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Browsing LE@D | Mestrados by Subject "1º ciclo"
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- A avaliação como processo socialmente construído na escola do 1º CEB : um estudo de casoPublication . Vasconcelos, José Raimundo; Oliveira, IsolinaA avaliação como processo socialmente construído é considerada por muitos autores, como um elemento fulcral no processo de ensino-aprendizagem. Por conseguinte, esta conceção de avaliação tem implícito o contexto social que influencia as decisões a tomar. Assim, o contexto veicula informações que são assimiladas pelo professor e influencia as suas decisões, atendendo a que ele é um profissional integrado nesse mesmo contexto. Neste pressuposto, o comportamento do avaliador torna-se inseparável da natureza da própria avaliação (Pinto & Santos, 2006). É nesta perspetiva que se enquadra o estudo de caso que realizámos, tendo como objetivos: descrever, analisar e caracterizar a forma como quatro professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico de uma escola da Região Autónoma da Madeira realizam a avaliação das produções escolares dos seus alunos, averiguar de que forma esse processo está ao serviço das aprendizagens dos mesmos, perceber a relação existente entre as práticas de avaliação dos professores e o sucesso escolar dos alunos. Nas práticas pedagógicas observadas, pretendemos analisar os modos de regulação das aprendizagens e confirmar o papel relevante da avaliação formativa e do feedback na construção social da avaliação. Nesta investigação, optámos por recorrer a uma metodologia de trabalho qualitativa de natureza descritiva-interpretativa, realizando entrevistas semiestruturadas aos quatro docentes da escola onde se efetuou o estudo, observação participante de aulas, observação das reuniões em que se debateram questões relacionadas com a avaliação e análise dos documentos orientadores da escola e os usados pelos professores na avaliação dos alunos. Em suma, os resultados obtidos revelaram que, na perspetiva dos professores, avaliar de forma formativa é observar e refletir sobre os conhecimentos adquiridos pelos alunos com todos os intervenientes no processo de ensino-aprendizagem. Essa reflexão ancora-se numa relação dialógica, dinâmica e de entre ajuda. As evidências encontradas indicam que o professor ao regular as aprendizagens através do feedback proativo e interativo fez com que os alunos revelassem maior motivação na atividade proposta. Encontrámos fortes evidências da relação existente entre as práticas avaliativas dos docentes e o sucesso escolar dos alunos, atendendo a que o mesmo atingiu os 86%.
- O blogue no 1º ciclo do Ensino Básico : promoção das aprendizagens, da autonomia e da inclusão digitalPublication . Marmeleira, Margarida Rosa; Amante, LúciaAs dificuldades de aprendizagem dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico são muitas vezes enfrentadas proporcionando aos alunos mais horas de apoio educativo, o que constitui apenas o prolongamento do mesmo tipo de trabalho que tem sido desenvolvido no horário letivo. No entanto, a sociedade mudou e as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) assumiram um papel fundamental, criando novas formas de aprender e comunicar, mas fazendo surgir também um novo tipo de (i)literacia – a (i)literacia digital. Por isso, a escola tem de contribuir para a inclusão digital dos alunos, proporcionando-lhes oportunidades de aprender a usar as TIC e, mais do que isso, criar também a oportunidade de usar essas ferramentas digitais para promover a aprendizagem, indo ao encontro do interesse dos alunos pelas TIC. Ao longo do ano letivo 2011/2012, foi desenvolvido um projeto de criação de um blogue educativo com uma turma de alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico, do 2.º ano de escolaridade, cujos alunos mostravam pouco interesse pela aprendizagem, metade dos quais revelando dificuldades de aprendizagem, nomeadamente não tendo aprendido a ler nem a escrever durante o 1.º ano de escolaridade. Aproveitando o facto de os alunos terem recebido os computadores Magalhães, foi usado esse equipamento para promover a inclusão digital dos alunos. Os alunos aprenderam a usar o Word, o Paint e o PowerPoint, este último com a inserção de podcasts com a gravação das leituras dos alunos, bem como a fazer pesquisas na Web, a publicar mensagens no blogue, a consultá-lo e a escrever comentários. A utilização pedagógica do blogue enquanto portefólio das atividades da turma fomentou a prática da avaliação formativa e promoveu as aprendizagens dos alunos em várias áreas, como a Língua Portuguesa, a Matemática, o Estudo do Meio e as Expressões, bem como o desenvolvimento de competências gerais, atitudes e comportamentos que aumentaram o seu interesse pela aprendizagem , a sua autonomia e o seu desejo de partilha das aprendizagens através da Web, criando-lhes competências TIC que acreditamos serão importantes para continuarem a aprender na sociedade atual em que o acesso e o uso das TIC é indissociável do conhecimento.
- Criação de narrativas digitais com o Google Earth : estudo dum caso com crianças do ensino básicoPublication . Pinto, Joaquim Costa; Miranda, BrancaO estudo descrito nesta dissertação, visto de uma forma pragmática pretendeu avaliar se a utilização de “mashups”, enriquecidos com narrativas digitais, imagem e texto, incorporados num recurso educativo digital criado na ferramenta web 2.0 Google Earth, em contexto educativo, numa aprendizagem de conteúdos da área curricular disciplinar de Estudo do Meio, traria alguma mudança na proficiência nas aprendizagens de alunos do ensino básico 1.ºCiclo, como também, obter opiniões sobre a relevância da ferramenta Google Earth para fins educativos. Para estes fins, utilizou-se uma metodologia de investigação baseada no “desenho”, mais propriamente o DBR (Design-Based Research), realizando-se um estudo de caso com características naturalistas, envolvendo a orientadora de investigação, o investigador, os professores e os alunos de duas turmas do 4.ºano do 1.ºCiclo do Ensino Básico. Para dar resposta à questão principal do estudo, foi proposta a ambas as turmas a aquisição dos mesmos conteúdos de Estudo do Meio, mas utilizando metodologias de ensino distintas. Tendo uma turma adquirido conhecimento através do uso do recurso educativo digital criado no GE (Google Earth) e a outra, adquirido o mesmo, sem qualquer recurso da mesma índole, tentou-se saber as influências da utilização do recurso criado no GE na aprendizagem dos alunos, como a opinião destes sobre o mesmo. Neste estudo, foram recolhidos dados relevantes tanto através de Testes Diagnósticos e de Aprendizagem, como através de entrevistas aos alunos, que permitiram reconhecer que existem mudanças na proficiência na aprendizagem dos alunos após o uso da ferramenta GE. Também se constatou que se trata de uma ferramenta cheia de potencial para a aprendizagem, pois a sua utilização não só despertou a motivação e interesse dos alunos deste estudo, como também possuí todas as valências de um REA (Recurso Educativo Aberto), tais como o seu uso, a sua adaptação, a reutilização e a partilha pela comunidade educativa.
- Crianças produtoras de conteúdos digitais na aprendizagem de uma língua estrangeira : o caso dos podcasts e screencastsPublication . Ferreira, Paulo Jorge Nunes; Nobre, AnaNeste estudo, apresentamos um estudo de caso centrado na abordagem da utilização de podcasts e screencasts por um grupo de alunos do 4.º ano, enquanto produtores e utilizadores destas ferramentas e recursos digitais na aprendizagem precoce das Línguas Estrangeiras – Inglês. As atividades desenvolvidas foram concebidas e delineadas tendo subjacente os conceitos revistos na revisão da literatura e fundamentação teórica no campo da aprendizagem das línguas estrangeiras, e ainda nas potencialidades de utilização de recursos digitais no ensino e aprendizagem em geral e das línguas estrangeiras em particular, nomeadamente os podcasts e screencasts e o seu contributo na melhoria das aprendizagens, em particular, das competências do domínio da oralidade. Recorrendo à metodologia do estudo de caso, procurou-se compreender como agiam e reagiam os alunos à criação e utilização destes recursos digitais com o apoio de ferramentas apropriadas aos objetivos e à sua idade, bem como as implicações ao nível da aprendizagem de competências de oralidade em língua estrangeira na disciplina de Inglês. As atividades de ensino decorreram em ambiente de sala de aula e todas as ações desenvolvidas foram integradas na disciplina de inglês na plataforma Moodle. Os resultados obtidos através das atividades implementadas permitem-nos concluir neste caso que, a apropriação das ferramentas e a criação dos produtos podcasts e screencasts foi bem sucedida, o nível de motivação dos alunos aumenta ao utilizar estas ferramentas, e ainda, potenciam a comunicação, a interação e a colaboração entre pares.
- Infantinho.xyz, um portal digital pedagógicoPublication . Almeida, Igor Alexandre da Silva Godinho de; Bidarra, JoséNos últimos anos, a disseminação de artefactos tecnológicos e a utilização de recursos online é uma constante nas salas de aula de Tecnologias da Informação e Comunicação(TIC). No entanto, os portais pedagógicos analisados parecem manter uma relação agnóstica com as correntes pedagógicas existentes. Neste projeto, é descrito o processo de desenvolvimento de um portal pedagógico agregador de recursos pedagógicos utilizados no contexto de pedagogias ativas. O portal é concebido para facilitar a adoção destas pedagogias ativas nas aulas da atividade de enriquecimento curricular TIC, no Pré-Escolar e Primeiro ciclo do Colégio Infante D. Henrique; convertendo para um modelo digital os instrumentos da gestão cooperada da sala de aula, como é o caso das listas de verificação dos conhecimentos e do diário de turma; facilitando o acesso aos documentos de apoio ao trabalho de aprendizagem por projetos cooperativos, de construção de cenários de aprendizagem e de planificação do trabalho autónomo; e mantendo um registo de todo o trabalho realizado, deste modo o portal pode torna-se num meio privilegiado para melhorar a comunicação, a difusão e a partilha dos conhecimentos construídos cooperativamente.
- Mobile learning na infância: uso de Apps pelas crianças do 1º ciclo na escola básica integrada de ArrifesPublication . Gonçalves, Samuel; Paz, João; Rocha, Maria AntonietaA Educação enfrenta, atualmente, o grande desafio de se aproximar da cultura contemporânea vivida pelos nossos estudantes desde tenra idade. Antes da entrada para o 1º Ciclo do Ensino Básico, as crianças já utilizam vários dispositivos móveis com acesso à Internet, demonstrando serem utilizadores natos das tecnologias. Há que aproximar a escola a este contexto tecnológico “convidando” os alunos a trazerem para a escola os seus próprios equipamentos e a usá-los em contexto educativo. Neste cenário de mobilidade surge o conceito de mobile learning que vem desafiar e colaborar com a educação para a atualizar, modificar e aproximar do tão divulgado sucesso educativo permitindo a concretização de uma aprendizagem efetiva e próxima do estudante. Portanto, há potencial pedagógico a ser explorado na utilização dos dispositivos móveis em educação, nomeadamente, na tradicional integração destes no 1º ciclo do ensino básico, contexto da nossa investigação. Em termos metodológicos, optamos pela investigação-ação e desenvolvemos um conjunto de sessões, em sala de aula, privilegiando as áreas curriculares de português e matemática, recorrendo a uma plataforma de escrita de textos e a apps, respetivamente. Optou-se, ainda, pela aplicação de questionários a alunos e encarregados de educação para aferir do universo tecnológico das famílias e seus pareceres sobre o m-learning, tendo-se verificado posições muito favoráveis e um forte apoio à integração dos dispositivos móveis ao serviço da educação. Constatou-se que a utilização dos recursos tecnológicos com fins educacionais apresenta vantagens ao nível da motivação, feedback, concentração, diferenciação pedagógica, avaliação e volume de tarefas realizadas. Embora possam existir algumas desvantagens a nível técnico e/ou de usabilidade, os indicadores convergem no sentido da Escola mediar a utilização destes recursos tecnológicos, em vez de os proibir.
- Recursos educacionais abertos para a dinamização da leitura no 1º ciclo do ensino básicoPublication . Caparica, Joana; Nobre, AnaNum contexto de um mundo cada vez mais digital, pautado por um desenvolvimento tecnológico extremamente acelerado, assistimos a profundas mudanças nos mais variados setores da sociedade. A informação veicula a uma velocidade estonteante pela internet, favorecendo a partilha e a colaboração na criação de conhecimento. Conceitos como Educação Aberta e em Rede surgem por todo o mundo, efetivando-se com a criação e disponibilização de Recursos Educacionais Abertos, demonstrando em conjunto com as Tecnologias Digitais disponíveis uma nova forma de estar na Educação e a abertura para a inclusão de novos modelos e práticas pedagógicas. O projeto apresentado neste documento constitui a criação e desenvolvimento de um Recurso Educacional Aberto (REA) dirigido a professores do 1º Ciclo do Ensino Básico, apresentando um programa de dinamização da leitura recreativa assente nas Tecnologias Digitais e nas ferramentas da web, para ser aplicado dentro e fora da sala de aula. Desenvolvido através duma abordagem metodológica da design-based research, o referido Projeto encontra-se integrado no projeto de investigação Web Social e Educação Online no Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D). Numa primeira parte deste documento, efetua-se a revisão bibliográfica dedicada a conceitos como Educação Aberta e Recursos Educacionais Abertos. Analisa-se ainda Tecnologias Digitais Abertas assim como a sua aplicação em sala de aula, referindo-se também o modelo TPACK que inspirou a criação do REA. Sustentando-se metodologicamente na design-based research (DBR), todo o processo de criação do REA desenvolveu-se em ciclos interativos na tentativa de aperfeiçoamento do mesmo. Ao longo do processo, desenhou-se o programa e todos os materiais, guiões e tutoriais explicativos, efetuando-se a sua validação junto de duas escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico, numa perspetiva de análise da implementação e correção do programa. Da análise e avaliação de todo o processo resultaram recomendações e definiram-se caminhos a seguir, que são apresentados neste documento.