Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares | Master’s Degree in Information Management and School Libraries – TMGIBE
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Browsing Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares | Master’s Degree in Information Management and School Libraries – TMGIBE by Subject "3º Ciclo"
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- Hábitos de leitura de alunos dos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico e impacto na aprendizagem : concepções de alunos, professores e professores bibliotecáriosPublication . Menezes, Isilda Maria Santos Leitão Menezes; Cardoso, Teresa Margarida LoureiroEste estudo tem como principal objectivo conhecer os hábitos de leitura dos alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e as concepções que estes alunos, os seus professores e professores bibliotecários têm acerca da importância de hábitos de leitura na aprendizagem. Assim, formulámos um conjunto de questões específicas às quais procurámos dar resposta: (i) Que concepções têm alunos, professores e professores bibliotecários sobre a leitura? (ii) Como evoluem, segundo alunos, professores e professores bibliotecários, os hábitos de leitura dos alunos? (iii) Que actividades da sala de aula e da biblioteca escolar mais contribuem para essa evolução? (iv) Qual o impacto da leitura na aprendizagem, segundo alunos, professores e professores bibliotecários? (v) Que importância têm as actividades de promoção e animação da leitura, dinamizadas pela equipa da biblioteca escolar, na aprendizagem dos alunos? O enquadramento teórico deste estudo está organizado em quatro partes: a primeira aborda a leitura como uma competência fundamental; a segunda foca hábitos de leitura e respectivo impacto na aprendizagem; a terceira diz respeito à promoção e animação da leitura; e, a quarta apresenta concepções de alunos e professores sobre a leitura. Dada a natureza do problema, adoptámos um paradigma de investigação interpretativo, numa abordagem mista, recorrendo a dados qualitativos e quantitativos. Procedemos à elaboração, testagem, reformulação e aplicação de dois questionários, um destinado a alunos dos 2.º e 3.º ciclos (N=343) e outro a professores dos mesmos ciclos (N=40). Foram ainda realizados dois estudos de caso de professoras bibliotecárias, tendo os dados sido recolhidos através de entrevista semi-estruturada. Os resultados deste estudo mostram que alunos, professores dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e professores bibliotecários, embora não coincidindo nas suas concepções sobre a leitura, partilham o facto de a associarem a um acto de prazer, a um meio de aprender e a um contributo para a aprendizagem. O estudo revela também que os alunos gostam de ler, mas possuem hábitos reduzidos de leitura, verificando-se um decréscimo do 2.º para o 3.º ciclo. Por seu turno, a generalidade dos professores inclui a leitura nas suas planificações de aula, mas dinamizam as actividades de leitura de forma pouco sistemática. Os alunos, os professores e as professoras bibliotecárias inquiridos estão conscientes da relação entre os hábitos de leitura e a aprendizagem, uma vez que entendem que a leitura melhora a compreensão dos conteúdos, desenvolve a capacidade de expressão oral e escrita, enriquece o vocabulário e desenvolve a capacidade de análise e interpretação do texto escrito. A generalidade dos participantes no estudo reconhece que a biblioteca escolar desenvolve actividades de promoção da leitura relevantes e sublinha a sua importância na criação e desenvolvimento de hábitos de leitura. Quase metade dos alunos (com uma percentagem muito superior no 2.º ciclo) e um pouco mais de metade dos professores participam nas actividades da biblioteca escolar. Este estudo deixa em aberto algumas propostas para investigação futura, nomeadamente, analisar a aplicação de actividades de leitura, quer pelos professores curriculares quer pelos professores bibliotecários, durante um período de tempo mais alargado que permita complementar os resultados obtidos sobre a evolução dos hábitos de leitura e o impacto na aprendizagem.
- A promoção da leitura no 3º ciclo : um projecto dinamizado pela biblioteca escolarPublication . Mateus, Ana Maria Catambas Figueira; Bastos, GlóriaO presente trabalho enquadra-se no âmbito dos estudos sobre a problemática da promoção da leitura, perspectivando em particular o papel que a biblioteca escolar poderá desempenhar junto de pré-adolescentes e adolescentes. Na primeira parte, relativa ao enquadramento teórico, são focados aspectos relacionados com o paradigma tecnológico e a sociedade de informação, que conduziram inevitavelmente a um novo paradigma educacional e determinaram uma mudança de práticas na escola. Neste contexto, a necessidade de capacitar os alunos com competências em literacia da informação e da leitura constitui um grande desafio para a escola e também para a biblioteca escolar. É neste âmbito que desenvolvemos a nossa reflexão sobre os desafios que se colocam à biblioteca escolar e ao seu coordenador, enquanto mediador de leituras. Na segunda parte descrevemos e analisamos o projecto de intervenção na área da leitura, a partir da biblioteca escolar, que foi desenvolvido com alunos do 7.º ano de escolaridade. Alguns desses alunos apresentavam grandes dificuldades na leitura, facto que nos motivou também a perceber os mecanismos da aprendizagem inicial da leitura e a incluir neste trabalho aspectos teóricos ligados a esta temática. A questão da motivação e do desenvolvimento do gosto de ler, através de actividades lúdicas, são de toda a pertinência num quadro pouco favorável à leitura quer a nível do contexto familiar, quer a nível do contexto escolar. A análise dos resultados do inquérito inicial mostrou-nos essa evidência. O trabalho de campo consistiu no desenvolvimento do projecto “Descobrir o prazer da leitura”, que contemplava actividades de leitura regulares e actividades complementares. A análise dos dados recolhidos através dos vários instrumentos utilizados, permitiu-nos reflectir sobre os elementos que se cruzam na actividade de leitura. Revelou-nos também que a biblioteca escolar pode ser uma importante força mobilizadora, no sentido de procurar unir esforços com os docentes e a família para um trabalho sistematizado e continuado de promoção da leitura com vista a desenvolver o gosto pelo acto de ler e também a competência leitora. Este esforço comum contribuiu para uma mudança de atitude dos alunos face às propostas de leitura com implicações muito positivas no sucesso escolar de alguns deles e abriu caminho para um trabalho futuro mais consistente e mais abrangente