Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
72.55 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Pretendemos abordar no presente texto a mudança dos ambientes de aprendizagem em rede, nomeadamente no sentido da deslocação do foco na sua concepção enquanto espaços de informação e comunicação para a actividade
interaccional das redes sociais de publicação, aprendizagem e conhecimento
colectivo. Nestas últimas, a aprendizagem é sustentada pela dinâmica da rede nos
contextos de construção colaborativa dos objectos e narrativas de conhecimento da
comunidade, e na integração das representações sociais na elaboração de uma
prática comum e partilhada. Partindo da concepção reguladora da e-moderação nos
ambientes de aprendizagem online, através dos processos de organização e dinamização das actividades, propomos uma nova interpretação das formas avançadas de interacção social que ocorrem no âmbito das comunidades de aprendizagem através da qual se desenvolve a mediação colaborativa.
Description
Keywords
Mediação colaborativa E-moderação Interação social Comunidades de aprendizagem online
Citation
Dias, Paulo - Da e-moderação à mediação colaborativa nas comunidades de aprendizagem [Em linha]. "Educação, Formação & Tecnologias". ISSN 1646-933X. Vol. 1, Nº 1 (2008), p. 4-10