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Cardoso, Teresa Margarida Loreiro

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  • PNC e redes sociais: um estudo em torno de desafios e oportunidades na web social
    Publication . Pinto, João; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Soares, Ana Isabel
    Neste texto propomo-nos a refletir sobre a relação entre o Plano Nacional de Cinema e as Redes Sociais, no contexto da sociedade atual, em rede, apresentando, para o efeito, o projeto de investigação em curso “Educação, Cinema, Redes Sociais: a estudo sobre o Plano Nacional de Cinema”. Os fundamentos do estudo passam pelos conceitos de educação aberta e audiovisuais, concebidos no âmbito da tríade teórica Educação/Cinema/Redes Sociais, com o propósito de compreender como este Plano faz uso das redes sociais digitais online, expoente máximo das ferramentas associadas à web social. Para o efeito, considera-se, em particular, a relação entre cinema, educação e redes sociais, tendo em conta os estilos de vida digital da sociedade contemporânea e a importância de desenvolver e divulgar diferentes literacias. Estas reflexões terão também em conta a prática do Plano Nacional de Cinema, iniciativa do governo português criada para promover o desenvolvimento da literacia cinematográfica no meio escolar. Por fim, será possível concluir que a afinidade entre cinema e educação remonta às origens do próprio cinema, tendo evoluído não só com as tecnologias fílmicas e metodologias pedagógicas, mas também com a influência de novos estilos de vida na sociedade. Assim, na sociedade digital, online e audiovisual de hoje, e como a relação entre cinema e educação também é dinâmica, encontra agora outros desafios e novas oportunidades.
  • Portuguese National Film Plan, literacies and social networks: mapping good practices during the COVID-19 confinement
    Publication . Pinto, João; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Soares, Ana Isabel
    In this presentation we aim to identify good practices in the use of Social Networks by the Portuguese National Film Plan (PNC) during the closure of schools following the COVID-19 pandemic crisis. Bearing in mind that this governmental initiative constitutes a cinema literacy program targeting school audiences, our theoretical framework includes the concepts underlying the digital networks in which individuals increasingly live in, and the new literacies in the highly mediatized contemporary society. Currently, technology integrates everyday life enhancing digital lifestyles – hence the need for new literacies emerges, influencing education, and specifically curricular practices. It is in this online life scenario that we have been studying the presence of the PNC on social networks, as attentive observers of its dynamics, within a broader research project (SFRH/BD/137359/2018, a PhD thesis funded by the FCT), and more so during the COVID-19 confinement. In fact, the closure of schools has led to the removal of students from the physical school space and even the suspension of extracurricular projects such as the activities of the PNC forcing a virtualization of the School. Thus, we mapped out the digital presence of the PNC on social networks, highlighting good practices among interactions, publications, and contents. In the period under analysis our results show that these online spaces turned out to be productive fields of work for the PNC. The cases identified further demonstrate the potential of social networks to work as a complementary space to the presence of the PNC in schools.
  • Plano Nacional de Cinema: uma ferramenta para promover a literacia mediática e inclusão digital?
    Publication . Pinto, João; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Soares, Ana Isabel
    Neste texto, propomos refletir sobre a literacia mediática e inclusão digital no contexto do Plano Nacional de Cinema (PNC). O nosso objetivo é compreender se o PNC pode ser uma ferramenta para o desenvolvimento de tais desígnios, entre outras competências, digitais e sociais, que atualmente são exigidas aos cidadãos. Para tal, convocamos a revisão de literatura encetada no âmbito do projeto de investigação em curso (“Educação, Cinema, Redes Sociais: um estudo sobre o Plano Nacional de Cinema”, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia: SFRH/BD/137359/2018). Os nossos referenciais indicam que, cada vez mais, as tecnologias e a globalização do mundo proporcionam novos estilos de vida, com os media a afastarem-se dos tradicionais meios físicos e a convergirem para meios online, e a ser mediados por dispositivos eletrónicos, que se tornam quase como prolongamentos do corpo humano. Este cenário torna imprescindível uma preparação adequada do cidadão contemporâneo para a (sobre)vivência numa sociedade altamente mediatizada, que capacite a todos para o acesso a novos meios de comunicação, para a compreensão e a avaliação crítica da informação, e para a criação de conteúdos. A Escola tem a responsabilidade de acompanhar esta evolução e de preparar o indivíduo para novos desafios sociais e profissionais: logo, torna-se fundamental interligar a literacia mediática com o currículo e as atividades escolares. Verificamos que o PNC permite concretizar um trabalho importante em prol da literacia mediática e da inclusão digital, apoiando escolas e professores na realização de atividades transdisciplinares, em que o Cinema surge como recurso mediático. É possível, pois, concluir que o PNC constitui uma ferramenta promotora da literacia mediática e a inclusão digital, contribuindo para o fortalecimento da cidadania digital e de uma sociedade da informação mais inclusiva.
  • Educação, cinema e redes sociais: uma investigação sobre o Plano Nacional de Cinema
    Publication . Pinto, João; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Soares, Ana Isabel
    Esta comunicação apresenta uma investigação que tem por objeto a iniciativa governamental Plano Nacional de Cinema, e por fundamentos enquadradores as noções da Educação aberta e os audiovisuais, pensada sob a tríade teórica Educação/Cinema/Redes Sociais. Começamos por expor a relação do cinema com a educação e as redes sociais, no contexto dos estilos de vida digitais da atual sociedade, e a importância de desenvolver/disseminar as literacias dos media. No final, pretendemos compreender como o Plano Nacional de Cinema tem utilizado as redes sociais digitais online, sistematizando as boas práticas e definindo um conjunto de recomendações para melhorar o aproveitamento destas ferramentas. No âmbito dos novos paradigmas da ciência aberta, estaremos, assim, a contribuir para a consolidação do conhecimento científico sobre as áreas da Educação, do Cinema e das Redes Sociais.
  • Emoções e interpretações: proposta de um artefacto educacional em média-arte digital
    Publication . Pinto, João; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Soares, Ana Isabel
    Este texto apresenta o artefacto "Emotions to Scenes" como proposta em média-arte digital para aplicação em contexto escolar. O objetivo é refletir sobre o problema ou conflito das interpretações feitas sobre imagens recebidas e associadas às emoções, testando o posicionamento emocional dos utilizadores em relação a outros que usufruíram da mesma experiência. Permite, pois, verificar se a interpretação de cada um converge ou diverge da dos outros. Numa época tão mediática como a atual, na qual constantemente se recebem imagens em movimento com mensagens provocadoras da sensibilidade emocional dos recetores, o artefacto oferece uma experiência em torno de tais estímulos visuais. Para tal, e depois de apresentar o enquadramento teórico, descrevemos o design do Artefacto, a sua conceção criativa em média-arte digital, o processo de instalação artística e o contexto de exposição e contacto com o público. Por último, enunciamos a proposta de aplicação às práticas promovidas no âmbito do Plano Nacional de Cinema (PNC). Consideramos, por isso, que o "Emotions to Scenes", tendo a génese no ambiente da média-arte digital, também pode ser um artefacto educacional, enquanto recurso didático promotor de reflexões no quadro das literacias para os media, no contexto das atuais práticas e estilos de vida online.
  • Plano Nacional de Cinema e literacias para os media: realidade ou utopia?
    Publication . Pinto, João; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Soares, Ana Isabel
    Neste ensaio, reflete-se sobre a iniciativa governamental Plano Nacional de Cinema (PNC), iniciada em 2012, como ferramenta promotora da literacia dos media. A tecnologia faz hoje parte do quotidiano – provoca transformações na vida dos cidadãos e cria estilos de vida digitais próprios de uma sociedade em rede, assim como dinâmicas que influenciam a educação, nomeadamente as práticas curriculares. O PNC contribui, neste contexto, para desenvolver e disseminar as literacias para os media. A revolução tecnológica, nomeadamente a digital, cujos efeitos se começaram a sentir à escala global a partir do início deste século, fez emergir um novo paradigma social, descrito como “sociedade em rede”, com impactos no comportamento dos indivíduos na sociedade e nas formas de aprender. Caracteriza-se por ser uma sociedade tecnológica altamente mediatizada, em que a imagem, nas suas várias formas, é tida como “a rainha” dos conteúdos. A imagem em movimento tem conquistado particular destaque nas redes sociais: demonstra um crescente potencial para contar histórias com imagens, sons e movimentos, numa dinâmica que remete para a essência do cinema. Estas transformações têm promovido novas atitudes nos utilizadores, que, além de consumidores de conteúdos criados por outros, passam a produzir também os seus próprios conteúdos. A possibilidade de qualquer indivíduo partilhar conteúdos, produzidos ou não por si, torna-o um potencial distribuidor, o que altera a relação produtor-consumidor: esta é hoje mais direta, rápida, e simples, além de outras novas características. Numa sociedade em rede, os cidadãos entendem-se como participantes ativos, construtores de uma inteligência coletiva, na busca de uma crescente envolvência com conteúdos e narrativas, e já não consumidores passivos de uma cultura abstratamente criada por outros. A ideia das novas literacias situa-se além do tradicional conhecimento, associado quase só à alfabetização (para a leitura e a escrita). Mais recentemente, inclui a capacidade de manipulação de tecnologias digitais – a chamada literacia digital. Pode considerar-se, portanto, que a literacia dos media emergiu dos novos ambientes de comunicação fundados nas tecnologias digitais. Que pode definir-se como a capacidade de aceder aos media (designadamente, televisão, cinema, vídeo, rádio, videojogos, imprensa e Internet), de compreender e avaliar de modo crítico os seus diferentes aspetos e os dos seus conteúdos, e de criar comunicações em diversos contextos. O cinema já assumira uma função educacional na sociedade; encontra agora novas possibilidades e meios para se envolver no quotidiano do público. O PNC, iniciativa direcionada para o contexto escolar, visa ajudar a preparar os alunos para serem melhores cidadãos na sociedade contemporânea. Se, por um lado, a evolução tecnológica provocou transformações sociais e educacionais, por outro, verifica-se que tais transformações implicam dos cidadãos a mobilização de novas competências e a promoção de novas literacias. A concluir, convocamos a questão do título para sugerir que o PNC constitui uma ferramenta de promoção da literacia dos media nos novos contextos audiovisuais, e que a educação para o cinema assume um papel para lá do de almejar a preparação do indivíduo para interpretar e compreender o cinema: que contribui para o preparar para ser melhor consumidor/produtor/distribuidor de conteúdos audiovisuais, na perspetiva de uma cidadania mais plena.
  • Cinema, educação e PNC: explorando possibilidades nas redes sociais
    Publication . Pinto, João; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Soares, Ana Isabel
    Este texto constituiu uma reflexão sobre cinema e educação no contexto das redes sociais; surge de uma investigação doutoral em curso sobre o Plano Nacional de Cinema (PNC), para compreender de que modo a referida iniciativa governamental tem feito uso das redes sociais digitais online. Da revolução tecnológica emerge uma sociedade em rede, enquanto novo paradigma social, com impactos no estilo de vida e no comportamento dos indivíduos, e ainda na forma de aprenderem. O cinema, como arte audiovisual, sempre assumiu um papel educacional na sociedade, mas encontra agora novas possibilidades e caminhos para intervir, contando com públicos participativos, que, além de recetores, também podem ser produtores de conteúdos audiovisuais no seu quotidiano. Assim, as novas formas de viver o cinema influenciam as atividades desenvolvidas pelo PNC e reforçam os seus objetivos educacionais. Parece inevitável a relação educação, cinema e redes sociais, que vem incentivar a aprendizagem formal, mas sobretudo fomenta a aprendizagem não-formal, porque as pessoas aprendem cada vez mais deste modo nas suas atividades pessoais e profissionais. Como vivemos numa sociedade tecnológica e audiovisual, em rede, incorporando novos estilos de vida digital, a própria relação entre cinema e educação também se atualiza, fruto de uma sociedade cada vez mais ativa nas redes sociais online, assumindo, portanto, novas dinâmicas pedagógicas.
  • Da tela gigante ao pequeno ecrã das redes sociais: o Plano Nacional de Cinema em tempos de COVID-19
    Publication . Pinto, João; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Soares, Ana Isabel
    Neste texto analisa-se o modo como o Plano Nacional de Cinema utilizou as redes sociais durante o encerramento das escolas, decretado como uma das repostas à pandemia provocada pela COVID-19. Com atividades marcadamente físicas e coletivas, o Plano deparou-se com a impossibilidade de as desenvolver, dado que o espaço escolar se transferiu para o online. Assim, aplicou-se o Meta-modelo de Análise de Publicações nas Redes Sociais, aliando metodologias quantitativas e qualitativas, para mapear as atividades do Plano Nacional de Cinema nas redes sociais durante o período de confinamento. Conclui-se que a web social pode ser um espaço de trabalho profícuo para o Plano Nacional de Cinema, numa virtualização complementar à presença física nas escolas. A web social pode configurar-se como plataforma alargada e interativa, que pelos pequenos ecrãs das redes sociais contribui para envolver os alunos com o cinema e o currículo.
  • Plano Nacional de Cinema: uma ferramenta para promover a literacia mediática e a inclusão digital?
    Publication . Pinto, João; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Soares, Ana Isabel
    Neste texto, propomos refletir sobre a literacia mediática e a inclusão digital no contexto do Plano Nacional de Cinema. O nosso objetivo é compreender se esta iniciativa pode ser uma ferramenta para o desenvolvimento de tais desígnios, entre outras competências, digitais e sociais, que atualmente integram a ideia de cidadania plena. Os referenciais utilizados no presente estudo indicam que, cada vez mais, as tecnologias e a globalização do mundo proporcionam novos estilos de vida, com os media a afastarem-se dos tradicionais meios físicos e a convergirem para meios online, além de serem mediados por dispositivos eletrónicos, que se tornam quase como prolongamentos do corpo humano. Torna-se imprescindível uma preparação adequada do cidadão contemporâneo para (sobre)viver numa sociedade altamente mediatizada, que capacite todos para o acesso a novos meios de comunicação, para a compreensão e a avaliação crítica da informação, e para a criação de conteúdos. A Escola é responsável pelo acompanhamento desta evolução e pela preparação do indivíduo para novos desafios sociais e profissionais, logo, torna-se fundamental interligar a literacia mediática, o currículo e as atividades escolares. Verificamos que o Plano Nacional de Cinema permite concretizar um trabalho importante em prol da literacia mediática e da inclusão digital, apoiando escolas e professores na realização de atividades transdisciplinares, em que o Cinema surge como recurso mediático. É possível, pois, concluir que esta iniciativa governamental constitui uma ferramenta promotora da literacia mediática e da inclusão digital, contribuindo para o fortalecimento da cidadania digital e de uma sociedade da informação mais inclusiva.
  • Cinema, education, and the Internet: which convergences?
    Publication . Pinto, João; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Soares, Ana Isabel
    This chapter addresses the relationship between cinema, education and the Internet. We focus namely on the contributions of cinema to learning in present society and on new paths for its integration in educational contexts, according to recent paradigms of teaching and lifelong learning. To study this relationship in the context of current digital lifestyles, we take into account phenomena of transmedia and media convergence made possible by the evolution of the Internet. Technological (r)evolution brought a profound transformation into users: from passive consumers of information produced, they have become also producers and distributors of content (their own, or otherwise), which continues to have a profound social and cultural impact on contemporary society. In view of these dynamics, cinema as an industry presents new opportunities and possibilities to intervene and find a new type of audience, which, in addition to being spectators, can be producers of audiovisual content in their daily lives. We continue to explore the strong pedagogical potential of cinema, as the information conveyed and the audiovisual stimuli composing it are easily assimilated by viewers, while cinematographic content takes on increasing and transversal importance in the various digital media and platforms.