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- The intergenerational educational programs: a new sphere of lifelong educationPublication . Villas-Boas, Susana; Oliveira, Albertina Lima de; Ramos, NatáliaThis workpresents lifelong education as a key conceptual framework in adult education and intergenerational learning as na instrument that can be usedto assist lifelong education reaching its goals.
- Planificação de programas intergeracionais: ilustrações com base numa freguesia da cidade do PortoPublication . Villas-Boas, Susana; Oliveira, Albertina Lima de; Ramos, NatáliaNo presente trabalho apresentam-se os resultados do estudo sobre a análise de necessidades e potencialidades para a elaboração de programas educativos intergeracionais na freguesia do Bonfim da cidade do Porto. Começamos por apresentar dados do levantamento do perfil comunitário da referida freguesia, relacionados com as suas principais problemáticas, que resulta de três diferentes tipos de pesquisa: i) a pesquisa documental do que se sabe sobre a freguesia, ii) a pesquisa quantitativa, sobre as potencialidades e necessidades da população para o desenvolvimento de programas educativos intergeracionais e iii) a pesquisa qualitativa sobre as relações intergeracionais e os estereótipos e atitudes negativas de uma geração em relação às outras. E termina-se com a apresentação de programas educativos intergeracionais, desenhados a partir do cruzamento dos dados provenientes das três vias de investigação supramencionadas.
- Elaboração de programas intergeracionais : o desenho do perfil comunitárioPublication . Villas-Boas, Susana; Ramos, Natália; Montero, Inmaculada; Oliveira, Albertina Lima deNo presente artigo apresentam-se os Programas Intergeracionais como uma nova forma de intervenção social, cujo elemento-chave é a educação intergeracional. Estes programas, ao promoverem a convivência intergeracional e a colaboração entre gerações, se forem adequadamente formulados e implementados, podem ser benéficos para as pessoas participantes, para as comunidades e, em última instância, para as sociedades. Todavia, a planificação e implementação destes programas é uma tarefa complexa que exige tempo e conhecimento. Neste artigo, apresenta-se, como ilustração de aplicabilidade dos Programas Intergeracionais, o desenho do perfil comunitário de uma comunidade local.
- Apoio social e diversidade geracional: o potencial da LSNS-6Publication . Villas-Boas, Susana; Oliveira, Albertina Lima de; Ramos, Natália; Montero, InmaculadaNeste artigo, procurámos aprofundar o conhecimento do apoio social da população de uma comunidade local através de um estudo quantitativo em que se procurou saber de que forma o apoio social varia em função de subgrupos etários e como se encontra relacionado com variáveis sociodemográficas chave. A amostra envolveu 385 pessoas da freguesia do Bonfim, da cidade do Porto, distribuídos por três grupos etários: jovens e adultos jovens (n=165), adultos de meia-idade (n=110) e idosos (n=110). O teste de hipóteses permitiu-nos concluir que a idade é, por si, um fator de risco social, mas também que o mesmo se encontra associado às seguintes características: ser mulher, ter baixos níveis de escolaridade, baixos rendimentos, estar desempregado/a ou reformado/a. A informação e conhecimento emergentes deste estudo permite organizar estratégias de intervenção social, nomeadamente através da planificação de Programas Intergeracionais, enquanto ferramenta para alargar e solidificar redes sociais vinculantes, contribuindo para o bem-estar, a qualidade de vida e a integração social não só dos adultos idosos mas também das diferentes gerações e dos grupos de risco potencial. O aspeto inovador deste estudo consistiu na validação e utilização da Escala Breve de Redes Sociais de Lubben (LSNS-6) – originalmente construída para o grupo dos adultos idosos – a todos os grupos etários.
- A educação intergeracional no quadro da educação ao longo da vida : desafios intergeracionais, sociais e pedagógicosPublication . Villas-Boas, Susana; Oliveira, Albertina Lima de; Ramos, Natália; Inmaculada, MonteroEste artigo começa por se debruçar sobre o conceito de Educação Intergeracional, que acentua a dimensão pedagógica no encontro de diferentes gerações a executarem atividades e tarefas que respondem às suas necessidades e interesses, numa dinâmica de cooperação, interação, intercâmbio e de diálogo intergeracional desenvolvido numa relação igualitária, de tolerância e respeito mútuo. De seguida refletimos sobre a finalidade deste tipo de educação que, em geral, visa facilitar e garantir que indivíduos de diferentes gerações aprendam e desenvolvam conheci-mentos, competências, habilidades, atitudes, valores e se transformem num sentido positivo uns com os outros. Por fim, defendemos que este tipo de educação é uma abordagem coerente para o desenvolvimento da educação ao longo da vida, tendo em conta o seu potencial para a promoção da consciência sobre a diversidade das culturas de diferentes gerações, para fomentar a aprendizagem integrada do indivíduo, criar vínculos entre os diferentes tipos de ensino aprendizagem e para implementar os quatro pilares em que se apoia a educação ao longo da vida.
- Social support and generation diversity: the potential of the LSNS-6Publication . Villas-Boas, Susana; Oliveira, Albertina Lima de; Ramos, Natália; Montero, InmaculadaNeste artigo, procurámos aprofundar o conhecimento do apoio social da população de uma comunidade local através de um estudo quantitativo em que se procurou saber de que forma o apoio social varia em função de subgrupos etários e como se encontra relacionado com variáveis sociodemográficas chave. A amostra envolveu 385 pessoas da freguesia do Bonfim, da cidade do Porto, distribuídos por três grupos etários: jovens e adultos jovens (n=165), adultos de meia-idade (n=110) e idosos (n=110). O teste de hipóteses permitiu-nos concluir que a idade é, por si, um fator de risco social, mas também que o mesmo se encontra associado às seguintes características: ser mulher, ter baixos níveis de escolaridade, baixos rendimentos, estar desempregado/a ou reformado/a. A informação e conhecimento emergentes deste estudo permite organizar estratégias de intervenção social, nomeadamente através da planificação de Programas Intergeracionais, enquanto ferramenta para alargar e solidificar redes sociais vinculantes, contribuindo para o bem-estar, a qualidade de vida e a integração social não só dos adultos idosos mas também das diferentes gerações e dos grupos de risco potencial. O aspeto inovador deste estudo consistiu na validação e utilização da Escala Breve de Redes Sociais de Lubben (LSNS-6) – originalmente construída para o grupo dos adultos idosos – a todos os grupos etários.
- Envelhecimento, apoio social e programas intergeracionais: um estudo sobre atividades de voluntariadoPublication . Oliveira, Albertina Lima de; Villas-Boas, Susana; Ramos, NatáliaApresentam-se alguns resultados de uma investigação realizada na freguesia do Bonfim, na cidade do Porto, sobre envelhecimento e implementação e desenvolvimento de programas intergeracionais nesta comunidade, nomeadamente sobre apoio social, particularmente sobre atividades de voluntariado formal e informal.
- Conhecimento da comunidade local para a elaboração e implementação de programas intergeracionais : nota de pesquisaPublication . Villas-Boas, Susana; Oliveira, Albertina Lima de; Ramos, Natália; Montero, InmaculadaNo presente estudo ilustra-se o processo de coleta de informações, de modo inter-relacionado e multidimensional, sobre a freguesia do Bonfim da cidade do Porto, por meio da sua caracterização sociodemográfica. Pretende-se assim identificar possibilidades/potencialidades e recursos, bem como problemas e dificuldades sob a forma de necessidades que orientarão o conhecimento da comunidade local e o aprofundamento da análise de demandas em fases posteriores, necessárias ao desenho e implementação de programas intergeracionais.