Loading...
4 results
Search Results
Now showing 1 - 4 of 4
- Avós e culturas: relacionamentos e vivências intergeracionais em tempo de pandemia COVID-19Publication . Azambuja, Rosa Maria da Motta; Ramos, Natália; Ramos, Maria da Conceição PereiraNas diferentes culturas, os mais velhos, em especial os avós, constituem elos de apoio e solidariedade entre gerações, funcionando como âncoras da cultura, do cuidado, educação, afetividade, desenvolvimento e transmissão. Nesta pesquisa objetivou-se analisar relatos vividos por avós, em tempos de pandemia Covid-19. Trata-se de um estudo descritivo, de caráter exploratório, qualitativo e intercultural, realizado a partir de entrevistas semiestruturadas e abertas. Participaram desse estudo 37 avós do Brasil, Portugal e Uruguai. Os principais resultados apontam que as relações afetivas se mantêm em período de pandemia, mas o tipo de cuidados e atividades difere entre avós presenciais e virtuais.
- Educação, interculturalidade e cidadaniaPublication . Ramos, Natália; Ramos, Maria da Conceição Pereira; Constantinescu, Ileana; Coutinho, Maria da Penha de Lima; Matias, José; Almeida, Maria Tabita; Antunes, AdelinoA presente obra oferece um conjunto diversificado de textos reunidos em seis capítulos sobre algumas questões que se colocam hoje aos indivíduos, às famílias, às sociedades, às organizações e aos Estados, relacionadas com problemáticas e políticas educacionais, migratórias, interculturais, comunicacionais, de globalização, desenvolvimento, saúde, inclusão e cidadania. Os autores provenientes de diferentes países e áreas disciplinares proporcionam ao leitor abordagens e perspetivas diversificadas sobre a temática em estudo.
- A educação escolar de alunos imigrantes em dissertações e teses brasileiras e portuguesas: o desafio da inclusão das diferençasPublication . Kohatsu, Lineu Norio; Ramos, Maria da Conceição Pereira; Ramos, NatáliaA presença e escolarização de alunos de diferentes nacionalidades, línguas e culturas tem representado grandes desafios sociais e políticos, aos sistemas educacionais e aos pesquisadores, designadamente no Brasil e em Portugal. Com o objetivo de contribuir para a divulgação da produção acadêmica recentemente realizada em algumas universidades no Brasil e Portugal, neste artigo são apresentadas algumas dissertações e teses que tiveram como tema central a inclusão e educação escolar de alunos imigrantes e de minorias étnicas.
- Relação avós e netos em Portugal em tempo de pandemia Covid 19Publication . Ramos, Natália; Azambuja, Rosa Maria da Motta; Ramos, Maria da Conceição PereiraNeste estudo objetivou-se analisar relatos vividos entre avós e netos, em tempos de pandemia da Covid-19. Tratou-se de um estudo descritivo, de caráter exploratório, qualitativo e intercultural realizado a partir de entrevistas semiestruturadas e abertas. Participaram desse estudo 09 avós, do gênero feminino, com idades compreendidas essencialmente entre os 60 e 70 anos de idade, a grande maioria em situação profissional ativa e com netos ainda crianças, residentes em diferentes regiões de Portugal. Os principais resultados apontam que as relações afetivas se mantêm, mas o tipo de cuidado e atividades diferem entre avós presenciais e virtuais. A pandemia acentuou a necessidade de promover a literacia digital entre os mais velhos, já que foi a única « janela » que muitos tiveram durante meses para comunicar, designadamente com os seus netos.