Loading...
6 results
Search Results
Now showing 1 - 6 of 6
- (Re)construção de um questionário: o ponto de partida para a averiguação do potencial motivador de um sistema de avaliação do desempenho no contexto do setor público portuguêsPublication . Lira, Miguel; Silva, Victor Paulo Gomes daFace às lacunas detetadas na literatura, com este trabalho iremos propor um modelo concetual, diversas hipóteses de investigação e um protótipo de inquérito por questionário que sejam o guião de pesquisas futuras que busquem (1) obter um melhor conhecimento dos efeitos motivacionais do SIADAP, (2) apurar a adequabilidade deste sistema de avaliação perante os tipos de motivação (intrínseca e extrínseca) presentes por entre os trabalhadores, ou (3) que procurem fomentar o conhecimento sobre as reações e perceções dos avaliados sobre este sistema de avaliação. Em suma, deixaremos aqui ferramentas de investigação que permitam compreender melhor o fenómeno da avaliação do desempenho no setor público português, principalmente quanto à sua capacidade motivadora.
- Motivação intrínseca versus motivação extrínseca: a aplicação da escala WPI no contexto do setor público portuguêsPublication . Lira, Miguel; Silva, Victor Paulo Gomes daMuita da literatura que versa o estudo do constructo ‘motivação’ no setor público alimenta a ideia de que as singularidades organizacionais e as particularidades dos indivíduos que constituem a força laboral deste setor resultam numa maior preponderância da motivação intrínseca e por recompensas do tipo intrínseco. Porém esta assunção nunca foi escrutinada na realidade do setor público português, o que leva a que o propósito deste trabalho seja o de suprir esta lacuna, ou seja, obter uma resposta à seguinte questão: ‘em termos gerais, qual o tipo de motivação predominante entre os funcionários públicos portugueses: motivação intrínseca ou motivação extrínseca?’. Para tal optamos por um estudo de caso, assente na escala ‘The work preference inventory’ desenvolvida por Amabile, Hill, Hennessey e Tighe (1994). Os resultados obtidos apontam no sentido de os funcionários públicos portugueses apresentarem, em termos gerais, elevados níveis de motivação intrínseca, muito embora a sua motivação extrínseca também atinja níveis razoáveis.
- SIADAP: estarão os trabalhadores satisfeitos com este sistema de avaliação? Um estudo empíricoPublication . Lira, Miguel; Silva, Victor Paulo Gomes daEstá patente na literatura que a extensão do efeito da avaliação do desempenho sobre as atitudes e comportamentos dos trabalhadores deriva da satisfação destes com essa avaliação. Assim sendo, o objetivo deste trabalho é o de aferir se os funcionários do setor público português, cuja avaliação do desempenho derive da aplicação do SIADAP, estão (ou não) satisfeitos com este sistema de avaliação. Para tal, optamos por realizar um estudo empírico, incidindo sobre uma população de 2.247 indivíduos, a partir do qual obtivemos 334 respostas (n = 334). Os resultados apontam no sentido de os elementos da população não se mostrarem satisfeitos com o SIADAP.
- A avaliação do desempenho enquanto ferramenta motivacional no setor público portuguêsPublication . Lira, Miguel; Viseu, Clara; Silva, Victor Paulo Gomes daA avaliação do desempenho é um dos instrumentos motivacionais ao dispor dos dirigentes das organizações, embora só cumpra essa função se os trabalhadores percecionarem a avaliação como sendo justa e precisa, e demonstrarem satisfação com a mesma. Considerando que o Sistema Integrado de Gestão e Avaliação do Desempenho na Administração Pública (SIADAP) é um instrumento de gestão do setor público português ainda escassamente abrangido pela literatura, torna-se essencial obter um melhor conhecimento dos efeitos motivacionais do mesmo. A fim de contribuir para esse conhecimento realizámos um estudo empírico sobre o SIADAP. O estudo baseou-se num questionário que gerou 334 respostas válidas, as quais foram objeto de um tratamento estatístico de natureza descritiva e inferencial. Os resultados apontam no sentido de os dirigentes públicos disporem de um instrumento de gestão que poderá elevar a motivação dos funcionários, desde que estes percecionem que são avaliados de forma justa e precisa, e estejam satisfeitos com a avaliação. Porém, a tónica dominante é a de inquiridos considerarem o processo de avaliação injusto e impreciso, e estarem insatisfeitos com o mesmo. Assim sendo, os resultados apontam, também, no sentido do SIADAP pouco motivar os funcionários públicos portugueses para melhorarem o seu desempenho.
- O SIADAP enquanto ferramenta motivacional : perceções e reações dos trabalhadores a este sistema de avaliação do desempenho e a sua adequabilidade ao tipo de motivação predominantePublication . Lira, Miguel; Silva, Victor Paulo Gomes daUma força de trabalho motivada é citada como um fator crítico para o bom desempenho no trabalho e o sucesso organizacional. Por conseguinte, motivar os trabalhadores, para que estes atuem de uma forma eficaz e eficiente com vista ao alcance dos objetivos da organização, é uma das tarefas basilares do corpo diretivo. Embora a motivação derive de vários fatores, nesta investigação cingimo-nos a um fator: a avaliação do desempenho. Porém, esta avaliação apenas assumirá a forma de uma efetiva ferramenta motivacional desde que os avaliados a percecionem como justa e precisa, e estejam satisfeitos com ela. Considerando que este estudo incide sobre as particularidades do setor público e da sua administração, investigámos no contexto do setor público português a relação entre (1) as reações dos funcionários à avaliação pelo SIADAP (perceções de justiça e de precisão, e satisfação com a avaliação) e (2) a motivação demonstrada pelos mesmos. Adicionalmente, analisámos a adequabilidade deste sistema de avaliação do desempenho aos tipos de motivação (intrínseca ou extrínseca) evidenciados pelos trabalhadores que exercem funções públicas. Por forma a atingir os objetivos mencionados, demos primazia à abordagem quantitativa (inquérito por questionário). Acrescente-se que esta pesquisa foi de natureza transversal, consistiu num estudo de caso, operou a partir de uma amostra de 334 trabalhadores (n = 334) e o tratamento estatístico teve uma componente descritiva e outra inferencial. Após o tratamento estatístico dos dados recolhidos, os resultados apontam no sentido de os dirigentes públicos terem nas suas mãos um instrumento que poderá elevar a motivação dos funcionários e, consequentemente, melhorar o seu desempenho, desde que os avaliados percecionem a avaliação do desempenho decorrente do SIADAP como sendo justa e precisa, e estejam satisfeitos com a mesma. Porém, em termos gerais, os elementos da amostra consideraram o processo de avaliação injusto, impreciso e não se mostraram satisfeitos com ele. Perante este cenário não é de estranhar que os resultados apontem no sentido do SIADAP pouco motivar os avaliados para melhorarem o seu desempenho. Em suma, este sistema de avaliação não atinge o seu objetivo enquanto ferramenta motivacional dos recursos humanos do setor público.
- O contributo de Woodrow Wilson para a ciência da administraçãoPublication . Lira, Miguel; Silva, Victor Paulo Gomes daA publicação do artigo “The study of administration”, em Junho de 1887, de Woodrow Wilson, é um verdadeiro marco para a Ciência da Administração, visto que este escrito é pioneiro na defesa desta ciência como um importante campo de pleno direito. Afasta-se, dessa forma, da Ciência Política e do Direito, os dois campos onde a mesma era, até então, inserida. Face à importância do supramencionado artigo, o objetivo deste poster é o de analisar este escrito, procurando destacar o seu contributo para a Ciência da Administração. Considera-se que este ensaio visa concorrer para o incremento do conhecimento sobre a evolução da Ciência da Administração. Em termos metodológicos, este trabalhará adotará como metodologia uma abordagem qualitativa e como método de investigação o bibliográfico.