Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 5 of 5
  • Integração e saúde da comunidade Hindu em Portugal
    Publication . Monteiro, Ivete; Ramos, Natália; Vieira, Cristina
  • Health beliefs and protection practices in the Hindu Community in Portugal
    Publication . Ramos, Natália; Monteiro, Ivete
    The present study seeks to identify beliefs and protective practices used by Hindus residing in Portugal and to recognize how these beliefs and practices are perpetuated throughout the generations. It is a qualitative study in which semi-structured interviews, film observations and photographic observations were conducted, directed at the health and protection practices carried out in the temples and in the homes of Hindu families. The data collected in the interviews was subjected to content analysis and, through the images collected, practices related to health and protection were analysed. The results obtained reveal that Hindus initially resort to the practices transmitted by their ancestors in solving simpler health problems, demonstrating a strong connection with the culture of origin and respect and appreciation for the wisdom of the older members of the community. Intergenerational transmission is done informally through observation, the teaching of older elements and participation in rituals in a mutual recognition of ancient wisdom and the adaptive potential of younger people. It is mainly women who dominate health knowledge and practices and popular medicine.
  • O papel dos avós hindus no bem-estar e saúde dos netos
    Publication . Monteiro, Ivete; Ramos, Natália
    Os avós hindus desempenham um papel fundamental nos primeiros anos de vida dos seus netos, colaborando com os pais nos cuidados, na educação e na socialização da criança. A sua presença constante permite que exista uma articulação entre os valores tradicionais do hinduísmo e as práticas e costumes da sociedade de acolhimento, essenciais para a estruturação da identidade da criança em contexto migratório. O contributo para o bem-estar dos netos decorre naturalmente e é fruto da sua maior disponibilidade e da sua proximidade física, o que facilita a criação de laços com os seus netos e a transmissão dos ensinamentos e dos valores hindus . A presença física é determinante para que os netos conheçam as suas origens e mantenham um contacto ativo com a sua cultura, a diversos níveis tais como a alimentação, a religião, a língua e as práticas de cuidados. Os avós hindus representam a solidez, a força, mas também a coesão e a tradição sendo essenciais para o crescimento e desenvolvimento da criança hindu em contexto migratório, valorizando a identidade, as diferenças e a singularidade de cada um. São estes ensinamentos que se tornam vitais, nos dias de hoje, contribuindo para a saúde, segurança e estabilidade emocional dos jovens hindus.
  • Práticas e crenças de saúde na Comunidade Hindu em Portugal
    Publication . Monteiro, Ivete; Ramos, Natália
    O conhecimento do conceito de saúde individual e das crenças e práticas relacionadas, é fundamental para uma convergência de saberes e para um entendimento comum que visa melhorar a saúde do indivíduo e consequentemente, potenciar a saúde e bem-estar da comunidade. Este estudo tem como objetivos identificar crenças e práticas de saúde desenvolvidas na Comunidade Hindu residente em Portugal e analisar como essas crenças e práticas são transmitidas aos elementos mais jovens. Foi utilizada uma metodologia qualitativa, realizando 60 entrevistas semiestruturadas e observação fílmica e fotográfica das práticas realizadas nos templos e nas casas de pais e avós hindus pertencentes a esta comunidade e que falam português. Os dados recolhidos nas entrevistas foram sujeitos a análise do discurso e nas imagens obtidas foram analisadas as práticas e gestos relacionados com a saúde. Os resultados revelam que em Portugal, os hindus recorrem inicialmente às práticas de saúde herdadas dos antepassados e fundamentadas na medicina ayurvédica, as quais são complementadas com as recomendações dadas pela medicina ocidental. Existe uma preocupação em transmitir aos elementos mais novos estas práticas, através da repetição de gestos e da participação nas cerimónias e rituais, para que as mesmas não desapareçam e continuem a fazer parte da sua identidade cultural e familiar.