Mestrado em Supervisão Pedagógica | Master's Degree in Pedagogical Supervision - TMSP
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Supervisão Pedagógica | Master's Degree in Pedagogical Supervision - TMSP by Subject "1º Ciclo"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Educação Pré-Escolar e primeiro ano do primeiro ciclo do Ensino Básico : que relações pedagógicas e vínculos didácticos?Publication . Laranjeiro, Maria Isabel Cadete; Oliveira, IsolinaO presente estudo centra-se na sequencialidade entre a Educação Pré-Escolar (EPE) e o Primeiro Ciclo do Ensino Básico (1ºCEB). Funda-se no pressuposto de que a transição entre ciclos ao longo dos percursos educativos é uma questão fulcral, na óptica da articulação e da continuidade, factores decisivos para o sucesso educativo. A investigação desenvolveu-se a partir de dois grandes eixos de análise: um, o papel da EPE e as competências consideradas essenciais promover nesse nível educativo; outro, a continuidade no processo educativo das crianças entre este nível e o 1º ano do 1º ciclo. Fundamentou-se em estudos, teorias e orientações sobre o papel da educação de infância e das articulações curriculares entre estes dois graus educativos, mais especificamente, sobre as orientações curriculares para os dois níveis e sobre os modelos pedagógicos mais adoptados nos seus processos de ensino e aprendizagem. A pesquisa decorreu durante o ano de 2010 num Agrupamento de Escolas de Lisboa, inscrevendo-se no design de um estudo de caso, uma vez que se pretende descrever, analisar e compreender aprofundadamente o fenómeno da transição entre a EPE e o 1ºCEB, num contexto específico. Utilizaram-se fontes múltiplas e variadas de dados de evidência, através de questionários, análise de documentos e observações de aulas e fazendo a análise e triangulação desses dados, num processo indutivo de apresentação dos resultados. Os resultados deste estudo retratam que, por um lado, se regista confluência nas concepções (conjunto de ideias ou de pontos de vista mais ou menos explícitos que têm por função guiar a sua prática pedagógica) dos docentes destes dois graus educativos sobre o papel da EPE e as competências promovidas no final desse nível, consonantes com o definido nos documentos legais, e que estas encontram seguimento e aprofundamento nas áreas de aprendizagem que constituem o programa do 1º ano. Por outro lado, numa perspectiva complementar, ressaltam vínculos no modo como concebem o processo de ensino e aprendizagem, que, no entanto, não se reflectem no modo como o aplicam nas suas práticas didácticas e avaliativas. Propomos uma reflexão 1) sobre o conceito de educação que se pretende promover neste Agrupamento, 2) sobre a especificidade da EPE, para que não se enquadre numa antecipação da escolarização, 3) clarificando, para cada nível educativo, tendo em conta a articulação e a continuidade entre estes, os seus objectivos, fundamentações e funções, nomeadamente quanto à articulação ensino-aprendizagem-avaliação.
- Impacto do ensino precoce do inglês : estudo de caso nas escolas básicas do 2º ciclo do concelho de BarcelosPublication . Silva, Ana Paula Ferreira da; Cardoso, Teresa Margarida LoureiroEste estudo insere-se na problemática geral do ensino de língua estrangeiras ao nível do 1º ciclo e visa compreender, globalmente, qual é o impacto que a introdução do ensino da língua inglesa tem ao nível do conhecimento e sucesso dos alunos no 2º ciclo do Ensino Básico. Esta investigação pretende analisar o impacto da introdução do ensino da língua inglesa no 1º ciclo, referindo-se, numa primeira fase, a estudos que defendem a introdução de línguas estrangeiras em fases precoces da vida das crianças, como formas de promover o multiculturalismo, o plurilinguismo e a tolerância entre povos que vivem num mundo global e numa Europa que se quer cada vez mais unida, analisando também documentos oficiais, tais como o Livro Branco sobre Educação e Formação e o Quadro Europeu de Referência para as Línguas e estudos realizados por diversos autores portugueses e estrangeiros. Questionam-se aspetos da organização de conteúdos e metodologias/estratégias de ensino, quer ao nível das perspetivas dos alunos, quer dos professores envolvidos, e pretende-se verificar o nível de motivação e satisfação dos alunos relativamente à aprendizagem da LE e as opiniões dos professores de inglês do 2º ciclo, face aos pré-requisitos dos alunos na língua estrangeira e sua adequação às necessidades e constrangimentos do programa curricular da disciplina ao nível do 2º ciclo. Através de um estudo de caso, focaliza-se a atenção no concelho de Barcelos, onde existem 9 Agrupamentos de Escolas, procurando-se compreender qual o impacto, ao nível do 2º ciclo, da introdução do ensino do inglês no 1º ciclo. Utiliza-se uma metodologia mista com a aplicação de inquéritos por questionário a alunos e de inquéritos por entrevista dirigidos a dois professores de inglês do 2º ciclo de cada um dos nove agrupamentos de escolas existentes no concelho de Barcelos. Conclui-se que o município funciona como entidade promotora do Programa de Generalização do Ensino de Inglês, decorrendo daqui recomendações gerais que visam uma uniformidade de critérios e metodologias que vão ao encontro das recomendações emanadas pelas Orientações Programáticas, promovendo um programa ao qual acedem praticamente todos os alunos que frequentam as escolas do 1º ciclo do concelho.
- Projeto Fénix : inovação na organização pedagógica no 1º ciclo : estudo de casoPublication . Fernandes, Cármen Vanda Machado; Miranda, BrancaA dissertação que aqui se apresenta resulta de um trabalho de investigação junto de um Agrupamento de Escolas que adotou, a partir do ano letivo 2011/2012, como medida de promoção de sucesso educativo, o Projeto Fénix. Teoricamente, este estudo pretendeu analisar a escola enquanto organização social em que a comunidade escolar e social são partes interessadas na inovação e na mudança; esclarecer o conceito de projeto nos quadros dos novos regimes de autonomia e de gestão das escolas; compreender a importância e o papel dos projetos educacionais como fatores promotores de mudança e inovação pedagógica nas organizações escolares. Assim, adotando uma metodologia de trabalho de caráter qualitativo, descritivo e interpretativo procurou-se, através de um estudo de caso, analisar as medidas organizacionais que a escola assumiu para dar um apoio mais personalizado aos alunos que evidenciavam dificuldades de aprendizagem, nomeadamente, na disciplina de português; de que forma se procedeu à sua implementação na prática diária e o impacto do projeto nos professores e alunos; e, ao mesmo tempo analisar a relevância e o sentido da avaliação no decorrer e no término de um projeto, como importante processo de apoio à transformação, à melhoria, à transparência, no desenvolvimento de projetos educativos. A concretização destes objetivos só foi possível graças à colaboração da direção do agrupamento que autorizou a consulta de vários documentos essenciais e de todos os outros intervenientes no processo (alunos, professores, diretora, coordenadores e encarregados de educação), que prontamente se disponibilizaram para responderem às entrevistas. Sucintamente pode dizer-se que o estudo permitiu perceber que a implementação do Projeto Fénix, no geral, foi bem aceite por toda a comunidade educativa, mesmo tratando-se de um desafio ambicioso que exigiu determinação, rigor e trabalho de equipa, no qual alunos, professores e pais se comprometeram a melhorar o sucesso educativo. Apesar dos entraves que surgiram em consequência das políticas economicistas e de contenção, do quadro político atual, e da falta de recursos humanos (bolsa de professores de apoio), a nova organização pedagógica fundamentada pelo Projeto Fénix conseguiu melhorar o clima de aprendizagem, recuperar os alunos com mais dificuldades de aprendizagem e aprimorar as excelências.
- Satisfação/insatisfação no trabalho dos professores do 1º Ciclo do Ensino Básico : estudo do Concelho de Caldas da RainhaPublication . Alves, Patrícia Isabel Belchior; Amante, LúciaA investigação aqui apresentada enquadra-se na perspectiva de que o adequado funcionamento do Sistema Educativo, a qualidade do ensino e a própria motivação do aluno passa pela motivação e realização pessoal do professor. Pretende-se estudar de forma rigorosa, e tão exaustiva quanto possível, a motivação para a profissão docente, de uma situação específica, a dos professores do 1º Ciclo do Ensino Básico a leccionar no concelho de Caldas da Rainha, no ano lectivo 2006/2007. A revisão bibliográfica foi orientada no sentido da definição da profissão de professor, da explicação da educação do 1º Ciclo em Portugal, da apresentação dos conceitos de satisfação, motivação e mal-estar docente. Foi feita uma exposição de alguns estudos sobre a motivação para a profissão docente e de algumas abordagens teóricas à satisfação no trabalho. Referimos alguns estudos sobre as relações entre o mal-estar e a motivação docente, atendendo a que o factor professores motivados favorecerá uma educação de qualidade. Optámos por uma abordagem metodológica quantitativa para atingir o objectivo central deste estudo. Nesta investigação foram utilizados dois questionários elaborados e já aplicados a professores por Jesus (1996a). Esta opção prendeu-se com o facto de estes instrumentos já terem demonstrado a sua fiabilidade e adequação à análise das variáveis em estudo. Os questionários pretendiam avaliar as variáveis de motivação em estudo e o mal-estar docente; verificar a existência de correlação entre as variáveis de motivação e as variáveis de mal-estar. Os resultados indicam que a maioria dos professores, embora não queira exercer a profissão docente de forma definitiva, revelam elevada motivação intrínseca e elevado grau de empenhamento na sua profissão. Apresentaram um elevado valor atribuído às metas profissionais, mas uma baixa expectativa de conseguir alcançá-las. Podemos concluir que quanto maior o valor das metas profissionais e das expectativas de sucesso, maior o grau de stress profissional e, por outro lado, quanto maior o valor de expectativas de controlo dos resultados, menor o grau de stress profissional mas maior o nível de exaustão emocional. Concluímos que os professores respondentes encontram-se em situação de stress mas não em situação de mal-estar docente. Não podendo ser generalizável, o estudo permite a compreensão dos sentimentos de motivação e mal-estar dos professores a leccionar neste concelho, bem como a possibilidade de alteração das suas principais causas, além de servir de exemplo para avaliações futuras antes da implementação de qualquer modelo educacional. The research presented here falls within the prospect that the proper functioning of the Educational System, the quality of education and the motivation of the student passes through motivation and personal fulfillment of the teacher. The aim is to study accurately, and as comprehensive as possible, the motivation for the teaching profession in a particular situation, the teachers of the 1st cycle of basic education to teach in the county of Caldas da Rainha, in the academic year 2006/2007. The literature review was oriented towards the definition of the teaching profession, the explanation of education of the 1st cycle in Portugal, presentation the concepts of satisfaction, motivation and malaise of teacher. It was made an exhibition of some studies on the motivation for the teaching profession and some theoretical approaches to satisfaction at work. Out some studies on the relationship between the brash and teacher motivation, because the factor motivated teachers promote a quality education. We have chosen a quantitative methodological approach to achieve the objective of this study. In this investigation we used two questionnaires that had already been applied to teachers for Jesus (1996a). This option was linked to the fact that these instruments have already demonstrated their reliability and suitability for the analysis of the variables under study. The questionnaires sought to evaluate the variables of motivation to study and teacher malaise; verify the correlation between the variables of motivation and the variables of malaise. The results indicate that most teachers, but I will not pursue the profession permanently, show high intrinsic motivation and high degree of commitment to their profession. A high value placed on career goals, but a low expectation of achieving reach them. We can conclude that the higher the value of professional goals and expectations of success, the greater the degree of occupational stress and, moreover, the higher the value of expectations in monitoring the results, the lower the degree of occupational stress but increased the level of emotional exhaustion. We conclude that the respondents teachers are under stress but not in a state of malaise teacher. It may not be generalizable, the study allows the understanding of feelings of motivation and disaffection among teachers to teach in this county, and the possibility of changing its main causes, and set an example for future evaluation before implementation of any model education.