Coleção Universitária
Permanent URI for this collection
Browse
Recent Submissions
- Programas de intervenção em educação: construção, aplicação e avaliaçãoPublication . Jardim, Jacinto; Pereira, Anabela; Fonseca, Josefa SôniaA obra Programas de Intervenção em Educação trata dos elementos fundamentais para a criação, aplicação e avaliação de programas de intervenção no contexto educativo. Nos dez capítulos, o leitor encontra perspetivas multidisciplinares de modelos teóricos e instrumentos práticos. Começa pela análise dos conceitos e modelos de planificação, as abordagens teórico-práticas de intervenção e a importância da pesquisa neste domínio. Em seguida, mostra como realizar um diagnóstico de necessidades e como proceder para conceber, implementar e avaliar um programa. São apresentados exemplos de técnicas e instrumentos de avaliação. Os exemplos de programas de intervenção são apresentados, por fim, como exemplo. Os autores tiveram a preocupação de fornecer uma estrutura sólida e orientações práticas para a reflexão crítica e a atuação. Desejamos que encontre nestas páginas um guia útil e inspirador para desenvolver projetos de pesquisa e socioeducativos.
- Sociedade e cultura inglesasPublication . Faria, Luísa Leal deO desenvolvimento deste manual deverá deixar claro um percurso social e cultural que se situa geograficamente nas Ilhas Britânicas, mas onde a Inglaterra polariza a maior parte dos acontecimentos relevantes para a análise. Procuramos conciliar os aspetos descritivos que proporcionam enquadramentos contextuais, com a problematização da cultura inglesa, apresentando em todos os capítulos posições teóricas recentes, que evidenciam a pluralidade de perspetivas de análise bem como a diversidade das expressões culturais nas Ilhas Britânicas, num arco temporal que vem desde a Idade Média até ao final da segunda década do século XXI. A problematização da(s) identidade(s) britânicas na modernidade e pós-modernidade é o objeto de análise do corpo deste trabalho, publicado em 1996. A este vem acrescentar-se uma última parte, que foca a cultura e sociedade inglesas desde 1995 até 2020, com a concretização do Brexit. Pretende-se que as estudantes apreendam as principais linhas de mudança do final do século XX para o início do século XXI, no plano da reconfiguração das estruturas sociais, da crescente importância e visibilidade de uma sociedade multicultural, dos processos de reconhecimento ou rejeição das novas condições sociais. Pretende-se, igualmente, examinar as principais linhas de reflexão que vêm problematizando a cultura e a sociedade britânicas nas últimas três décadas.
- Fundamentos de gestão industrialPublication . Oliveira, João Zambujal; Lopes, Manuel MoutaEsta publicação contém os conceitos básicos, teóricos e práticos, necessários para abordar problemas de gestão de operações em ambiente industrial, fornecendo um conjunto de instrumentos, úteis nas diversas vertentes da gestão industrial (decisão, qualidade, previsão, controlo, produção, armazenamento, localização e organização).
- e-SimProgramming: planificar, conceber e acompanhar atividades didáticas online de engenharia de softwarePublication . Pedrosa, Daniela; Cravino, José; Morgado, LeonelA abordagem e-SimProgramming surge da preocupação com a complexidade do ensino de engenharia de software, onde se requer que os estudantes desenvolvam sinergicamente conhecimentos técnicos avançados e competências cognitivas e comportamentais avançadas. É um desafio de aprendizagem que surge numa fase de transição, em que os estudantes transitam de um nível inicial de competências de programação para um nível de proficiência, mais contribuindo para a complexidade deste contexto. Baseia-se esta abordagem em quatro fundamentos conceptuais: (1) Aprendizagem imersiva (2) Autorregulação da aprendizagem (3) Corregulação da aprendizagem e (4) Avaliação formativa. Nela, os estudantes desenvolvem em equipa as atividades, em imersão num ambiente empresarial simulado. Através de narrativas, os estudantes são desafiados a desenvolver um projeto. Nele deparam-se com dilemas e dificuldades que requerem capacidade de pensamento abstrato, além de desenvolverem competências de trabalho em equipa valorizadas pelo mercado laboral, onde o trabalho de programação é geralmente feito em equipas de maior ou menor dimensão. Através de estratégias pedagógicas que ativamente apoiam os estudantes a desenvolver competências de autorregulação e corregulação das suas aprendizagens, são apoiados neste processo e contexto complexos. A abordagem e-SimProgramming assume ainda a necessidade de apoio do estudante através de técnicas de acompanhamento, monitorização e de intervenção por parte do docente no processo de ensino e de aprendizagem de forma regular e em momentos cruciais. Este apoio assume caráter formativo, motivacional ou apoio geral ao estudante. Estes fundamentos da abordagem e-SimProgramming são colocados em prática através de várias dimensões que são explanadas e exemplificadas ao longo do livro, começando pelos conceitos teóricos, passando à planificação pedagógica e à conceção de atividades e materiais, desaguando depois nas planificação e execução das práticas de acompanhamento e intervenção docente, com painéis de instrumentos de apoio, que são apresentados em versões mais e menos elaboradas, conforme a disponibilidade de cada docente para a sua produção.
- Desafios em língua portuguesa: do olhar da linguística textual à perspetiva retórica-argumentativaPublication . Seara, Isabel; Marquesi, Sueli Cristina; Ferreira, Luiz AntônioEste e-book, que ora se apresenta, é a celebração escrita do encontro. A escrita, essa forma indelével de gravar as palavras, as reflexões, as memórias. É a solenização escrita de diálogos travados em múltiplos encontros de investigadores e pesquisadores que, ao longo das últimas décadas, se têm cruzado em eventos científicos e neles têm entretecido verdadeiras ligações, quer de reflexão científica, quer de construção de elos de amizade. É o resultado de diálogos profícuos que fomos construindo em vários colóquios internacionais sobre Escrita e Leitura, organizados pela PUC - São Paulo, nos congressos do Grupo ERA - Estudos Retóricos e Argumentativos da PUC - São Paulo, bem como nos Simpósios Internacionais sobre Análise do Discurso na Universidade Federal de Minas Gerais e na Universidade Federal do Espírito Santo, bem como de Linguística Textual na Universidade Federal do Ceará. Do lado português, na Universidade Aberta, na NOVA de Lisboa, e na Universidade do Porto, em que organizámos, da mesma, encontros internacionais sobre diferentes temáticas. É, concomitantemente, o encontro de estudos do âmbito do texto e do discurso, domínios que os autores têm privilegiado e que aqui, correspondendo a um pedido dos organizadores, souberam colocar em diálogo: a Linguística textual, a Retórica, a Argumentação e a Análise do Discurso.
- Metodologia do trabalho científicoPublication . Gonçalves, Carla AlexandraEste pequeno livro, dedicado à metodologia do trabalho científico aplicada à história da arte e às ciências do património, pretende ocupar um espaço vago no mercado editorial português. Pensado para os estudantes, este livro constitui-se como um recurso de apoio aos alunos universitários que pretendem dar os primeiros passos na investigação científica nestas áreas de trabalho. Aqui se expõe uma breve reflexão sobre o conceito de Ciência, sobre os métodos científicos, sobre as ciências humanas e sociais, o saber histórico e a História da Arte, discorrendo sobre o seu carácter transdisciplinar e sobre as suas metodologias científicas, bem como sobre a missão do historiador da arte. A segunda parte deste volume trabalha sobre assuntos mais práticos, relacionados com a pesquisa e a ordenação dos materiais. O último momento deste manual incide sobre (alguns) problemas relacionados com a redacção e a apresentação de trabalhos de cariz académico e científico.
- Contabilidade financeira: enquadramento conceptual e operações correntesPublication . Silva, José Luís; Morgado, João PedroPara aqueles que estejam a iniciar o estudo da Contabilidade, este manual procura introduzir os temas e operações mais correntes do dia-a-dia de uma entidade de uma forma simples e direta. Procura-se que, através da utilização de uma linguagem acessível, a aprendizagem destas matérias se torne mais adaptada a quem inicia o estudo da Contabilidade Financeira. Nesta manual cada matéria encontra-se teoricamente explicada e acompanhada de casos práticos resolvidos e por resolver, permitindo assim que o leitor coloque em prática os conhecimentos adquiridos em cada capítulo.
- Intervenção social e deficiênciaPublication . Louro, Cristina; Gronita, JoaquimA elevada dispersão de conhecimentos sobre intervenção social e deficiência e a diversidade de disciplinas e especialidades que concorrem para a compreensão holística das problemáticas vivenciadas pelas pessoas com deficiência e para consubstanciar a intervenção casuística e/ou social adequada, justificam a sistematização de saberes consubstanciada neste texto. A publicação é composta por catorze capítulos, agrupados em duas partes. Na primeira parte, procede-se ao enquadramento histórico, concetual, social e cultural da deficiência e na segunda analisam-se sistemas e práticas de intervenção. Assim, esta obra examina fatores sociais, culturais e económicos que conduzem à construção social da deficiência. Proporciona o domínio das convenções internacionais, recomendações e instrumentos internacionais sobre deficiência, das políticas internacionais sobre a matéria, com especial incidência nas de âmbito europeu e das políticas sociais portuguesas para as pessoas com deficiência. Proporciona também conhecimentos teóricos e metodológicos da intervenção social inerentes às respostas sociais destinadas a estas pessoas, evidenciando as perspetivas inclusiva e preventiva e o ciclo de vida humano. Contribui para a habilitação e para o desenvolvimento da atividade profissional e científica neste domínio, capacitando os profissionais para a participação ativa na definição de políticas e estratégias, para a planificação e para a intervenção em domínios, tais como a vida independente, o diagnóstico e cuidados de saúde, intervenção precoce a infância, educação e inclusão, integração profissional, o lazer e o desporto, acessibilidades e produtos de apoio, políticas, respostas sociais e intervenção social na deficiência, dando relevância ao trabalho em equipa e, por fim, a análise e operacionalização das políticas públicas de acordo com os seus desafios, na atualidade e numa perspetiva futura.
- Comunicar bem: práticas e estruturas comunicativasPublication . Sequeira, Rosa MariaEste livro pretende fornecer bases seguras a quem quer frequentar um curso universitário na área das humanidades. Comunicar Bem reúne um conjunto de orientações para ajudar os estudantes na realização de trabalhos escolares e académicos, desde a melhor forma de chegar à informação até ao comentário de diferentes produtos culturais, por exemplo, frases ou citações, textos técnico-científicos, literários, fílmicos e imagens, não descurando o que pode clarificar uma página escrita, por exemplo, a sua apresentação material e a exatidão do tom. Pretende igualmente propor aos professores práticas de utilidade na promoção de competências comunicativas.
- Sociedade e cultura francesas: leituras e perspetivasPublication . Gonçalves, Luís Carlos PimentaEsta obra apresenta e interpreta grandes temas transversais da sociedade e da cultura francesas, da Revolução de 1789 aos acontecimentos de maio de 1968, que tiveram particular impacto não só em França como no mundo. Os temas relacionados com a História de França são acompanhados, nomeadamente, por textos literários. É ainda dado destaque à música popular, ao cinema e à pintura. Por se tratar de um e-book com intuito introdutório e didático os seus três capítulos são precedidos de cronologias que permitem perspetivar e enquadrar os vários temas.