Ciências da Educação | Artigos em revistas internacionais / Papers in international journals
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Ciências da Educação | Artigos em revistas internacionais / Papers in international journals by Subject "Academic self-concept"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Autoconceito académico em ambientes virtuais de aprendizagemPublication . Moreira, J. António; Barros, Rita; Monteiro, AngélicaFace aos novos desafios que se colocam à educação na atualidade, o recurso a ambientes virtuais de aprendizagem e a análise do seu impacto no desenvolvimento técnico-profissional e psicossocial dos estudantes do ensino superior tem vindo a granjear progressivo interesse pela comunidade científica, nomeadamente no domínio das ciências da educação. A presente investigação tem por objetivo descrever o impacto da utilização dos ambientes online no autoconceito académico de estudantes do ensino superior português (n=120), a partir da análise qualitativa das suas próprias perceções e narrativas, e tendo como referencial de fundo o modelo Community of Inquiry [1] no que concerne à aprendizagem em ambientes virtuais, que servirão de grelha de análise dos dados recolhidos. Os resultados mostram que estes ambientes virtuais de aprendizagem, ancorados num design centrado na aprendizagem, no desenvolvimento de competências e num modelo pedagógico baseado em princípios como o construtivismo, a autonomia e a interação, podem ter efeitos muito positivos no autoconceito académico dos estudantes do ensino superior, a nível das diferentes dimensões consideradas: Motivação, Orientação para a tarefa, Confiança nas suas capacidades e Relação com os colegas. São discutidas as implicações dos resultados encontrados, quer do ponto de vista de intervenção prática, quer em termos de investigações futuras.
- Desenhando novas realidades didáticas com o poder motivacional dos aplicativos digitais no ensino da históriaPublication . Pestana, Miguel; Trindade, Sara Dias; Moreira, J. AntónioNo mundo atual, os estudantes necessitam possuir um conjunto de competências diferentes e transversais, que lhes permitam coabitar nesta nova ordem social, cultural, económica e política. Perante este contexto, torna-se cada vez mais importante articular os curricula escolares com a utilização de tecnologias digitais, como forma de promover estas competências, tal como tem vindo a ser enunciado por entidades internacionais, que defendem a necessidade de criar novos cenários de aprendizagem. É um desses novos cenários, enriquecido com diferentes aplicativos digitais - Kahoot, Mentimeter, Plickers e EdPuzzle- que pretendemos analisar, descrevendo o seu impacto no autoconceito académico de estudantes do Ensino Fundamental, a partir da análise qualitativa das suas percepções. Os resultados mostram que este cenário, ancorado num modelo centrado na aprendizagem e no desenvolvimento de competências, podem ter efeitos muito positivos no autoconceito académico dos alunos, a nível das diferentes dimensões consideradas: motivação, orientação para a tarefa, confiança nas suas capacidades e relação com os colegas.
- Pedagogia 2.0 na Web social e o seu impacto no autoconceito de estudantes de pós-graduaçãoPublication . Moreira, J. AntónioA vertiginosa evolução das tecnologias de informação e da comunicação (TIC) e o advento da Internet propiciaram o surgimento de uma sociedade em rede marcada por mudanças acentuadas na economia, impulsionando o nascimento de novos paradigmas, modelos, processos de comunicação educacional e novos cenários de aprendizagem. É precisamente um desses cenários pedagógicos na web social que pretendemos analisar, descrevendo o seu impacto no autoconceito acadêmico de vinte e nove estudantes de pós-graduação, a partir da análise qualitativa das suas perceções e narrativas e tendo como referencial o Modelo Pedagógico Virtual® da Universidade Aberta, Portugal. Os resultados mostram que o design do ambiente, ancorado nos princípios do construtivismo, da autonomia, da flexibilidade, da inclusão e da interação, podem ter efeitos muito positivos no autoconceito acadêmico dos estudantes do ensino superior, em nível das diferentes dimensões consideradas: Motivação, Orientação para a Tarefa, Confiança nas suas Capacidades e Relação com os Colegas. São discutidas as implicações dos resultados encontrados, tanto do ponto de vista de intervenção prática, quanto em termos de investigações futuras.
- Reconfigurando ambientes virtuais de aprendizagem com o WhatsAppPublication . Moreira, J. António; Trindade, Sara DiasAs ferramentas da web, a aprendizagem online e as potencialidades dos dispositivos móveis trouxeram novos e estimulantes desafios para os sistemas educativos e para os seus profissionais. Um dos principais desafios prende-se com a necessidade de reconfigurar ambientes (virtuais) de aprendizagem que respondam às necessidades das “mentes móveis” dos estudantes desta sociedade digital e em rede. Assim, com o objetivo de analisar o impacto de um ambiente digital criado na plataforma de instant messaging -WhatsApp- no autoconceito académico de estudantes em cursos de pós-graduação, a partir da análise qualitativa das suas perceções, desenvolvemos o presente trabalho. Os resultados revelam que a utilização do WhatsApp, assente em princípios do construtivismo, da autonomia, da flexibilidade, da inclusão e da interação, podem ter efeitos muito positivos no autoconceito académico dos estudantes do ensino superior, nomeadamente a nível da Motivação, da Confiança nas suas Capacidades e da Relação com os Colegas.