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- Pintores de Lisboa (séculos XVII e XVIII): a Irmandade de S. LucasPublication . Flor, Susana Varela; Flor, PedroO presente livro Pintores de Lisboa do século XVII e XVIII – a Irmandade de S. Lucas trata do universo de artistas que laborou nesta cidade e que se dedicou à arte da pintura e à prática do debuxo . Desde pintores nascidos e formados nas principais oficinas da capital até estrangeiros que estanciaram ou se fixaram no nosso país, atraídos pela oportunidade de trabalhar para a Coroa portuguesa, detentora de um vasto Império, todos satisfizeram encomendas para a clientela lisboeta, ávida pelo consumo de obras de arte. Em comum, artistas nacionais e estrangeiros tiveram a devoção ao Santo Patrono, o Evangelista S. Lucas, cuja confraria instituída no antigo Mosteiro da Anunciada regulou, por quase dois séculos, a actividade de pintores de cavalete, de brutescos, de dourado, de quadratura, de azulejo, de iluminura e dos demais ofícios relacionados com a arte do desenho. As fontes documentais subjacentes à realização deste livro encontram-se à guarda da Academia Nacional de Belas-Artes, que já tinham conhecido uma primeira publicação em 1931, de autoria do Coronel Garcez Teixeira. Considerando que tal obra apresentava apenas extractos da informação contida nesse fundo documental, tornava-se imperiosa a publicação da história da Irmandade ainda inédita, numa versão mais completa e alargada, no ano em que a Academia Nacional de Belas-Artes completa 180 anos de existência.
- Uma face da construção da EuropaPublication . Flor, Pedro
- Grande panorama de Lisboa em azulejo: novos contributos para a fixação da data, encomenda e autoriaPublication . Flor, Pedro; Coutinho, Maria João Pereira; Ferreira, Sílvia; Flor, Susana VarelaO Grande panorama de Lisboa, obra maior da azulejaria nacional e hoje à guarda do Museu Nacional do Azulejo, pertenceu outrora a um palácio situado na freguesia de Santiago, propriedade da família Ferreira de Macedo no final do século xvii. A investigação apresentada procura esclarecer alguns aspectos relacionados com a execução do grandioso painel e com o perfil sócio-cultural do encomendador. À luz de novos elementos documentais, o artigo discute ainda a questão da autoria do painel, dada há muito ao pintor barroco Gabriel del Barco.
- Discursos : língua, cultura e sociedade: a construção da EuropaPublication . Cardoso, João Luís; Flor, Pedro
- Characterization of the ceramic Glazed tiles of the Palácio Almada (Lisboa)Publication . Flor, Pedro; Carvalho, Ana Paula; Vaz, Fátima; Flor, Susana Varela; Santos, TeresaThis study reports the mineralogical and chemical characterization of the ceramic body of tiles signed by Gabriel del Barco, which belong to the Palácio Almada in Lisbon [1]. Nowadays, the tile panels are not in its original place and their appearance reflect the constant changes that they have been through. Gabriel del Barco was an important tile painter from the 17th century, who began his career as an oil painter, linked to the most relevant Portuguese baroque artists. The influent Almada family was the owner of the former palace near Rossio, one of the most significant and busy squares in 17th century Lisbon. Gabriel del Barco has been currently under investigation by the authors of this presentation through a FCT funded project [2]. In fact, the painter’s characteristics and his large amount of works (both signed and ascribed), make him a unique artist in the Portuguese tile’s panorama. Powder samples carefully removed from the two panels of the palace were analysed by X-ray diffraction (DRX) and energy-dispersive X-ray spectroscopy (EDS). The results revealed that the mineralogical and chemical compositions are almost the same for the two panels. Chloride is present only in one of the panels. A comparison with the present results is made with a recent work, where signed and nonsigned tiles attributed to the artist, was made [3]. We discuss the several factors that may affect the characteristics of old tiles, which may involve differences in the manufacturing process, or environmental factors as the precipitation of water
- A arte do retrato em Portugal nos séculos XV e XVI: problemas, metodologia, linhas de investigaçãoPublication . Flor, PedroEstudar a arte do retrato em Portugal, em particular a produzida entre o final da Idade Média e o Renascimento, constitui o objecto da actual reflexão. Ao longo do período considerado, vários espécimes de retrato foram executados sob os mais diversos formatos, materiais, tipos e qualidades. A identificação e a análise dos principais testemunhos da arte do Retrato entre nós e o estabelecimento de paradigmas e práticas de representação serão inquietações que nos acompanharão ao longo do nosso trabalho. A contextualização histórica e o estabelecimento de vocabulário específico sobre a retratística moderna nacional, bem como de uma tipologia flexível mas rigorosa, assumirão particular destaque durante o presente artigo.