Loading...
6 results
Search Results
Now showing 1 - 6 of 6
- Comparação entre modelos pedagógicos de dois cursos de licenciatura na modalidade a distância em ciências aplicadas em Portugal e no BrasilPublication . Ishida, Márcia; Martinho, Ana Paula; Amante, Lúcia; Pereira, Pedro; Caeiro, SandraA Universidade Aberta de Portugal, fundada em 1988, é a única instituição pública de ensino superior a distância no país, oferecendo cursos para qualquer parte do mundo. Tornou-se referência no domínio avançado do e-learning e da aprendizagem online através do desenvolvimento do seu Modelo Pedagógico Virtual. No Brasil, a partir da implantação do Sistema Universidade Aberta, a educação a distância vem sendo implementada sistematicamente nas Instituições de Ensino Superior Públicas, como uma das políticas governamentais de inclusão social e acesso ao ensino superior público de qualidade. O presente trabalho tem por objetivo comparar dois modelos pedagógicos de cursos de licenciatura oferecidos na modalidade a distância na área das ciências aplicadas: Ciências do Ambiente da Universidade Aberta de Portugal e Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina, integrante do Sistema Universidade Aberta do Brasil. As diferenças são realçadas e é efetuada uma análise SWOT a cada curso (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Condicionantes), tendo em conta que são cursos na área das ciências e normalmente associados a componentes presenciais práticas. Concluiu-se que a troca de experiências entre universidades que adotam o sistema de aprendizagem e-learning e a parceria com instituição de prestígio como a Universidade Aberta de Portugal que possui tradição nessa modalidade de ensino possibilitam o aperfeiçoamento do Projeto Político Pedagógico dos cursos superiores no Brasil e contribuem para a democratização do acesso ao ensino superior de qualidade no Brasil e em Portugal.
- NETCU: analising e-Learning neworked curricula in Europe: the importance of legal and quality assurance aspectsPublication . Martinho, Ana Paula; Caeiro, Sandra; Morgado, Lina; Pereira, Alda; Truyen, Fred; Ubachs, George; Leuven, K. U.
- New challenges for e-learning post-graduation in exact and technological sciencesPublication . Caeiro, Sandra; Costa, Fernando Pestana da; Moura, Ana Pinto de; Martinho, Ana Paula; Nicolau, Paula Bacelar; Ramos, Maria do Rosário; Araújo, João; Azeiteiro, Ulisses; Rocio, VitorLearning and teaching in an on-line environment are, in many ways, much like teaching and learning in any other formal education context. However, the pervasive effect of the on-line medium creates a unique environment for teaching and learning (Anderson, 2004). This century will see the emergence of a post-modern era of distance education characterized by increased diversity and choice (Garrison, 2000). Such development is made possible by new communication technologies, as exemplified by the evolution of the open universities in their adoption of new models to replace/complement the traditional self-paced, independent learning model of the industrial era (Davis, 1999). The implementation of these new models to formal master courses in specific areas of life sciences, mathematics and technology is a new challenge, where face to face field and laboratory activities are often compulsory. This paper presents a preliminary reflection on the working experience of three masters courses taught at Portuguese distance learning university. In Portugal those courses are novel both in terms of the e- or b-learning regime, and in terms of curricular contents and professional competence outcomes.
- Um percurso para a sustentabilidade na Universidade AbertaPublication . Caeiro, Sandra; Grilo, Rita; Martinho, Ana Paula; Nicolau, Paula Bacelar; Simão, João; Ferreira, Célia; Trindade, Jorge; Oliveira, Carla Padrel deAs Instituições de Ensino Superior (IES) têm um papel essencial na implementação de iniciativas e práticas de Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) e no âmbito dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, sendo importantes agentes de mudança (Leal Filho et al., 2017, Kapitulcinová et al., 2018). Essas iniciativas podem ser efetuadas em diversos eixos desde o ensino e curricula, às operações no campus, à gestão de organização, à relação com a comunidade externa, à investigação, e à avaliação e comunicação. O objetivo deste trabalho é apresentar as atuais iniciativas de implementação da EDS na Universidade Aberta (UAb), nos seus diversos eixos, efetuando um balanço das vantagens e barreiras dessa implementação e desenvolvimentos futuros. A UAb é uma universidade pública portuguesa de ensino a distância, com cerca de 6000 estudantes em 23 países, em particular no espaço lusófono sendo constituída por quatro unidades orgânicas e uma organizacional nas áreas das Ciências e Tecnologia, Ciências Sociais e Gestão, Educação, Humanidades e Aprendizagem ao Longo da Vida. A sua sede é em Lisboa, tendo duas Delegações no Porto e Coimbra e dezoito Centros Locais de Aprendizagem (CLA) espalhados pelo continente e ilhas e um em Moçambique. Os CLA resultam da criação de parcerias entre a UAb e a sociedade civil. Toda a oferta pedagógica está integrada no Processo de Bolonha e é lecionada em regime de elearning, sendo uma instituição europeia de referência, no domínio avançado do elearning e da aprendizagem online, através do reconhecimento do seu Modelo Pedagógico Virtual® (Pereira et al., 2007). A UAb tem vindo a desenvolver nos últimos anos diversas iniciativas de implementação nos vários domínios da EDS incluindo a avaliação do desempenho e comunicação da sustentabilidade da instituição. Para o efeito, e mais recentemente, a UAb submeteu a avaliação desse desempenho ao programa Sustainability Tracking, Assessment & Rating System (STARS). Como resultado, a UAb passou a integrar a Association for the Advancement of Sustainability in Higher Education, permitindo, assim, o início de um processo de revisão externa desta avaliação. Como resultado importante da revisão foi atribuído à UAb o Selo STARS Bronze pelas atividades verificadas na área da Sustentabilidade do Campus, sendo a primeira Universidade em Portugal a obter este selo. Os pontos fortes da UAb em termos da implementação da sustentabilidade apoiam-se atualmente na sua dimensão académica (com vários cursos formais e não formais na área da sustentabilidade) e na inovação, incluindo a inclusão (permitindo uma educação para tod@s em qualquer etapa da vida adulta, englobando pessoas com deficiência e reclusos), e não tanto na categoria das operações no campus. No âmbito da avaliação STARS, foram identificadas propostas de melhoria do desempenho da sustentabilidade da UAb. Estas resultaram da aplicação, em 2018, de processos participativos direcionados para a comunidade UAb (colaboradores, administração e alunos) e do desenvolvimento e concretização em 2016 de uma formação direcionada para os colaboradores UAb sobre boas práticas ambientais em contexto organizacional. De forma a dar continuidade à avaliação e às propostas apresentadas foi elaborada uma carta de intenções com um conjunto de propostas e respetivas ações de operacionalização, com vista à melhoria da implementação da sustentabilidade na UAb. Essas propostas estão agora a ser empreendidas, nomeadamente através da (i) elaboração de guias de boas práticas de sustentabilidade para estudantes e funcionários em formato digital; (ii) da promoção do serviço à comunidade com base em iniciativas provenientes dos estudantes e funcionários; e (iii) da avaliação da literacia em sustentabilidade dos docentes. Espera-se que com esta apresentação se possa partilhar a experiencia da UAb e as formas de ultrapassar barreiras na implementação da sustentabilidade nas IES.
- Training and employability, competences from an e-learning undergraduate programme in environmental sciencesPublication . Martinho, Ana Paula; Caeiro, Sandra; Caetano, Fernando J. P.; Azeiteiro, Ulisses; Nicolau, Paula BacelarThe trail to sustainability requires revolutionising the way environmental professionals perceive and solve environmental problems. The challenge is to prepare them to cope with societal economic and technical changes, to maintain a job and a positive role in the quest for sustainability. The environmental sector is gradually moving from an ‘end-of-pipe’ approach to environmental management holistic, process-based approaches, which require an entire new set of technical, social and individual skills and competences. Environmental professionals have to acknowledge the different dimensions and complexity of environmental issues, through a more proactive attitude and development of integrated solutions. In a globalisation context, environmental professionals have to develop social, ethical, creative, personal and interpersonal skills in addition to technical competences to be of value in attaining sustainability. These skills are also necessary for university environmental graduates to enter the labour market and improve their employability. This study aims to assess the development and acquisition of key skills and competences in the 1st cycle degree programme of Environmental Sciences at the Universidade Aberta, the Portuguese Distance Learning University, and their contribution to the employability of its graduates. For the assessment a questionnaire survey was conducted to the graduated students. The results are discussed within the European Tuning framework for higher education programs.
- E-learning for the environment : the Universidade Aberta (Portuguese OpenDistance University) experience in the environmental sciences post-graduate coursesPublication . Nicolau, Paula Bacelar; Caeiro, Sandra; Martinho, Ana Paula; Azeiteiro, Ulisses; Amador, FilomenaPurpose – In recent decades, there has been an increase of public awareness about environmental problems. A simultaneous effort to increase educational course offerings in this area has been made. The purpose of this paper is to evaluate the first edition of the blended learning MSc in Environmental Citizenship and Participation that is offered by Universidade Aberta, Lisbon, Portugal. This is the first and only MSc offered in the distance learning mode in Portugal in this scientific area. The Master’s programme includes environmental and social sciences contents. Also the programme includes tools and methodologies designed to help the students put into practice their expanded awareness, and knowledge within educational and public participation processes, within environment projects, programs or plans. Design/methodology/approach – Evaluation is performed with the students using three data sources: a questionnaire survey, personal interviews and assessment materials produced by the students. These data are designed to evaluate course performance in terms of: student motivation, student-content interaction, student-student interaction, student-teacher interaction, learning activities, type of evaluation, and student’s environmental citizenship attitudes and behaviours. Findings – The qualitative analysis indicates a very high level of student motivation and satisfaction with the programme. The course contents, organisation and learning regime allow students to change their attitudes about environmental domains and to feel they will contribute to others change of attitudes and behaviours. Originality/value – E-learning brings new dimensions (to traditional education when it comes to adult learning) and increases the motivation to learn about environmental issues (if the e-learning for environment course allows for new ways of exploring and solving environmental problems in an interactive way). Moreover, it may increase the readiness to learn if the students are allowed to move into new social roles through the course.