Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 10 of 53
  • @rtec: art and technology in the cultural industries
    Publication . Lima, Ana; Castro, Rui; Silva, Henrique; Dias, Paulo; Marcos, Adérito
    The @rtec project – Art and Technology in the Cultural Industries – is co-financed by InterReg IIIA and its partners are the Bienal de Vila Nova de Cerveira (Biennial of Vila Nova de Cerveira), the Centro Cultural de Deputación de Ourense (Cultural Centre of the Municipal Council of Ourense), the Universities of Minho and Vigo, the Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira (Municipal Council of Vila Nova de Cerveira), and the Centro de Computação Gráfica (Centre of Computer Graphics). The aim of the project is to strengthen and accomplish their objective of cultural cooperation and development, both technological and formative, in order to reduce the disparity between the border regions and the big urban centres.
  • Um contributo para o estudo da difusão das TIC nas escolas com projecto Nónio
    Publication . Gonçalves, Armando; Vieira, Alexandra; Dias, Paulo; Fontes, Cristina
    Já é generalizada a ideia que a escola deve preparar o aluno para as exigências da vida actual, isto é, corresponder as complexas exigências da nova era das Tecnologias de Informação e Comunicação. Deste modo, para que a Educação escolar não se tome obsoleta e para que a sua função primordial de educar o aluno para a vida não se desvie, é importante repensar as funções e métodos da escola. Toma-se necessário urna escola capaz de dotar os alunos de competências relativas as formas de acessibilidade e de processamento de informação. A introdução das Tecnologias da Informação e Comunicação é urna realidade no nosso contexto educativo, por isso, pretende-se esboçar um diagnóstico possível do grau de implementação das novas tecnologias, tendo como referência o contributo do Programa Nónio Século XXI nas escolas Portuguesas. A renovação é urna exigência da sociedade actual que se norteia por elevados padr6es de qualidade, desde o conhecimento científico e tecnológico até a produtividade em geral, passando pela qualidade da Educação em geral. Os resultados aqui apresentados poderão constituir urna plataforma de recolha de informação e de análise para futuras abordagens desta temática.
  • Desenvolvimento de objetos de aprendizagem para plataformas colaborativas
    Publication . Dias, Paulo
    Comunicar e aprender em rede específica dois aspectos de uma das mais profundas mudanças em curso resultantes dos processos de inovação com as tecnologias de informação na Educação e Formação. Mais do que permitir revisitar as concepções e as práticas da Educação a Distância a partir das tecnologias, as redes de comunicação transformaram-se num meio para construir comunidades de aprendizagemon-line só possíveis nas práticas e formas dee-learning, apresentando novas abordagens para a contextualização e interação no desenvolvimento dos objetos de aprendizagem orientados para as plataformas colaborativas. Neste sentido, as plataformas são uma interface cognitiva e social para o desenvolvimento das redes de relações entre as representações de conhecimento e os processos colaborativos de aprendizagem.
  • Hypertext flexibility in a web learning environment to promote extensive reading activities in school learning
    Publication . Santos, Luísa O.; Dias, Paulo
    This paper describes a study in progress aimed as secondary school students of English as a Second Language, concerning poetry as a possibility for extensive reading activities, supported by an hypertext approach to the design of the learning environment.
  • Da e-moderação à mediação colaborativa nas comunidades de aprendizagem
    Publication . Dias, Paulo
    Pretendemos abordar no presente texto a mudança dos ambientes de aprendizagem em rede, nomeadamente no sentido da deslocação do foco na sua concepção enquanto espaços de informação e comunicação para a actividade interaccional das redes sociais de publicação, aprendizagem e conhecimento colectivo. Nestas últimas, a aprendizagem é sustentada pela dinâmica da rede nos contextos de construção colaborativa dos objectos e narrativas de conhecimento da comunidade, e na integração das representações sociais na elaboração de uma prática comum e partilhada. Partindo da concepção reguladora da e-moderação nos ambientes de aprendizagem online, através dos processos de organização e dinamização das actividades, propomos uma nova interpretação das formas avançadas de interacção social que ocorrem no âmbito das comunidades de aprendizagem através da qual se desenvolve a mediação colaborativa.
  • A Web como fonte de expectativas na construção de ambientes de aprendizagem
    Publication . Morais, Carlos; Miranda, Luísa; Almeida, Conceição; Dias, Paulo
    O papel das tecnologias de informação tem obedecido a diversos paradigmas, conforme os objectivos da sua utilização, tendo vindo a alterar-se e a conquistar novas dimensões, particularmente, no que respeita à Educação. Os novos ambientes de aprendizagem emergentes da internet e da web são meios particularmente orientados para a promoção da aprendizagem como processo activo, dinâmico e centrado no aluno (Dias, 200). A criação de perspectivas de utilização da web no contexto educativo continua a ser um desafio para muitos educadores, independentemente do nível de ensino em que exercem a sua actividade. Tal desafio justifica-se não só por se acreditar que a escola deve acompanhar a evolução da sociedade, mas também por se entender que deve ser ela própria um laboratório de consolidação de saberes e de experimentação de novidades. Assumindo-se a preocupação de impulsionar a disseminação de comunidades de aprendizagem que promovam a interacção entre os intervenientes no contexto educativo, esta comunicação será orientada a partir duma reflexão suportada pela análise das respostas dos alunos do Ensino Superior, futuros professores do Ensino Básico, a um questionário sobre as suas expectativas relativas à influência das tecnologias da informação na criação e enriquecimento de contextos e ambientes de aprendizagem.