Ciências da Informação / Information Sciences
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Browsing Ciências da Informação / Information Sciences by Sustainable Development Goals (SDG) "04:Educação de Qualidade"
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- Access to Open Educational Resources during the Pandemic: the case of the OER Community in the Portuguese Open University RepositoryPublication . Bastos, Glória; Carvalho, Madalena; Novo, AnaThe COVID-19 pandemic that affected the world in 2020 and 2021, imposed important changes in teaching and learning processes in many institutions, notably in Higher Education. During this period teachers and students had to access online quality resources which increased the importance of Open Educational Resources (OER). Universidade Aberta (Portuguese Open University) is the only university, in the Portuguese higher education context, that includes in its institutional repository an autonomous OER community. It was considered of particular interest to analyse access to resources made available in the OER community during the pandemic, verifying whether this scenario had an influence on access and download numbers. Results show that the number of OER archived in the repositories has been growing, but the most relevant difference is between years 2018 and 2019. During the analyzed two years of the pandemic (2020 and 2021) the number of new deposits had remain stable, but the number of these resources’ downloads is very significant showing an increase during the pandemic period. We conclude that this increase in use should be considered a valid argument to justify more internal actions to support the strengthening of the OER collection at the UAb, especially in the scientific areas with fewer deposits.
- Análise e linguagens documentais IPublication . Marcos, Isabel MarquesUma das funções primordiais de uma biblioteca, independente da sua tipologia, é facultar o acesso à informação. Para que esta missão possa ser cumprida, as bibliotecas têm que organizar os seus recursos de forma a torná-los identificáveis e acessíveis aos seus utilizadores. Esta organização requer o conhecimento de um conjunto de procedimentos técnicos inerentes ao tratamento documental dos diferentes recursos de uma biblioteca. Em Análise e Linguagens Documentais I são abordados os seguintes aspetos: os princípios fundamentais da área da ciência da informação; as etapas do circuito do documento; os conceitos básicos da linguagem documental; os princípios normativos que regem a prática catalográfica dos recursos monográficos. Pretende-se a aquisição de capacidades técnico-organizativas que possibilitem à descrição bibliográfica de recursos impressos (monografias num só volume)
- Análise e linguagens documentais IIPublication . Marcos, Isabel MarquesA descrição bibliográfica de recursos é um procedimento fundamental na gestão da informação em bibliotecas, pois permite a clara identificação dos recursos que são disponibilizados aos utilizadores. A catalogação está relacionada com a organização, o acesso e a recuperação da informação, conceitos fundamentais em ciência da informação. Em Análise e Linguagens Documentais II são apresentados os princípios normativos que permitem a aquisição de capacidades técnico-organizativas que possibilitam proceder ao tratamento documental de diferentes tipologias documentais (recursos impressos, vídeo, sonoro, gráfico, eletrónico e contínuos), de acordo com as Regras Portuguesas de catalogação e com as ISBDs (International Standard Bibliographic Description). São também enunciados os princípios que presidem à estruturação dos dados expressos nas zonas e elementos da ISBD e a sua correlação com a utilização do formato UNIMARC.
- Behavioral trends in the use of printed book or e-book: a case study in Portuguese university librariesPublication . Baptista, Luiza; Sanches, Tatiana; Sá, Isabel; Cruz, Célia; Novo, AnaThis study analyses the behavioural trends in the use of scientific information from printed books and e-books and the way university libraries users choose to use it. To this end, a survey was conducted on a sample of users from various Portuguese higher education schools. The first part focused on the characterization of respondents, which includes data on gender, area of knowledge and academic level attended. In the second part we sought the opinion about advantages and disadvantages of each medium, frequency of use, choice of medium according to the purpose of reading, devices used and acquisition suggestions for the library. The results allow us to observe the factors that influence and affect the behaviours of users regarding their choice. Studies such as this help to support the decision in choosing the information resources to be purchased taking into account user preferences, but also to outline strategies for promoting the use of various media that, rather than competitors, should be complementary.
- Challenges to Information Literacy Online Learning in Higher EducationPublication . Novo, Ana; Ochôa de Carvalho Telo, Paula AlexandraThis paper aims to synthesize debates and perspectives around the influence and impact of the digital transition. It discusses the impacts of the COVID-19 pandemic and the idea that digital maturity implies the development of a strategy to deal with complexity and a hybrid thinking to create the digital future of cultural institutions. As such, the paper is both critical and reflective. Two aspects are highlighted: a) competences, strategies and practices of information literacy in the area of digital convergence of libraries, archives, and museums; and b) forms of innovation in library and information science (LIS) Education and in new collaborative lines of action. It presents epistemological and pedagogical formats developed by Universidade Aberta and Universidade Nova de Lisboa (Portugal) with the objective of updating skills in information and digital literacy for professional profiles of emerging markets.
- Citar e referenciar : APA 6ª ed.Publication . Marcos, Isabel MarquesA elaboração correta dos trabalhos científicos pressupõe o respeito por um conjunto de princípios normativos de citação e referenciação bibliográfica que salvaguardam os autores das criações intelectuais do uso indevido das mesmas. Partindo de três conceitos: citação, referência bibliográfica e lista de referências apresentam-se as normas da APA 6ª ed. nos seus elementos essenciais. Estas normas, da área da informação e documentação, definem regras para a normalização das referências bibliográficas de todos os tipos de documentos.
- Citar e referênciar : gestores de referências bibliográficasPublication . Marcos, Isabel MarquesSaber utilizar a informação de forma ética pressupõe citar e referenciar corretamente as obras de outros autores. Os gestores de referências bibliográficas são softwares, que entre outras funcionalidades, permitem criar, organizar e estruturar as referências bibliográficas, de acordo com diferentes estilos de citação, sendo preciosos instrumentos de auxílio na elaboração dos trabalhos académicos. Neste trabalho são apresentadas de forma genérica as funcionalidades de três softwares: Mendeley, Zotero e EndNote.
- Citar e referenciar : Norma Portuguesa 405Publication . Marcos, Isabel MarquesA elaboração correta dos trabalhos científicos pressupõe o respeito por um conjunto de princípios normativos de citação e referenciação bibliográfica que salvaguardam os autores das criações intelectuais do uso indevido das mesmas. Partindo de três conceitos: citação, referência bibliográfica e bibliografia apresentam-se as Normas Portuguesas NP 405-1, 405-2, 405-3 e 405-4 nos seus elementos essenciais. Estas normas, da área da informação e documentação, definem regras para a normalização das referências bibliográficas de todos os tipos de documentos. Estas normas nacionais estão harmonizadas com a norma internacional ISO 690, elaborada pela International Standardization Organization (ISO) e aprovada pelos países membros desta organização.
- Citar e referenciar: o uso ético da informaçãoPublication . Marcos, Isabel MarquesA elaboração correta dos trabalhos científicos pressupõe o respeito por um conjunto de princípios éticos que salvaguardam os autores das criações intelectuais do uso indevido das mesmas. Citar e referenciar são uma das formas mais eficazes para combater o plágio. Atualmente na comunidade científica existem variadíssimas normas e estilos de citações e de referenciação bibliográfica. Foram privilegiadas as Normas Portuguesas NP 405 e o Estilo APA 6ª ed. da American Psychological Association.
- Contribuição da UAb para a implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: o papel do Repositório InstitucionalPublication . Carvalho, Madalena; Caeiro, SandraO trabalho apresenta uma reflexão sobre desafios e oportunidades dos repositórios institucionais enquanto sistemas de informação que permitem gerar indicadores aplicáveis à gestão das organizações. Pretende-se, a partir de indicadores colhidos e analisados de modo sistemático ao longo dos dois últimos anos, demonstrar a relevância do repositório institucional da Universidade Aberta (UAb) - Repositório Aberto enquanto sistema de apoio à gestão. A UAb avalia, de forma sistemática, o desempenho da Sustentabilidade da Instituição, sendo a análise da produção científica uma das formas. Partindo da monitorização relativa ao reporte de Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS das Nações Unidas, na produção científica do Repositório Aberto, perspetiva-se a relevância deste processo para obter, de forma sustentada, indicadores relativos ao compromisso da produção UAb para com os ODS e, a partir daí, ao desempenho da produção científica sobre sustentabilidade na Instituição. Apresenta-se uma abordagem teórico-reflexiva, orientada fundamentalmente, pela literatura especializada. Descreve-se o processo de recolha, análise e interpretação dos dados. Efetua-se uma análise da representatividade dos ODS, globalmente e segmentada por tipologia de comunidades. Avaliam-se os resultados e apresentam-se as conclusões.
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