Repository logo
 

Mestrado em Didática do Inglês | Master's Degree in English Didactics - TMDI

Permanent URI for this collection

Browse

Recent Submissions

Now showing 1 - 5 of 5
  • Integrating artificial intelligence in the flipped classroom approach
    Publication . Rodrigues, Nélson José Ponte; Neves, Marco
    Esta dissertação investiga uma questão central: Como é que a Inteligência Artificial (IA) pode melhorar a aprendizagem da língua inglesa de alunos adultos falantes da língua portuguesa numa sala de aula invertida (Flipped Classroom em inglês)? Este estudo tem como objetivo compreender o impacto das ferramentas de IA na motivação, no desempenho e na aprendizagem de alunos adultos quando integradas no ensino de línguas. Ao utilizar uma abordagem que envolve métodos de pesquisa mistos para a obtenção de dados quantitativos e qualitativos antes e após a experiência, esta investigação pretende avaliar o impacto do uso da IA em adultos nas atividades de compreensão do oral, leitura, expressão escrita e produção oral, em comparação com os métodos tradicionais. Com base nas teorias construtivistas de Dewey (1929), Bruner (1961), Vygotsky (1962) e Piaget (1971), que enfatizam a importância do papel ativo dos alunos na aprendizagem, a dissertação examina a forma como as ferramentas de IA, como o ChatGPT e o Gemini, fornecem feedback personalizado e em tempo real e apoiam a autonomia dos alunos (Von Glasersfeld, 1995; Jonassen, 1994). O modelo de sala de aula invertida, destacado por Bergmann e Sams (2012) como uma abordagem pedagógica eficaz, serve de enquadramento para a implementação de ferramentas de IA que permitam a preparação dos alunos para as aulas seguintes e a aprendizagem ativa durante a aula. Os resultados indicam que a integração da IA numa sala de aula invertida pode aumentar o envolvimento dos alunos, aumentar o ritmo de aprendizagem e reforçar a motivação, fornecendo-lhes feedback adaptado, conferindo-lhes, assim, uma componente prática personalizada. No entanto, há limitações, incluindo a possível dependência excessiva da IA, preocupações relativamente à redução da interação interpessoal e as dificuldades que alguns alunos enfrentam ao usar tecnologia (Lin et al., 2017; Pokrivcakova, 2019). Apesar desses desafios, a natureza adaptativa da IA alinha-se bem com as necessidades dos alunos adultos que procuram uma aprendizagem flexível e autodirigida, sugerindo que a IA pode complementar os métodos tradicionais para assim criarem aulas mais dinâmicas e interativas. A dissertação termina recomendando mais investigação no aspeto ético da IA na educação, particularmente em torno da privacidade dos dados e do impacto na relação professor-aluno. Estudos futuros devem também explorar a aplicabilidade da IA em diferentes níveis linguísticos e os seus efeitos a longo prazo na retenção da língua e na confiança dos alunos. Esta investigação contribui para a crescente literatura sobre a IA no ensino das línguas, oferecendo perspetivas práticas sobre a forma como os professores de línguas podem integrar a IA de forma responsável nas suas aulas de modo a enriquecerem o ambiente de aprendizagem dos alunos adultos. Quando devidamente utilizada, a IA consegue oferecer apoio personalizado e feedback em tempo real, tornando a aprendizagem mais cativante e eficaz tanto para os alunos como para os professores. Ao explorar esta combinação, o estudo procura desenvolver experiências de aprendizagem de línguas mais eficientes e bem-sucedidas para estudantes adultos que procuram aulas mais dinâmicas e menos centradas no professor. É essencial optar por novos métodos e ferramentas de ensino que tornem os alunos mais ativos e participativos na sala de aula e em casa. Graças à IA, é possível criar mais ambientes de interação entre os alunos e o conteúdo abordado, bem como dar-lhes mais autonomia.
  • Developing intercultural communicative competence through EFL teaching and learning in Huila schools
    Publication . Zeferino, João Mupembe Domingos; Childs, Jeffrey Scott
    This research aims at comprehending the role EFL in mastering ICC for the Huila students, considering EFL learners’ differences, mother tongue and background. This study emerged from the fact that, throughout my teaching experience as an EFL in Huíla province since 2010, I have come to realize that, in heterogeneous classes, learners from different mother tongues and ethnicities tend to perform very differently within the classroom, especially during oral communication activities. The huge imbalance in their performance is mainly observed when comparing those students whose mother tongue and home language is Portuguese to a vast majority whose mother tongue is an Angolan local language (Nyaneka, Umbundu, Otyikwanhama, etc.). The scope of this study and its analysis is informed by different perspectives presented by Byram (1997); Byram, Gribkova & Starkey (2002), Kramsch’s (1993:24), Corbet (2003) and others. This study’s primary data was collected through a student questionnaire, applied to 15 upper-intermediate students, and a lesson observation checklist, used by two different observers of 4 different classes from different teachers. From these two research instruments, it was possible to conclude that a) a significant number of respondents see intercultural communicative competence as part of the core skills needed to survive the context of global communication; b) the use of target language literary texts and of web-mediated materials can easily lead students to develop openness for tolerance to diversity and dispossession of stereotypes.
  • Acquiring intercultural competencies through language learning and its potential impact on immigration integration in the province of Ontario, Canada
    Publication . Polyanskikh, Viktoriya; Sequeira, Rosa Maria
    This thesis explores the concept of intercultural competencies and their impact on migrants’ social integration and integration into the labour force in the Ontario province, Canada. The literature review explores fundamental perspectives on the concept of intercultural competencies and the framework of intercultural competencies. It also discusses intercultural competency development and acquisition methods at educational institutions, especially through language learning. Various approaches to acculturation are reviewed and analyzed. The second part of the literature review focuses on the cultivation of intercultural competencies within the Canadian context. It investigates the concept of migration and its fundamental types while also analyzing the support mechanisms available for immigrants in Canada and Ontario province specifically. The empirical research allows us to build the connection between the awareness of intercultural competencies and their impact on migrants and their integration into the host society. Findings show that possessing intercultural competencies promotes higher rates of successful integration, acculturation, sociocultural and psychological adaptation, and professional integration. Recommendations include the promotion of fostering intercultural competencies in migrants through educational institutions. The outcomes of this research will be of practical value to those studying immigrants' social and cultural adaptation in a new country.
  • Strategies to motivate learners to engage in speaking and overcome anxiety: a case study at the open language courses
    Publication . Filipe, Elsa Cristina Morais Vilela; Martins, Margarida Pereira
    Anxiety and motivation are both known to be important factors in the success of foreign language learning. Anxiety can have a negative effect on language learning by causing stress and inhibiting the ability to perform, while motivation plays a positive role by providing the drive and desire to learn and succeed. Research has shown that high levels of motivation can help to counteract the negative effects of anxiety, making it easier for students to learn and perform well in a foreign language. Overall, the balance between anxiety and motivation is an important aspect of foreign language learning, and understanding how these factors interact can help educators and students to create a more effective and successful learning environment. This research aims to examine practical and effective methods for motivating English as a Foreign Language (EFL) students at the tertiary level to participate in speaking activities, by taking into account the complex relationship between motivation and anxiety in the foreign language learning context. The study will use a combination of questionnaires and interviews to identify specific factors that influence students’ level of anxiety and motivation in the language classroom, and to explore strategies that may positively influence their willingness to engage in speaking activities.
  • Culture through films and television ads in the english foreign language classroom
    Publication . Henriques, Maria Manuela Ribeiro; Martins, Margarida Pereira
    Esta proposta de projeto tem como finalidade a exploração de uma selecção de filmes e de anúncios de televisão e a sua contribuição, como poderão ser utilizados no ensino e a aprendizagem da cultura inglesa como língua estrangeira. O projeto tem como base a metodologia pesquisa-ação por autor, ano. No primeiro momento o estudo visa uma pesquisa bibliográfica e uma crítica à sua literatura. Baseando-se nas descobertas da crítica literária será elaborado um plano para implementar as tarefas e as atividades a serem exploradas durante as aulas da disciplina de Inglês, nomeadamente uma seleção de filmes e de anúncios de televisão. Os dados da participação dos alunos e trabalhos de turma (escritos e orais) sobre questões culturais serão recolhidos, analisados, classificados e discutidos tendo em conta as seguintes questões. E, por último será apresentado uma conclusão documentada. Os filmes a serem explorados são Whale Rider (2002), Crash (2004) e uma compilação de anúncios de televisão. O filme Whale Rider é uma adaptação cinematográfica de Niki Caro de um romance escrito por Witi Ihimaera, Neozelandês, por outro lado, o filme Crash é um drama americano bem conhecido realizado por Paul Haggis. A razão pela escolha destes dois filmes foi que o filme Crash promove uma identidade multicultural nos alunos e o filme Whale Rider oferece aos alunos a oportunidade de aprender sobre diferentes culturas e de poder analisar as dificuldades que muitos grupos tradicionais vivem ao enfrentarem mudanças. A compilação de doze pequenos anúncios de televisão retrata um comportamento indexado às normas culturais, sociais e anotações serão feitas durante as aulas pelo professor. A utilização da metodologia pesquisa-ação possibilita-me a uma auto-reflexão e uma oportunidade de aprofundar a minha compreensão das minhas aulas, do meu ensino e dos meus alunos.