Ciências da Educação | Artigos em revistas nacionais / Papers in national journals
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Ciências da Educação | Artigos em revistas nacionais / Papers in national journals by Sustainable Development Goals (SDG) "09:Indústria, Inovação e Infraestruturas"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Comunidades de aprendizagem na WebPublication . Dias, PauloApresenta-se, neste artigo, uma análise das TIC e das abordagens construtivistas da educação no domínio da concepção e desenvolvimento educacional das comunidades de aprendizagem na Web. Esta análise compreende os aspectos gerais de organização das actividades nas comunidades de aprendizagem, os aspectos específicos que caraterizam a interação com os media do conhecimento e com a comunicação em rede e o desenvolvimento de estratégias para uma aprendizagem flexível e colaborativa, na criação de um curso de formação de formadores para as comunidades virtuais de aprendizagem.
- Das tecnologias da comunicação às tecnologias do pensamentoPublication . Dias, PauloO presente artigo apresenta uma breve análise do desenvolvimento das tecnologias interactivas, multimédia e hipermédia, e as suas implicações na concepção de ambientes avançados de educação.
- Flexibilizar a aprendizagem no ensino superiorPublication . Serrano, António; Godinho, Joaquim; Ramos, José Pires; Dias, Paulo
- Processamento da informação, hipertexto e educaçãoPublication . Dias, PauloEste artigo analisa o paradigma de processamento de informação através do papel da analogia computacional e das suas implicações no processo de aquisição e representação de conhecimentos. Com base na concepção de processamento cognitivo paralelo e na distinçãoentre representações declarativas, procedimentais e contextuais propôe-se uma abordgem alternativa da metáfora de desenvolvimento da tecnologia hipertexto em educação.
- Tecnologia hipertexto: contributos para o desenvolvimento de aplicações em educaçãoPublication . Dias, PauloO presente artigo surge na sequência do seminário realizado pelo autor no Pólo do Projecto Minerva da Universidade da Covilhã, em Março de 1992, sob o tema tecnologia hipertexto em educação. Apresenta-se um resumo das concepções base da tecnologia hipertexto, as suas origens, e principais linhas de desenvolvimento na produção de aplicações educativas a partir da plataforma de software aberto HyperCard. Particular relevo é dedicado ao princípio da representação multidimensional, o desenvolvimento hipermedia a partir da tecnologia hipertexto, e a interacção aluno/sistena segundo o princípio do "diálogo".