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Ramos, Maria Conceição

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  • Desafios interculturais e educacionais para um turismo sustentável
    Publication . Araújo, Domira Fernandes; Ramos, Maria da Conceição Pereira
    Este artigo pretende fazer uma reflexão sobre os desafios interculturais e educacionais para um turismo sustentável, que favoreçam a integração de práticas educativas inclusivas. O intercultural implica relação, diálogo e comunicação entre as dife rentes culturas, através dos indivíduos e grupos, na qual se encontram e interagem indivíduos, grupos e instituições originários de universos diferentes. Implica uma troca entre as diversas áreas do conhecimento, cujos olhares interdisciplinares sejam capazes de levar as organizações a desenvolverem propostas de educação voltadas para a inclusão, buscando interagir conceitos de interculturalidade, educação intercultural e turismo sustentável. Porém há uma lacuna de produções que visam explicitar a relação entre educação e turismo sustentável, elemento motivador deste estudo, realizando pesquisa bibliográfica nas bibliotecas da Fundação Visconde de Cairu e da Universidade do Porto. É importante o diálogo dessas relações, numa perspectiva de interdisciplinaridade e de sustentabilidade, fazendo com que a atividade turística seja geradora de efeitos positivos sobre as populações e economias locais, a proteção do ambiente, a preservação da cultura e tradição e a utilização racional de recursos naturais. Estas reflexões teóricas sinalizam para a necessidade de comunicação entre as diferentes culturas, em especial na educação e no turismo, com ênfase na interculturalidade, à luz da revisão da literatura sobre o assunto, na perspectiva de uma sociedade mais igualitária e sustentável.
  • Avós e culturas: relacionamentos e vivências intergeracionais em tempo de pandemia COVID-19
    Publication . Azambuja, Rosa Maria da Motta; Ramos, Natália; Ramos, Maria da Conceição Pereira
    Nas diferentes culturas, os mais velhos, em especial os avós, constituem elos de apoio e solidariedade entre gerações, funcionando como âncoras da cultura, do cuidado, educação, afetividade, desenvolvimento e transmissão. Nesta pesquisa objetivou-se analisar relatos vividos por avós, em tempos de pandemia Covid-19. Trata-se de um estudo descritivo, de caráter exploratório, qualitativo e intercultural, realizado a partir de entrevistas semiestruturadas e abertas. Participaram desse estudo 37 avós do Brasil, Portugal e Uruguai. Os principais resultados apontam que as relações afetivas se mantêm em período de pandemia, mas o tipo de cuidados e atividades difere entre avós presenciais e virtuais.
  • Educação, interculturalidade e cidadania
    Publication . Ramos, Natália; Ramos, Maria da Conceição Pereira; Constantinescu, Ileana; Coutinho, Maria da Penha de Lima; Matias, José; Almeida, Maria Tabita; Antunes, Adelino
    A presente obra oferece um conjunto diversificado de textos reunidos em seis capítulos sobre algumas questões que se colocam hoje aos indivíduos, às famílias, às sociedades, às organizações e aos Estados, relacionadas com problemáticas e políticas educacionais, migratórias, interculturais, comunicacionais, de globalização, desenvolvimento, saúde, inclusão e cidadania. Os autores provenientes de diferentes países e áreas disciplinares proporcionam ao leitor abordagens e perspetivas diversificadas sobre a temática em estudo.
  • A educação escolar de alunos imigrantes em dissertações e teses brasileiras e portuguesas: o desafio da inclusão das diferenças
    Publication . Kohatsu, Lineu Norio; Ramos, Maria da Conceição Pereira; Ramos, Natália
    A presença e escolarização de alunos de diferentes nacionalidades, línguas e culturas tem representado grandes desafios sociais e políticos, aos sistemas educacionais e aos pesquisadores, designadamente no Brasil e em Portugal. Com o objetivo de contribuir para a divulgação da produção acadêmica recentemente realizada em algumas universidades no Brasil e Portugal, neste artigo são apresentadas algumas dissertações e teses que tiveram como tema central a inclusão e educação escolar de alunos imigrantes e de minorias étnicas.
  • Relação avós e netos em Portugal em tempo de pandemia Covid 19
    Publication . Ramos, Natália; Azambuja, Rosa Maria da Motta; Ramos, Maria da Conceição Pereira
    Neste estudo objetivou-se analisar relatos vividos entre avós e netos, em tempos de pandemia da Covid-19. Tratou-se de um estudo descritivo, de caráter exploratório, qualitativo e intercultural realizado a partir de entrevistas semiestruturadas e abertas. Participaram desse estudo 09 avós, do gênero feminino, com idades compreendidas essencialmente entre os 60 e 70 anos de idade, a grande maioria em situação profissional ativa e com netos ainda crianças, residentes em diferentes regiões de Portugal. Os principais resultados apontam que as relações afetivas se mantêm, mas o tipo de cuidado e atividades diferem entre avós presenciais e virtuais. A pandemia acentuou a necessidade de promover a literacia digital entre os mais velhos, já que foi a única « janela » que muitos tiveram durante meses para comunicar, designadamente com os seus netos.