Loading...
3 results
Search Results
Now showing 1 - 3 of 3
- Rotulagem alimentar na perspetiva dos operadores: perceção dos operadores económicos face à aplicação do novo quadro regulamentar europeu de informação sobre os géneros alimentícios.Publication . Carrilho, Teresa; Moura, Ana Pinto de; Cunha, Luís MiguelNa sequência da publicação do Regulamento (UE) n.º 1169/2011 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 25 de outubro, relativo à prestação de informação aos consumidores sobre os géneros alimentícios, que implicou novas obrigações, surgiram, à época, entre os operadores das empresas do setor alimentar certas preocupações sobre a sua interpretação e aspetos práticos de implementação, pelo que se entrevistaram os operadores mais representativos do setor agroalimentar quer pertencentes às empresas da indústria alimentar quer pertencentes ao retalho organizado. O presente trabalho visa rever retrospetivamente as opiniões destes operadores em relação aos pontos fortes e fracos do Regulamento, bem como as oportunidades e ameaças subjacentes à sua implementação tanto para o seu negócio como para o consumidor. Recorrendo-se à análise temática, procedeu-se à categorização dos discursos desenvolvidos pelos operadores económicos, tendo por base opiniões semelhantes e contrastantes. Os resultados indicam que os operadores apresentavam uma opinião na generalidade positiva sobre o Regulamento, bem como avaliaram adequado o seu então prazo de aplicação. Os operadores identificaram a dimensão dos caracteres como obstáculo à informação voluntária e sugeriram o desenvolvimento de campanhas de divulgação junto do consumidor sobre a nova regulamentação da União Europeia relativa à prestação de informação aos consumidores sobre os géneros alimentícios.
- Valorização de produtos da pesca do rio Minho: perceção dos consumidores e desenvolvimento da marca dos produtos piscícolasPublication . Manso, Nina Vigon; Moura, Ana Pinto de; Cunha, Luís MiguelO vale do rio Minho destaca-se no panorama Ibérico pelos seus valores naturais, em particular os recursos piscícolas que são explorados pela comunidade piscatória. A pesca, assim como o turismo gastronómico associado apresentam-se como fatores de competitividade para a região. É assim do interesse comum fornecer ao mercado de consumo produtos da pesca valorizados pela garantia da autenticidade e da utilização de recursos explorados de forma sustentável, proporcionando a satisfação do consumidor e promovendo a responsabilidade social. Enquadrado no projeto de investigação Contribuição para a Gestão e Valorização de Produtos da Pesca do Rio Minho (COOPERMINHO), o presente trabalho visa identificar os principais objetivos e abordagens metodológicas associadas à problemática da valorização de produtos da pesca do rio Minho: perceção dos consumidores e desenvolvimento da marca dos produtos piscícolas.
- Conceptualização e perspetivas do consumidor face à economia circular na valorização de novos produtos/ingredientes em contexto alimentarPublication . Sousa, Pedro Manuel de; Moreira, Maria João; Moura, Ana Pinto de; Cunha, Luís MiguelAnualmente, as indústrias agroalimentares dos países industrializados produzem aproximadamente 1,3 mil milhões de toneladas de resíduos alimentares, provocando inúmeros problemas ambientais, os quais contribuem para as alterações climáticas do planeta. A adoção de uma política de economia circular tem recebido especial atenção por parte das indústrias agroalimentares, permitindo a criação e desenvolvimento de novos produtos alimentares constituídos por subprodutos que de outra forma seriam desperdiçados. O presente trabalho, de cariz exploratório, visa avaliar o modo como o consumidor conceptualiza o conhecimento dos consumidores relativamente ao conceito de Economia Circular, bem como identificar o reconhecimento por parte do consumidor da utilização de subprodutos provenientes da indústria alimentar para obtenção de novos produtos e/ou novos ingredientes alimentares. Para isso, foi aplicado um questionário a 140 participantes utilizando o método de associação livre de palavras. A análise estatística realizada permitiu aferir que a perceção dos consumidores sobre a política de economia circular já se encontra bastante consolidada, mas a informação sobre o conceito e a utilização de subprodutos provenientes da indústria alimentar é ainda bastante limitada. Uma maior promoção e divulgação pelas entidades competentes dirigida ao público em geral, poderá contribuir para uma maior integração, participação e aceitação destas duas potenciais soluções para um futuro mais sustentável.