Loading...
42 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 42
- Decoração de interiores: a estratégia artística de D. Manuel I e a Sala dos Brasões do Paço de SintraPublication . Flor, PedroSintra tornou-se popular no seio da família real, sobretudo após a dádiva de D. João I a D. Filipa de Lencastre das rendas e das propriedades da vila. Os reis e a corte visitaram-na em várias ocasiões e parecem ter beneficiado particularmente o paço real como residência durante o verão como um lugar tranquilo longe de Lisboa. O reinado de D. Manuel I foi marcado por um forte surto construtivo, capaz de mudar a forma e o perfil decorativo dos edifícios mais relevantes do ponto de vista histórico. Através da análise da Sala dos Brasões e a sua conexão com o resto do palácio, vamos analisar como o Rei Manuel I quis sublinhar o seu papel político usando uma estratégia específica baseada na arte para promover e celebrar uma ideia de monarquia.
- Della Robbia em Portugal: o caso da colecção de D. Fernando IIPublication . Flor, Pedro
- Rediscovering the great panorama of Lisbon in tilesPublication . Flor, Pedro; Coutinho, Maria João Pereira; Ferreira, Sílvia; Flor, Susana Varela
- Grande panorama de Lisboa em azulejo: novos contributos para a fixação da data, encomenda e autoriaPublication . Flor, Pedro; Coutinho, Maria João Pereira; Ferreira, Sílvia; Flor, Susana VarelaO Grande panorama de Lisboa, obra maior da azulejaria nacional e hoje à guarda do Museu Nacional do Azulejo, pertenceu outrora a um palácio situado na freguesia de Santiago, propriedade da família Ferreira de Macedo no final do século xvii. A investigação apresentada procura esclarecer alguns aspectos relacionados com a execução do grandioso painel e com o perfil sócio-cultural do encomendador. À luz de novos elementos documentais, o artigo discute ainda a questão da autoria do painel, dada há muito ao pintor barroco Gabriel del Barco.
- Relevos e gravuras num fogão do Palácio Nacional de SintraPublication . Flor, Pedro
- Chronological assessment of della Robbia sculptures by using PIXE, neutrons and luminescence techniquesPublication . Dias, M. I.; Rodrigues, A. L.; Kovács, Imre; Szőkefalvi-Nagy, Zoltán; Prudêncio, M. I.; Kasztovszky, Zsolt; Maróti, Boglárka; Marques, R.; Flor, Pedro; Cardoso, G.Portuguese museums and private collectors gather a variety of Italian glazed terracotta sculptures attributed to the della Robbia workshop, particularly active between the 15th and 16th centuries. Compositional studies of the paste using INAA, PGAA and XRD and enamel using PIXE, and luminescence protocols, were used as a tool to ascertain the attribution of the sculptures to della Robbia workshop. Geochemical and mineralogical patterns were defined enabling to express the production recipe. The luminescence ages were found to be between 1380 and 1640 in some cases with high uncertainties. The compositions of the blue glazes were proved to be similar to other measured on della Robbia sculptures from French and Italian collections based on cobalt pigments. Arsenic behaviour, which is associated to cobalt in most cobalt-minerals, is rather peculiar, as it was already found in other della Robbia sculptures enabling a chronological framework, pointing to a production after 1520. Based on the results, most of the analysed sculptures implies a della Robbia production, and only a few point to a composition and chronology not related with that workshop.
- Un retrato desconocido de Isabel La CatólicaPublication . Flor, PedroLas reservas de la National Gallery de Londres albergan una pintura identificada como María Magdalena atribuida a un maestro desconocido de posible origen franco-flamenco. La identificación iconográfica del personaje se basa en el pequeño frasco que sujeta. Sin embargo, un análisis más detallado de la obra nos permite plantear la hipótesis de que se trate antes de un retrato de Isabel la Católica, no sólo por comparación con otros ejemplares iconográficos de la Reina, sino también por las joyas que ostenta. Partiendo de la comparación estilística con obras coevas resulta problemático determinar con precisión el autor de la pintura, pero es posible que se trate de Michel Sittow o alguien de su círculo de influencia, cuya actividad se conoce precisamente a finales del siglo XV y principios del XVI al servicio de la corona española.