégias de ensino e aprendizagem.
- A teoria de los estilos de aprendizaje y el uso de las tecnologías en el proceso educativoPublication . Barros, Daniela Melaré VieiraEste artigo destaca os elementos centrais que definem e caracterizam a teoria de estilos de aprendizagem. O objetivo deste estudo é enfatizar o uso das tecnologias na Educação e a teoria de estilos de aprendizagem como estratégias essenciais para enriquecer o processo educacional.
- Pedagogical features of learning styles in virtual for evaluation of virtual learning environments (VLE)Publication . Barros, Daniela Melaré VieiraA teoria dos estilos de aprendizagem e os estilos de uso do espaço virtual, como potencializam o uso dos ambientes virtuais de aprendizagem.
- Estilos de aprendizagem na educação aberta onlinePublication . Barros, Daniela Melaré Vieira; Okada, A.
- Estilos de aprendizagem para uma coletividade aberta de pesquisaPublication . Barros, Daniela Melaré Vieira; Henriques, Susana; Goulão, Fátima; Miranda, Luísa; Morais, CarlosO presente artigo aborda a teoria dos estilos de aprendizagem e suas possibilidades para uma coletividade aberta de pesquisa numa dinâmica de coaprendizagem entre os sujeitos. Toda esta discussão é contextualizada no âmbito da sociedade em rede, em que as tecnologias da informação e da comunicação assumem particular centralidade em diversas dimensões do quotidiano.
- Ambientes de aprendizagem aberta : bases para uma nova tendênciaPublication . Okada, Alexandra; Barros, Daniela Melaré VieiraOs formatos virtuais para o processo de ensino e aprendizagem tanto formal como informal passam por mudanças e a construção de designs didáticos para ambientes online tornando-se um desafio para o trabalho educacional. O problema de investigação da pesquisa em desenvolvimento que nos motiva a analisar esta temática está exatamente em propor reflexões sobre as novas bases para se pensar um ambiente virtual de aprendizagem sob a perspectiva da educação aberta e colaborativa convergida com possibilidades de interação e comunicação inovadoras. O objetivo está em apresentação de novas perspectivas de referenciais para inovar na construção de ambientes virtuais de aprendizagem abertos. Os procedimentos metodológicos utilizados são qualitativos e descritivos com base em teorias da educação colaborativa, aberta, o paradigma do virtual, os estilos de aprendizagem e aprendizagem situada. Os resultados preliminares do estudo em desenvolvimento destacam elementos de base para reflexão sobre a temática.
- Estilos de aprendizagem e tecnologiasPublication . Barros, Daniela Melaré Vieira
- Estilos de coaprendizagem e alguns indicadores das competências digitaisPublication . Barros, Daniela Melaré VieiraA discussão da educação na atualidade é contextualizada no âmbito da sociedade em rede, onde a coaprendizagem formal e informal são imprescindíveis no desenvolvimento e exercício de competências sociais, culturais, cognitivas, tecnológicas tanto para o domínio e fluência profissional como no exercício da cidadania. O principal objetivo da reflexão aqui presente é: identificar os indicadores dos estilos de coaprendizagem que propiciam o desenvolvimento das competências digitais. Apresentamos uma análise descritiva suportada por referenciais bibliográficos, reflexões e discussões do espaço de diálogo do projeto weSPOT da Comunidade Colearn sob a coordenação da pesquisadora Alexandra Okada da Open University. Os resultados trazem assim um contributo para o pensamento sobre as teorias dos estilos de aprendizagem e as competências digitais emergentes.