Coleção Universitária
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Coleção Universitária by Title
Now showing 1 - 10 of 33
Results Per Page
Sort Options
- Antropologia visualPublication . Ribeiro, JoséO livro propõe uma abordagem da antropologia visual a partir dos percursos e itinerários de pesquisa realizada no CEMRI – Laboratório de Antropologia Visual /Media e mediações culturais e da colaboração e da cooperação institucional de autores de outros núcleos de pesquisa. Propõe-se a teoria a prática da antropologia visual e aproximar a pesquisa do ensino e da extensão universitária no âmbito da antropologia visual, do filme etnográficos e das narrativas digitais.
- Ciência da administraçãoPublication . Bilhim, João Abreu de FariaTrata-se de uma introdução à ciência da administração, enquanto ciência da administração pública. Esta obra destina-se aos estudantes de administração pública e aos profissionais que queiram compreender melhor a Administração aprofundando os seus conhecimentos, sistematizando e esclarecendo as especificidades da Administração Pública face ao setor privado. A organização das temáticas aqui versadas seguiu o modelo de manual onde a preocupação com a pedagogia ultrapassou, por vezes, o cuidado com o aprofundamento e a necessidade de confronto das diversas perspetivas teóricas, não se tratando, pois, de um ensaio. Nesta perspetiva são colocadas perguntas e respostas no final de cada capítulo.
- Civilizações clássicas I: GréciaPublication . Ferreira, José RibeiroOrganizado em torno da pólis, a cidade-estado grega, este manual estuda pormenorizadamente, a natureza e as funções, as origens e o desenvolvimento, os conflitos, as oposições e os factores de união, os valores e as realizações culturais (arte, literatura, teatro, religião, educação) que estas cidades conheceram ao longo de vários séculos. São estudadas, em especial, as cidades de Esparta e de Atenas. O manual contempla ainda uma abordagem da problemática do aparecimento dos Gregos e da invasão dos Dórios, uma análise dos Poemas Homéricos e da sociedade que nos transmitem e um tratamento sucinto do período helenístico. O volume de estudo integra ainda, além da Bibliografia Geral, vários apêndices, a saber: I. Resumos da Ilíada e da Odisseia; II. Léxico abreviado de termos políticos e sociais; III. Cronologia da história e culturas gregas; IV. Atenas, escola da Hélade.
- Civilizações clássicas II : RomaPublication . Centeno, RuiUma introdução à história do mundo romano, da fundação da Urbs até ao final do Império Romano no Ocidente no ano de 476. Nesta obra apresenta-se uma panorâmica de alguns dos principais aspetos da História de Roma com destaque para a evolução social e económica, bem como para a religiosidade, aspetos da vida quotidiana e da cultura, com destaque para a história da literatura latina. Em apêndice final é fornecido ao leitor um quadro cronológico com alguns dos principais acontecimentos e uma bibliografia geral selecionada sobre a História de Roma.
- Comunicar bem: práticas e estruturas comunicativasPublication . Sequeira, Rosa MariaEste livro pretende fornecer bases seguras a quem quer frequentar um curso universitário na área das humanidades. Comunicar Bem reúne um conjunto de orientações para ajudar os estudantes na realização de trabalhos escolares e académicos, desde a melhor forma de chegar à informação até ao comentário de diferentes produtos culturais, por exemplo, frases ou citações, textos técnico-científicos, literários, fílmicos e imagens, não descurando o que pode clarificar uma página escrita, por exemplo, a sua apresentação material e a exatidão do tom. Pretende igualmente propor aos professores práticas de utilidade na promoção de competências comunicativas.
- Contabilidade financeira: enquadramento conceptual e operações correntesPublication . Silva, José Luís; Morgado, João PedroPara aqueles que estejam a iniciar o estudo da Contabilidade, este manual procura introduzir os temas e operações mais correntes do dia-a-dia de uma entidade de uma forma simples e direta. Procura-se que, através da utilização de uma linguagem acessível, a aprendizagem destas matérias se torne mais adaptada a quem inicia o estudo da Contabilidade Financeira. Nesta manual cada matéria encontra-se teoricamente explicada e acompanhada de casos práticos resolvidos e por resolver, permitindo assim que o leitor coloque em prática os conhecimentos adquiridos em cada capítulo.
- Desafios em língua portuguesa: do olhar da linguística textual à perspetiva retórica-argumentativaPublication . Seara, Isabel; Marquesi, Sueli Cristina; Ferreira, Luiz AntônioEste e-book, que ora se apresenta, é a celebração escrita do encontro. A escrita, essa forma indelével de gravar as palavras, as reflexões, as memórias. É a solenização escrita de diálogos travados em múltiplos encontros de investigadores e pesquisadores que, ao longo das últimas décadas, se têm cruzado em eventos científicos e neles têm entretecido verdadeiras ligações, quer de reflexão científica, quer de construção de elos de amizade. É o resultado de diálogos profícuos que fomos construindo em vários colóquios internacionais sobre Escrita e Leitura, organizados pela PUC - São Paulo, nos congressos do Grupo ERA - Estudos Retóricos e Argumentativos da PUC - São Paulo, bem como nos Simpósios Internacionais sobre Análise do Discurso na Universidade Federal de Minas Gerais e na Universidade Federal do Espírito Santo, bem como de Linguística Textual na Universidade Federal do Ceará. Do lado português, na Universidade Aberta, na NOVA de Lisboa, e na Universidade do Porto, em que organizámos, da mesma, encontros internacionais sobre diferentes temáticas. É, concomitantemente, o encontro de estudos do âmbito do texto e do discurso, domínios que os autores têm privilegiado e que aqui, correspondendo a um pedido dos organizadores, souberam colocar em diálogo: a Linguística textual, a Retórica, a Argumentação e a Análise do Discurso.
- Desenvolvimento comunitárioPublication . Carmo, HermanoConstituindo uma introdução ao estudo das técnicas de desenvolvimento comunitário, a obra começa por abordar o processo de intervenção social em comunidades numa visão diacrónica e sincrónica, sublinhando a sua importância para o desenvolvimento local sustentável. Seguidamente debruça-se sobre dois corpos teóricos fundamentais onde a técnica se fundamenta: a antropologia aplicada e a sociologia de intervenção. Numa terceira aproximação carateriza e discute a metodologia de intervenção comunitária. Termina com a descrição e discussão de alguns campos específicos de atuação.
- Desenvolvimento da linguagemPublication . Sim-Sim, InêsO presente volume é uma obra introdutória ao desenvolvimento linguístico da criança, onde são clarificados conceitos, explicitadas diferentes vertentes do desenvolvimento da linguagem, espelhada a influência de factores sociais no processo do crescimento linguístico e equacionada a relação entre a linguagem e os processos cognitivos. Porque se trata de uma obra introdutória à temática, são utilizados deliberadamente recursos de apoio ao leitor, tais como objectivos de capítulo, sumários temáticos e actividades de consolidação de conhecimentos.
- e-SimProgramming: planificar, conceber e acompanhar atividades didáticas online de engenharia de softwarePublication . Pedrosa, Daniela; Cravino, José; Morgado, LeonelA abordagem e-SimProgramming surge da preocupação com a complexidade do ensino de engenharia de software, onde se requer que os estudantes desenvolvam sinergicamente conhecimentos técnicos avançados e competências cognitivas e comportamentais avançadas. É um desafio de aprendizagem que surge numa fase de transição, em que os estudantes transitam de um nível inicial de competências de programação para um nível de proficiência, mais contribuindo para a complexidade deste contexto. Baseia-se esta abordagem em quatro fundamentos conceptuais: (1) Aprendizagem imersiva (2) Autorregulação da aprendizagem (3) Corregulação da aprendizagem e (4) Avaliação formativa. Nela, os estudantes desenvolvem em equipa as atividades, em imersão num ambiente empresarial simulado. Através de narrativas, os estudantes são desafiados a desenvolver um projeto. Nele deparam-se com dilemas e dificuldades que requerem capacidade de pensamento abstrato, além de desenvolverem competências de trabalho em equipa valorizadas pelo mercado laboral, onde o trabalho de programação é geralmente feito em equipas de maior ou menor dimensão. Através de estratégias pedagógicas que ativamente apoiam os estudantes a desenvolver competências de autorregulação e corregulação das suas aprendizagens, são apoiados neste processo e contexto complexos. A abordagem e-SimProgramming assume ainda a necessidade de apoio do estudante através de técnicas de acompanhamento, monitorização e de intervenção por parte do docente no processo de ensino e de aprendizagem de forma regular e em momentos cruciais. Este apoio assume caráter formativo, motivacional ou apoio geral ao estudante. Estes fundamentos da abordagem e-SimProgramming são colocados em prática através de várias dimensões que são explanadas e exemplificadas ao longo do livro, começando pelos conceitos teóricos, passando à planificação pedagógica e à conceção de atividades e materiais, desaguando depois nas planificação e execução das práticas de acompanhamento e intervenção docente, com painéis de instrumentos de apoio, que são apresentados em versões mais e menos elaboradas, conforme a disponibilidade de cada docente para a sua produção.