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- Desemprego, saúde mental e migração: revisão sistemáticaPublication . Gregoviski, Vanessa; Euzebio, Luiza; Monteiro, Janine; Areosa, João; Gronita, JoaquimRealizou-se uma revisão de estudos empíricos sobre a relação entre desemprego em migrantes e impactos na saúde mental. Selecionaram se 18 artigos para Análise Temática. Foram categorias: centralidade do trabalho/desemprego vs. vulnerabilidades múltiplas; enfoque psicopatológico vs. sociolaboral; tempo de migração; idioma; e interseccionalidades. Os artigos reafirmam danos à saúde como impacto do desemprego, dialogando majoritariamente com o enfoque psicopatológico. O desemprego necessita uma apropriada discussão relacionada à migração e à saúde mental. Os dados sumarizados indicam a complexidade do cenário, dos múltiplos causadores e agravantes.
- PEACEMAKERS Project: “Peace dialogue campus network: fostering positive attitudes between migrants and youth in hosting societies”: needs analysisPublication . Koç University; University of Bologna; Erasmus University Rotterdam; Universidade Aberta; Gaziantep University; Humboldt-Universität zu Berlin; Silva, Mário Filipe da; Sousa, Lúcio; Sequeira, Rosa Maria; Gronita, Joaquim; Ramos, NatáliaThe ongoing refugee crisis in Europe and Turkey reinforced xenophobic and anti-immigrant sentiment, manifested in attacks on migrants, and those perceived as foreigners and support for populist anti-immigration parties in many European Union (EU) states. In many of the EU member states, high levels of immigration appear to have produced an increase in hostility toward immigrants (Quillian 1995; McLaren 1996b), increased support for right-wing parties (Knigge 1998; Lewis-Beck & Mitchell 1993), and even produced violent right-wing behaviour (McLaren 1999). “In September, United Nations High Commissioner for Human Rights Zeid Ra’ad al-Hussein warned leaders of populist parties in Europe about the corrosive effect on societies of their instrumentalization of bigotry and xenophobia for political ends.” (Human Rights Watch, 2017). As we see this trend continuing in Europe and Turkey, the question to ask is how to reduce intergroup prejudice and discrimination in order to promote inter-ethnic social inclusion. Indeed, immigration is very often source of “shock of the culture” for both native and immigrant people, often leading to what is called the “integration crisis”, that is, a conflictual situation among individuals with different geographical, cultural, or ethnic background. Such crisis is often caused by the necessity for individuals to redefine social interactions and norms that are adaptive for all social groups. To do this, it is essential to understand the perspective of both native, or the majority, and immigrant people, or the minority group. Research on social integration has shown that the inclusion of the new members in the host societies is the basis for social cohesion (Fleras, 2009), and continuous positive contacts between members of different groups (Allport, 1954) are necessary, as they increase native people’ knowledge about immigrants and vice versa, then break prejudices and stereotypes, facilitating the social cohesion.
- Intervenção social na deficiência: complexidade e trabalho de equipaPublication . Gronita, JoaquimEste capítulo incide sobre a temática da intervenção social na deficiência. Desenvolve uma abordagem concetual sobre o método de intervenção, para depois apresentar perspetivas teóricas da deficiência e modelos de intervenção social. Por último, analisa a complexidade da realidade social e das práticas profissionais, que requerem a colaboração dos profissionais e a introdução de uma dinâmica de trabalho em equipa. Esta operacionalização da intervenção implica a referência a diferentes modelos de trabalho em equipa e a compreensão das caraterísticas do trabalho individual e do trabalho colaborativo, que se carateriza por diferentes padrões de funcionamento.
- Intervenção social e deficiênciaPublication . Louro, Cristina; Gronita, JoaquimA elevada dispersão de conhecimentos sobre intervenção social e deficiência e a diversidade de disciplinas e especialidades que concorrem para a compreensão holística das problemáticas vivenciadas pelas pessoas com deficiência e para consubstanciar a intervenção casuística e/ou social adequada, justificam a sistematização de saberes consubstanciada neste texto. A publicação é composta por catorze capítulos, agrupados em duas partes. Na primeira parte, procede-se ao enquadramento histórico, concetual, social e cultural da deficiência e na segunda analisam-se sistemas e práticas de intervenção. Assim, esta obra examina fatores sociais, culturais e económicos que conduzem à construção social da deficiência. Proporciona o domínio das convenções internacionais, recomendações e instrumentos internacionais sobre deficiência, das políticas internacionais sobre a matéria, com especial incidência nas de âmbito europeu e das políticas sociais portuguesas para as pessoas com deficiência. Proporciona também conhecimentos teóricos e metodológicos da intervenção social inerentes às respostas sociais destinadas a estas pessoas, evidenciando as perspetivas inclusiva e preventiva e o ciclo de vida humano. Contribui para a habilitação e para o desenvolvimento da atividade profissional e científica neste domínio, capacitando os profissionais para a participação ativa na definição de políticas e estratégias, para a planificação e para a intervenção em domínios, tais como a vida independente, o diagnóstico e cuidados de saúde, intervenção precoce a infância, educação e inclusão, integração profissional, o lazer e o desporto, acessibilidades e produtos de apoio, políticas, respostas sociais e intervenção social na deficiência, dando relevância ao trabalho em equipa e, por fim, a análise e operacionalização das políticas públicas de acordo com os seus desafios, na atualidade e numa perspetiva futura.
- PEACEMAKERS Project: “Peace dialogue campus network: fostering positive attitudes between migrants and youth in hosting societies”: strategy paperPublication . Koç University; University of Bologna; Universidade Aberta; Humboldt-Universität; Erasmus University Rotterdam; Gaziantep University; Silva, Mário Filipe da; Sousa, Lúcio; Sequeira, Rosa Maria; Gronita, Joaquim; Ramos, Natália
- How to design your own social inclusion project?: Best practice guide for university students. A case study: Peacemakers ProjectPublication . Koç University; Universidade Aberta; University of Bologna; Humboldt-Universität; Erasmus University Rotterdam; Gaziantep University; Silva, Mário Filipe da; Sousa, Lúcio; Sequeira, Rosa Maria; Gronita, Joaquim; Ramos, NatáliaThis “Best Practice Guide for University Students on How to Design Your Own Social Inclusion Project” is prepared for university students planning to start a social inclusion project on or outside their campus, but do not know where to start. A step-by-step approach will guide the way to a successful social inclusion student project that will raise awareness in your circles and attract others to get onboard. The Erasmus+ project titled “PEACEMAKERS: ‘Peace Dialogue Campus Network: Fostering Positive Attitudes between Migrants and Youth in Hosting Societies’” is taken as a case study.
- Intervenção precoce na infânciaPublication . Gronita, JoaquimDepois de uma breve introdução, são apresentados os conceitos de intervenção precoce na infância, procede-se a um enquadramento teórico e perspetiva-se um enquadramento evolutivo das práticas nacionais e internacionais. Por fim, analisam-se as práticas e recomendações inerentes às práticas profissionais de qualidade e, em termos organizacionais, inerentes às respostas sociais implementadas.
- O impacto da deficiência na dinâmica da famíliaPublication . Gronita, JoaquimApresentamos uma análise teórico-conceptual e empírica sobre o impacto da deficiência na dinâmica da família. Este impacto inicia-se no(s) ato(s) de fala entre profissionais e família, inerente(s) ao anúncio da deficiência e/ou na tomada de consciência da problemática, por parte dos membros da família. Estes processos comunicacionais contribuem para construção social da deficiência e para a percepção/apropriação da problemática, influenciando as estratégias de coping individuais e a dinâmica da família. Particulariza-se a vivência subjetiva dos pais de crianças com deficiência, aquando do anúncio da problemática, o que se traduz num impacto emocional acentuado e em dificuldades em lidar com a situação. Estes factos e mudanças inesperadas, constituem uma crise acidental do ciclo de vida da família. A maneira como, e se, esta crise é ultrapassada, associa-se a um processo de adaptação individual e sistémico, numa interação e dinâmica familiar significativas. Este processo de adaptação poderá ser mais ou menos longo, conforme as características da pessoa com deficiência, as caraterísticas individuais e do sistema familiar, como um todo, e os recursos internos e externos que o mesmo dispõe. Estes mesmos fatores, encontram-se relacionados com a maneira como as famílias lidam com a deficiência ao longo do seu ciclo de vida, uma vez que se repercutem nas estratégias de coping que desenvolvem. Sendo possível os profissionais contribuírem para a melhoraria dos processos comunicacionais com as famílias, a melhoria dos recursos das famílias, a diminuição dos seus níveis de stresse e desenvolvimento de estratégias de coping eficazes, urge a formação e o desenvolvimento de competências profissionais neste âmbito.