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- Augmented reality: an enhancer for higher education students in math's learning?Publication . Coimbra, Teresa; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Mateus, ArturIn this text, we intend to answer to the following question: is Augmented Reality an enhancer for Higher Education students in math’s learning? For this purpose, we define augmented reality and present a state of the art mapped mainly by studies that focus AR in educational contexts. We also describe our research, including methodological aspects in data collection and the creation of 3D contents in AR. Then, we synthesize the analysis of some preliminary data, briefly presenting perceptions and practices of students in math’s learning with AR contents. Finally, we conclude that the challenges that are nowadays put to teaching methods, acquisition and subsequent knowledge consolidation may be met, to some extent, by the application of available technologies. These, in turn, should enhance a more complete understanding of contents, leading to knowledge endogenization and also to the internalization of more sustained competencies. Among those technologies, we highlight augmented reality since it can encourage motivation, comprehension and a higher involvement with the contents to be learned. Thus, it may increase the use of information and the access to knowledge, improving digital and info-inclusion.
- O Facebook como artefacto educacional?: o caso do projeto Reviver na RedePublication . Pinto, João; Cardoso, Teresa Margarida LoureiroA presente comunicação, em que se assume o registo de ensaio, propõe-se explorar a possibilidade do Facebook constituir um artefacto promovedor de aprendizagens (in)formais no contexto da Educação Aberta, tendo como exemplo o caso prático do projeto REviver na Rede. A revolução digital impulsionou o paradigma da sociedade rede com impacto nos estilos de vida, cada vez mais virtuais e online, estimulando novas formas de aprendizagem. Por exemplo, já não somos apenas meros consumidores de informação, mas tornamo-nos também produtores de conhecimento. Estas dinâmicas estão, progressivamente, a transformar as instituições e os processos educacionais, fazendo emergir novas metodologias de ensino/aprendizagem, como o movimento dos Recursos Educacionais Abertos (REA) e fortalecendo outras já existentes, no âmbito da Educação Aberta. Por isso, consideramos que a relação entre as redes sociais e a educação em geral é inevitável. Atualmente o Facebook tornou-se um gigantesco e global palco virtual, no qual se promovem comportamentos e novas possibilidades de interação, configurando-se como um recurso significativo para o processo de ensino e aprendizagem; simultaneamente, também se tornou num disseminador de práticas e experiências educativas. As novas ferramentas digitais trouxeram à educação a possibilidade de construir novos e diferentes artefactos educacionais, tanto no seu processo de construção como na forma como são disponibilizados, manuseados e apreendidos. São objetos de aprendizagem, muitos assumindo as características definidoras dos REA, utilizados como meio para adquirir um determinado saber nele contido, permitindo construir conhecimentos novos de forma imersiva e interativa. Embora o tradicional conceito de artefacto nos remeta para um objeto físico, no atual contexto tecnológico pode deixar de ser apenas uma peça de hardware e assim entrar no campo do software. Assume, pois, uma dimensão digital, conquistando uma nova vida e possibilidades próprias, advindas deste ambiente virtual. Recuperando a pergunta inicial, “O Facebook como Artefacto Educacional?”, concluímos que o Facebook tem vindo a emergir na Educação, assumindo várias valências. Para além de instrumento (artefacto) educacional, digital e multimédia, também é visto como tendo um papel muito relevante na disseminação e construção do conhecimento.
- Bibliotecas escolaresPublication . Bastos, Glória; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Ribeiro, Teresa; Trindade, Ana JoséPrograma dedicado ao Curso de Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares (GIBE), da Universidade Aberta. Depoimentos de Isabel Mendinhos, coordenadora da Biblioteca Escolar da EB 2,3 Professor Galopim de Carvalho, Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares, da Universidade Aberta. Testemunhos da Rita Fernandes, da Tânia, da Mara, da Jessica, da Adriana, da Patrícia, do Alexandre, da Joana e do Miguel, alunos da Escola Básica 2,3, Professor Galopim de Carvalho.
- Aprendizagem baseada em jogos, um caminho da gamificação na era da inteligência artificial?Publication . Pinto, João; Cardoso, Teresa Margarida LoureiroEste texto pretende refletir sobre as potencialidades da utilização dos jogos na aprendizagem. Para o efeito, analisa-se o conceito de jogo na sociedade e a sua influência no desenvolvimento de aprendizagens atendendo aos avanços tecnológicos, nomeadamente, quanto à aplicação da Inteligência Artificial. Conclui-se que a gamificação da aprendizagem é uma tendência, sendo um caminho inevitável e irreversível, principalmente, se considera-mos as potencialidades da aplicação da inteligência artificial aos jogos digitais.
- Aprendizagem na sociedade em rede: novos percursos, oportunidades e desafios?Publication . Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pinto, João; Silva, Adilson Tadeu BasqueroteEste texto tem como objetivo refletir sobre as implicações da sociedade em rede na aprendizagem, a partir de dinâmicas entre ambas, e tendo ainda em conta, nomeadamente, a sua influência, bem como desafios e oportunidades no desenvolvimento da educação. Para esta reflexão revisitam-se conceitos-chave que consubstanciam referenciais enquadradores basilares, entre os quais a própria noção de rede, sobretudo como interface educativo e as redes online, ou a noção de cibercultura. Conclui-se que, fatores como o livre acesso à informação, a democratização do saber, o poder da criação e partilha do conhecimento, entre outros, são fundamentais para traçar novos caminhos de e para a aprendizagem numa sociedade em rede, e em que se perspetivam tendências e desafios antes enunciados a nível global.
- O Facebook como artefacto educacional?: o caso do projeto Reviver na RedePublication . Pinto, João; Cardoso, Teresa Margarida LoureiroNeste texto, em que se assume o registo de ensaio, pretende-se explorar a possibilidade do Facebook constituir um artefacto promovedor de aprendizagens (in)formais no contexto da Educação Aberta, tendo como exemplo o caso prático do projeto REviver na Rede. A revolução digital impulsionou o paradigma da sociedade rede com impacto nos estilos de vida, cada vez mais virtuais e online, estimulando novas formas de aprendizagem. Atualmente o Facebook tornou-se um gigantesco e global palco virtual, no qual se promovem comportamentos e novas possibilidades de interação, configurando-se como um recurso significativo para o processo de ensino e aprendizagem; simultaneamente, também se tornou num disseminador de práticas e experiências educativas. Concluímos que o Facebook tem vindo a emergir na Educação, assumindo várias valências. Para além de instrumento (artefacto) educacional, digital e multimédia, também é visto como tendo um papel muito relevante na disseminação e construção do conhecimento.