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Câmara, Maria Alexandra Gago da

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  • Natureza, artifício, e quotidiano. Narrativas e arquiteturas da água no século XVIII
    Publication . Câmara, Maria Alexandra Gago da
    É por todos reconhecida que a arte do azulejo em Portugal tem na sua relação intrínseca com a arquitetura, uma inegável originalidade, que muitos estudos têm abordado e desenvolvido. Especificamente em relação ao azulejo barroco e à sua presença enquanto objeto artístico, este adquiriu uma linguagem própria e o sentido de um ideário, manifestando-se como sabemos num suporte privilegiado de pintura. Apresentou-se sempre como uma resposta simultaneamente estética e pratica às necessidades de cada momento, tendo-se apropriado, de fatores eruditos, procurando transformá-los, assimilá-los de maneiras muito diferentes. “Adjectivador” da arquitetura como assim o rotulou o Engenheiro João Miguel Santos Simões (1907-1972) o azulejo animou os espaços públicos e privados, revestindo interiores e exteriores, com uma notável capacidade de adaptação ao gosto e às solicitações de cada época. Neste contexto, e no âmbito deste curso procuraremos apresentar alguns exemplos relacionados com o tema da água, numa visão de conjunto, dando a conhecer temas desenvolvidos na azulejaria desta época, e a sua lógica de distribuição nas arquiteturas onde se encontram.
  • Azulejaria e vivência exterior na segunda metade do século XVIII: os exemplos de Queluz e da Quinta dos Azulejos”
    Publication . Câmara, Maria Alexandra Gago da
    O tema a apresentar neste encontro procurará abrir- -se como campo de ensaio de hipóteses, conjecturas e questões numa linha de investigação em aberto na área da azulejaria portuguesa setecentista, especificamente entre 1750 e 1790, ciclo cronológico que corresponde à fase final da designada Grande Produção (1750-1755) e ao período Pós- Terramoto (1755- -1780). Partindo do inventário de alguns temas iconográficos na pintura azulejar (quando integrados na arquitectura) e alargados ao gosto da época - ostentando o refinamento da sociedade galante como modo de viver e de evocar um quotidiano setecentista - será possível trabalhar diferentes momentos significativos no corpus azulejar do período em questão numa análise sistemática de imagens, símbolos e gestos fixados pela gramática ornamental e decorativa do rococó estabelecendo a ponte entre a plural idade de tais representações e seus modelos interpretativos com um discurso mais vasto da arte e da cultura portuguesa deste período. A nossa leitura incidirá numa abordagem ao nível da vivência dos espaços exteriores, privilegiando a interacção entre arquitectura e pintura parietal, nomeadamente em jardins (exemplos em questão: os jardins do Palácio de Queluz e o conjunto da Quinta dos Azulejos no Paço do Lumiar), propondo a criação permanente de um espectáculo de representação dos sentidos: valores intimistas e oníricos do rococó.
  • A arte de bem viver : a encenação do quotidiano na azulejaria portuguesa da segunda metade de setecentos
    Publication . Câmara, Maria Alexandra Gago da; Moreira, Rafael; Tavares, Maria José Ferro
    O tema da presente dissertação que apresentamos tem por título "A arte de bem viver": a encenação do quotidiano na azulejaria portuguesa da segunda metade de Setecentos e centra-se justamente sobre o estudo das questões relativas ao espaço da representação e ao lugar do "espectador", na sua reciprocidade e na relação essencial entre estes dois aspectos, num suporte plástico específico e durante um período de tempo determinado. O tema em estudo prende-se deste modo com a procura e registo de cenários sociais íntimos e mundanos na azulejaria portuguesa do período em questão, concebidos como um sistema de reflexos das posturas e vivências sociais. Uma visão cruzada entre a azulejaria portuguesa e a própria representação da sociedade coetânea foi a ideia que guiou este projecto de investigação, apresentando-se assim, simultaneamente como um estudo do azulejo civil na região de Lisboa e um contributo para a história das práticas do quotidiano vividas na capital – enquanto corte - num período, se quisermos, balizado entre duas datas significativas: 1750 e 1807. Realidades cronológicas e tempos de mudança, acompanharam na história da azulejaria um longo período de produção, variado e rico de soluções e propostas decorativas. Assim, 1750, correspondeu ao nascimento do reinado de D. José e a um novo ciclo que se inicia na evolução do azulejo português traduzido pelo esgotamento da predominância do azul de cobalto e pela generalização dos modelos decorativos formais veiculados pelas gravuras de Ausburgo, ao mesmo tempo que se recupera a tradição seiscentista da padronagem, ligada à marca de renovação estética mais evidente da segunda metade do século XVIII: a reconstrução de Lisboa. A segunda data 1807 liga-se esquematicamente ao momento mais agudo das Invasões Francesas e à partida da fami1ia real e da Corte para o Brasil, acontecimentos que provocaram uma estagnação criativa e até mesmo o declínio da produção do azulejo. A depuração ornamental dos meados do século XIX prenuncia o seu fim como material sumptuário das classes dominantes do Antigo Regime e a banalização pela construção burguesa. A área deste trabalho é, assim, a azulejaria civil, entendida numa contextualização cultural e ao mesmo tempo apreendida na sua dimensão e papel eminentemente social, perspectivando-se as relações e as significações entre o discurso da iconografia azulejar e o terreno mais vasto da arte e da cultura portuguesa de Setecentos. Neste percurso, abordámos a azulejaria pelo ângulo dos seus contactos com áreas de estudo tangentes e afins, seguindo sempre uma perspectiva de correspondência e procurando um modelo interpretativo. Foi na intersecção de outros campos que o objecto da nossa pesquisa se foi definindo. Forçosamente, a investigação levou-nos por arrastamento a falar de temáticas diversas que não nos pareceram de modo algum marginais ao objecto do nosso estudo: dos modelos de civilidade aos discursos normativos e às práticas de comportamento social, da identificação de formas e espaços de sociabilidade à tentativa de definição e distribuição do espaço social e físico da casa nobre e sua utência; aspectos mal conhecidos, que podem causar à partida alguma perplexidade numa dissertação em História da Arte, e até mesmo um risco, merecendo portanto uma explicação e um espaço de reflexão. Considerando a relativa abundância de regestes ligados ao quotidiano na azulejaria portuguesa, decidimos apresentá-los como temas iconográficos, intimamente conotados com uma certa "arte de viver" protagonizando e acompanhando a evolução do gosto e tipo especifico de "consumo" estético da sociedade portuguesa de então. Torna-se evidente que a azulejaria deste período se assume como vocabulário social numa espécie de catálogo de regras do "saber estar' que surgem concomitantemente como contribuiu de prestígio para uma hierarquia social e como veículo do imaginário mundano. Do ponto de vista da recriação do quotidiano, ela é potenciadora de leituras dinâmicas, constituindo inevitáveis testemunhos de uma nova "arte de bem viver". A questão central que nos interessou responder foi saber que relações encontrar e estabelecer entre a caracterização destes modelos socio-culturais e o discurso plástico do azulejo. O nosso propósito foi assim captar e apreender na sua totalidade a função social do azulejo, apresentando-o nas suas variantes de discursividade mundana. Nesta perspectiva, preferimos intencionalmente o termo "encenação" do quotidiano ao da "representação ", residindo neste ponto a chave de leitura e a própria legitimidade da azulejaria portuguesa. O conceito de encenação presta-se a diferentes apropriações ideológicas que fazem sentido quando aplicadas e incorporadas no universo da pintura azulejar, como também na percepção que a própria sociedade do século XVIII faz de si própria - na medida em que se estabelecem pontos de encontro entre os que "actuam" e os que "observam", tendendo a constituir-se momentos privilegiados de "espectáculo". A azulejaria reflecte, assim, esta atitude de exibição, procurando elevar actividades comuns à dimensão e categoria teatral, trazendo ao nível da consciência, posturas e vivências até então encarados como espontâneas. Considerámos e dividimos este texto em quatro momentos, que sistematizam as diferentes vias de interpretação do objecto em estudo. Em primeiro lugar, a necessidade de tratar questões relacionadas com o quotidiano levou-nos a reflectir e enquadrar experiências sobre um quadro cultural e social, enquanto instrumentos conceptuais da maior importância para se conceber um entendimento alargado das práticas setecentistas. Entendemos neste ponto: a percepção de conceitos como cortesia, etiqueta e civilidade, a evolução de um discurso normativo; o valor atribuído a uma imensa panóplia de textos do "bem viver" como formulários de práticas sociais, a sua operacionalidade e a definição do próprio espaço e contexto geográfico - a cidade de Lisboa, simultaneamente corte e capital - como ideia de lugar social preeminente. Em segundo lugar avaliou-se o espaço da casa, pois a imposição de um papel social, permitiu a uma elite promotora da construção de palácios e casas nobres informada pelas modas europeias e seguindo as "modernas" condutas de civilidade - exigir para o quadro da vida que a envolve, o cenário da decoração, que escolhe como forma de prestígio e de auto-representação. As características particulares desta franja social, a forma como se distinguem socialmente a sua postura e comportamento social, reflectiram-se de forma evidente na organização do espaço que habita e na importância dada à decoração da sua própria habitação. Constatámos o sentido modelar e de representação de que se revela a habitação nobre, com uma ostentação particular em espaços determinados, criados pela luz e brilho do azulejo, relacionado com a ideia de espelho, a que está associada uma linguagem característica, formulada por temas do quotidiano. As figurações vão integrar espaços do edifício caracterizados pelo efeito lúdico e formal, comportarem-se como cenários. Numa dupla leitura que incide na interacção e diálogo entre arquitectura e pintura azulejar, apresentamos alguns exemplos ao nível da vivência dos espaços azulejares civis interiores e exteriores da região de Lisboa. O terceiro momento foi o da análise de um discurso da iconografia azulejar definindo um elenco de cenas-tipo e formulando um modelo de interpretação particularizado segundo os diversos signíficados que cada um dos temas reflecte. O quarto e último momento forjaram um percurso formal e estilístico do azulejo civil, indagando locais e ritmos de produção, identificando principais protagonistas e modelos, definindo os ritmos estéticos, as motivações, o perfil e o gosto de encomendadores e clientes, como agentes de inovação que foram neste processo artístico.
  • Motivos geológicos nos azulejos do Palácio Ceia
    Publication . Câmara, Maria Alexandra Gago da; SIlva, Carlos Marques da; Pereira, Pedro
    Recurso educativo sobre os motivos geológicos nos azulejos do Palácio Ceia, com depoimentos dos Professores Doutores Alexandra Gago da Câmara e Carlos Marques da Silva.
  • Das ideias às formas: o uso do modelo gráfico ornamental na azulejaria em Portugal (séculos XVI-XVII)
    Publication . Câmara, Maria Alexandra Gago da
    O advento da Idade Moderna em Portugal trouxe consigo profundas alterações e mudanças na História da decoração e do revestimento cerâmico em Portugal. É especificamente pela arte do azulejo que serão reconhecidas essas mudanças, pois não sendo uma invenção de origem portuguesa, os portugueses a vão tornar como sua desde os inícios do século XV. Em nenhum outro país do continente europeu este material recebeu um tratamento tão original e expressivo. A sua intensa utilização transcenderá largamente um mero propósito decorativo. Deste modo, à constatação desde sempre da funcionalidade do azulejo enquanto revestimento cerâmico protetor das arquiteturas, em Portugal juntou-se desde muito cedo a ideia de o entender e conceber como objeto artístico, capaz de envolver ambientes proporcionando uma fruição e harmonia. Repositório de imaginários, a génese das composições ornamentais e o esplendor de uma decoração omnipresente vão conhecer no azulejo português entre os séculos XVI e XVII uma intensa proliferação.
  • Azulejaria barroca na Ilha de São Miguel: temas e perspectivas de investigação
    Publication . Câmara, Maria Alexandra Gago da; Carvalho, Rosário Salomé de
    Torna se incontornável reconhecer que a arte do azulejo produzido e/ou aplicado em Portugal, e também em espaço atlântico, tem, na sua relação intrínseca com a arquitectura, uma inegável originalidade. A historiografia tem vindo a destacar este aspecto, contando se, nos últimos anos, diversas abordagens que centram a sua atenção numa perspectiva integrada, entendendo o azulejo como parte de um sistema decorativo que urge ler na sua globalidade. A esta contextualização do azulejo em relação às outras artes junta se, naturalmente, a dimensão do território em que se insere.