Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

Eunice Oliveira

Search Results

Now showing 1 - 4 of 4
  • Flipped classroom e sala de aula interativa no ensino do inglês língua estrangeira: uma pesquisa-formação na cibercultura, no 2º ciclo
    Publication . Oliveira, Eunice; Santos, Edméa
    O Ensino Básico em Portugal vive momentos de mudanças com a aplicação da Autonomia e Flexibilidade Curricular que abre portas a metodologias de ensino/aprendizagem que procuram ir ao encontro do Perfil do Aluno do Século XXI . A nossa investigação partiu da pergunta: pode a metodologia Flipped Classroom aliada à Sala de Aula Interativa, potenciar a aprendizagem do Inglês Língua Estrangeira potenciar a aprendizagem Inglês Língua Estrangeira no sexto ano do segundo ciclo do ensino básico? Desenvolvemos o dispositivo Flipped Mobile English Learning, que no seu desenho didático combina Flipped Classroom (Bergmann & Sams, 2016) com Sala de Aula Interativa (Silva, 2014), contemplando tempos de aprendizagem presencial e online, dentro e fora da sala de aula, com recursos educacionais diversificados que visam desenvolver as competências comunicativas, intercultural e estratégica (conforme as Aprendizagens Essenciais, 6º ano). Esta pesquisaformação na cibercultura (Santos, 2014) demonstra que a aprendizagem de Inglês Língua Estrangeira não só é potenciada como também possibilita percursos de aprendizagem diferenciados, que ocorrem quer na mediação pedagógica, na aprendizagem colaborativa, na avaliação formativa ou até na autorregulação das aprendizagens. A sala de aula online criada na aplicação Edmodo não se limitou a ser um repositório de recursos educacionais, mas promoveu interações múltiplas que potenciaram a aprendizagem. Por outro lado, a construção colaborativa da aprendizagem possibilitou autoria, desenvolveu espírito crítico e permitiu o crescimento da autonomia e responsabilidade competências desejáveis ao Perfil do Aluno do século XXI. Seria interessante prolongar este estudo ao longo de um ano letivo numa investigação futura.
  • Flipped classroom e sala de aula interativa no ensino do inglês língua estrangeira: uma pesquisa-formação na cibercultura no 2º ciclo do ensino básico
    Publication . Oliveira, Eunice; Santos, Edméa; Morgado, Lina
    O presente texto resulta da investigação realizada no âmbito do Mestrado em Pedagogia do e-learning. A metodologia de investigação pesquisa-formação na cibercultura permitiu-nos ser simultaneamente investigadores e professores. Procurámos responder à questão: pode a metodologia Flipped Classroom, aliada à Sala de Aula Interativa, potenciar a aprendizagem Inglês Língua Estrangeira no sexto ano do segundo ciclo do ensino básico? Para tal, desenvolvemos o dispositivo Flipped Mobile English Learning que combinou espaçostempos além dos convencionais, recursos educacionais diversificados e também uma sala de aula online na aplicação Edmodo. Através da análise dos dados da investigação emergiram as noções subsunçoras mediação pedagógica online, aprendizagem colaborativa, avaliação formativa e autorregulação das aprendizagens que se entrelaçaram e contribuíram para uma aprendizagem efetiva e interativa. Verificámos que não só desenvolvemos as competências comunicativa, intercultural e estratégica na aprendizagem do Inglês Língua Estrangeira como também possibilitámos o desenvolvimento do espírito crítico, da autonomia e até da autoria, competências necessárias ao perfil dos alunos do século XXI.
  • Flipped classroom na APP Edmodo: uma pesquisa-formação na cibercultura
    Publication . Oliveira, Eunice; Santos, Edméa; Morgado, Lina
    Este artigo tem como objetivo apresentar um dispositivo de pesquisa-formação na cibercultura, no contexto de uma investigação de Mestrado em Pedagogia do e-Learning na UAb-PT. O dispositivo metodológico procurou materializar uma sala de aula para o ensino de Inglês Língua Estrangeira (ILE), numa classe de educação básica em Portugal. A metodologia de trabalho partiu da bricolagem da metodologia Flipped Classroom (FC) com a “Sala de Aula Interativa” (Silva), utilizando o aplicativo (APP) Edmodo. Desenvolvemos o dispositivo Flipped Mobile English Learning que, no seu desenho didático, que congregou momentos de aprendizagem presencial com momentos de aprendizagem online.
  • Flipped Classroom no APP EDMODO: uma pesquisa-formação na cibercultura
    Publication . Oliveira, Eunice; Santos, Edméa; Morgado, Lina
    Este capítulo tem como objetivo apresentar um dispositivo de pesquisa-formação na cibercultura, no contexto de uma investigação de Mestrado em Pedagogia do eLearning na UAb-PT. O dispositivo metodológico procurou materializar uma sala de aula para o ensino de Inglês Língua Estrangeira (ILE), numa classe de educação básica em Portugal. A metodologia de trabalho partiu da bricolagem da metodologia Flipped Classroom (FC) com a “Sala de Aula Interativa” (Silva), utilizando o aplicativo (APP) Edmodo. Desenvolvemos o dispositivo Flipped Mobile English Learning que, no seu desenho didático, congregou momentos de aprendizagem presencial com momentos de aprendizagem on-line. Este capítulo focará exclusivamente o dispositivo da Flipped Classroom no APP Edmodo.