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CEMRI | Recursos educacionais / Educational resources

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Materiais de ensino, aprendizagem ou investigação preferencialmente sob domínio público ou licenciados de forma aberta, de modo a permitir a sua utilização, reutilização ou adaptação por terceiros. Recursos educativos que visam potenciar a criação de novos recursos educativos.

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Esta coleção pode incluir cursos completos, parte de cursos, módulos, livros, artigos de investigação, fotografias, ficheiros de áudio ou de vídeo, testes, software bem qualquer outra ferramenta que potencie o acesso ao conhecimento. O uso de formatos técnicos abertos facilita o acesso e a reutilização dos conteúdos

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Recent Submissions

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  • Guia de orientação ao estudo da Teoria de Vygotsky
    Publication . Silva, Ana Isabel Mateus da
    Este guia resume as principais ideias a abordar sobre a teoria DE LEV VYGOTSKY e remete para leituras obrigatórias sobre este tema.
  • Guia de orientação ao estudo da Teoria de Erik Erikson
    Publication . Silva, Ana Isabel Mateus da
    Este guia resume as principais ideias a abordar sobre a teoria de Erik Erikson e remete para leituras obrigatórias sobre este tema.
  • Guia de orientação ao estudo da teoria Bioecológica de Urie Bronfenbrenner
    Publication . Silva, Ana Isabel Mateus da
    Este guia resume as principais ideias a abordar sobre a teoria de Bronfenbrenner e remete para leituras obrigatórias sobre este tema.
  • Migrações e refugiados: perspetivas da psicologia
    Publication . Ramos, Natália; Silva, Ana Isabel Mateus da; Gronita, Joaquim; Silva, Fátima Ferreira da
    Reflexão sobre a situação das migrações forçadas e refugiados no mundo. Análise de problemáticas que atravessam a complexa e paradoxal realidade das migrações forçadas e refugiados procurando desconstruir representações estereotipadas.
  • Migrações e refugiados: apresentação
    Publication . Ramos, Natália; Silva, Ana Isabel Mateus da; Gronita, Joaquim; Guerreiro, Maria João; Silva, Helder Matta e
    Reflexão sobre a situação das migrações forçadas e refugiados no mundo. Análise de problemáticas que atravessam a complexa e paradoxal realidade das migrações forçadas e refugiados procurando desconstruir representações estereotipadas.
  • Compacto Almeida Faria
    Publication . Sequeira, Rosa Maria
    Vídeo que apresenta uma seleção feita a partir de uma série de cinco programas com o escritor Almeida Faria para o programa "Entre Nós" da Universidade Aberta durante o ano de 2008. O programa, em formato de entrevista ao autor, conduzida por Rosa Maria Sequeira, contém depoimentos de Lídia Jorge, Carlos Reis, Eduardo Lourenço, Jorge Silva Melo, Jorge Braga, Anamaria Filisola, Marcelo Sacco e Beatriz Batarda.
  • As crianças e a igualdade de oportunidades: riscos múltiplos, necessidades especiais
    Publication . Gronita, Joaquim
    No Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades para Todos foi oportuno reflectir sobre as políticas de prevenção existentes e do rumo que se perspectiva para as respostas a todas as crianças com necessidades especiais, sem excluir a dimensão preventiva. Isto, sob pena de estarmos a desrespeitar várias Declarações Internacionais de que somos signatários e de não estarmos a proporcionar a igualdade de oportunidades a todas as crianças . A Intervenção Precoce e a Educação Inclusiva são dimensões complementares da construção de uma sociedade inclusiva.  As equipas já em funcionamento deverão manter os seus profissionais a fim de garantir a qualidade e a continuidade das relações já estabelecidas com as famílias.  Sugere-se no que respeita à organização e gestão da Intervenção Precoce: o A supervisão técnica e exterior à equipa o E como nos aconselhou Bairrão & Almeida, em 2002, “partir das experiências positivas de alguns projectos integrados já existentes e procurar progressivamente alargá-las”, respeitando a diversidade existente. o A homogeneização dos aspectos metodológicos da intervenção, deverá ocorrer da avaliação e investigação, conforme acordo as práticas recomendadas  O Estado deverá incrementar uma Avaliação Externa de todo o sistema de Intervenção Precoce por uma estrutura independente, com envolvimento de estabelecimentos do Ensino superior, efectivada num consórcio inter universitário. Todos quantos em Portugal têm contribuído para a implementação de respostas em Intervenção Precoce, no contacto directo com as famílias, já concluíram que esta resposta não se prescreve e também não se concretiza através de o chamado “trabalho com as famílias” que significa “convencer as famílias a fazer aquilo que os profissionais consideram mais adequado”. Constrói-se numa relação de parceria com a família, de acordo com o que ela sente necessário e de acordo com os recursos que consegue activar na comunidade.
  • Entre Nós : Mulheres século XX : 101 livros
    Publication . Universidade Aberta; Cardoso, Abel; Antunes, Ana Paula
    Entrevista de Raquel Santos a Maria Antónia Fiadeiro, jornalista e comissária da exposição bibliográfica "Mulheres Século XX - 101 Livros", que esteve patente em 2001, no Padrão dos Descobrimentos, Lisboa.
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