CEMRI | Recursos educacionais / Educational resources
Permanent URI for this collection
Materiais de ensino, aprendizagem ou investigação preferencialmente sob domínio público ou licenciados de forma aberta, de modo a permitir a sua utilização, reutilização ou adaptação por terceiros. Recursos educativos que visam potenciar a criação de novos recursos educativos.
News
Esta coleção pode incluir cursos completos, parte de cursos, módulos, livros, artigos de investigação, fotografias, ficheiros de áudio ou de vídeo, testes, software bem qualquer outra ferramenta que potencie o acesso ao conhecimento. O uso de formatos técnicos abertos facilita o acesso e a reutilização dos conteúdos
Browse
Recent Submissions
- Guia de orientação ao estudo da Teoria de VygotskyPublication . Silva, Ana Isabel Mateus daEste guia resume as principais ideias a abordar sobre a teoria DE LEV VYGOTSKY e remete para leituras obrigatórias sobre este tema.
- Guia de orientação ao estudo da Teoria de Erik EriksonPublication . Silva, Ana Isabel Mateus daEste guia resume as principais ideias a abordar sobre a teoria de Erik Erikson e remete para leituras obrigatórias sobre este tema.
- Guia de orientação ao estudo da teoria Bioecológica de Urie BronfenbrennerPublication . Silva, Ana Isabel Mateus daEste guia resume as principais ideias a abordar sobre a teoria de Bronfenbrenner e remete para leituras obrigatórias sobre este tema.
- Metodologia das ciências sociais: métodos quantitativosPublication . Bäckström, Bárbara
- Migrações e refugiados: perspetivas da psicologiaPublication . Ramos, Natália; Silva, Ana Isabel Mateus da; Gronita, Joaquim; Silva, Fátima Ferreira daReflexão sobre a situação das migrações forçadas e refugiados no mundo. Análise de problemáticas que atravessam a complexa e paradoxal realidade das migrações forçadas e refugiados procurando desconstruir representações estereotipadas.
- Migrações e refugiados: apresentaçãoPublication . Ramos, Natália; Silva, Ana Isabel Mateus da; Gronita, Joaquim; Guerreiro, Maria João; Silva, Helder Matta eReflexão sobre a situação das migrações forçadas e refugiados no mundo. Análise de problemáticas que atravessam a complexa e paradoxal realidade das migrações forçadas e refugiados procurando desconstruir representações estereotipadas.
- Compacto Almeida FariaPublication . Sequeira, Rosa MariaVídeo que apresenta uma seleção feita a partir de uma série de cinco programas com o escritor Almeida Faria para o programa "Entre Nós" da Universidade Aberta durante o ano de 2008. O programa, em formato de entrevista ao autor, conduzida por Rosa Maria Sequeira, contém depoimentos de Lídia Jorge, Carlos Reis, Eduardo Lourenço, Jorge Silva Melo, Jorge Braga, Anamaria Filisola, Marcelo Sacco e Beatriz Batarda.
- As crianças e a igualdade de oportunidades: riscos múltiplos, necessidades especiaisPublication . Gronita, JoaquimNo Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades para Todos foi oportuno reflectir sobre as políticas de prevenção existentes e do rumo que se perspectiva para as respostas a todas as crianças com necessidades especiais, sem excluir a dimensão preventiva. Isto, sob pena de estarmos a desrespeitar várias Declarações Internacionais de que somos signatários e de não estarmos a proporcionar a igualdade de oportunidades a todas as crianças . A Intervenção Precoce e a Educação Inclusiva são dimensões complementares da construção de uma sociedade inclusiva. As equipas já em funcionamento deverão manter os seus profissionais a fim de garantir a qualidade e a continuidade das relações já estabelecidas com as famílias. Sugere-se no que respeita à organização e gestão da Intervenção Precoce: o A supervisão técnica e exterior à equipa o E como nos aconselhou Bairrão & Almeida, em 2002, “partir das experiências positivas de alguns projectos integrados já existentes e procurar progressivamente alargá-las”, respeitando a diversidade existente. o A homogeneização dos aspectos metodológicos da intervenção, deverá ocorrer da avaliação e investigação, conforme acordo as práticas recomendadas O Estado deverá incrementar uma Avaliação Externa de todo o sistema de Intervenção Precoce por uma estrutura independente, com envolvimento de estabelecimentos do Ensino superior, efectivada num consórcio inter universitário. Todos quantos em Portugal têm contribuído para a implementação de respostas em Intervenção Precoce, no contacto directo com as famílias, já concluíram que esta resposta não se prescreve e também não se concretiza através de o chamado “trabalho com as famílias” que significa “convencer as famílias a fazer aquilo que os profissionais consideram mais adequado”. Constrói-se numa relação de parceria com a família, de acordo com o que ela sente necessário e de acordo com os recursos que consegue activar na comunidade.
- Abordagens etnográficasPublication . Moreira, Darlinda
- Entre Nós : Mulheres século XX : 101 livrosPublication . Universidade Aberta; Cardoso, Abel; Antunes, Ana PaulaEntrevista de Raquel Santos a Maria Antónia Fiadeiro, jornalista e comissária da exposição bibliográfica "Mulheres Século XX - 101 Livros", que esteve patente em 2001, no Padrão dos Descobrimentos, Lisboa.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »