MESTRADO | MSc DISSERTATIONS
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Browsing MESTRADO | MSc DISSERTATIONS by Sustainable Development Goals (SDG) "09:Indústria, Inovação e Infraestruturas"
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- Agressividade e violência verbais nas mensagens das redes sociais: análise de interações discursivas no Facebook: o caso das eleições presidenciais brasileiras de 2018Publication . Naime, Andreia Gonçalves Gomes; Seara, IsabelAs redes sociais exerceram papel relevante nas eleições presidenciais do Brasil em 2018, principalmente pela redução orçamentária de verbas que anteriormente sustentavam as campanhas eleitorais com uso de mídias pagas. Considerando este panorama, os candidatos fizeram largo uso das mídias gratuitas ou de baixo custo e o Facebook configurou como a rede social de maior uso e amplitude, devido sua popularidade no país. Neste sentido, consideramos pertinente a análise crítica deste momento histórico para as eleições do Brasil, onde o Facebook representou um espaço apropriado para as contendas e discussões, superando os debates presenciais e as manifestações discursivas públicas outrora utilizadas por candidatos às eleições A escolha da rede social Facebook se justifica devido sua abrangência e popularidade no Brasil; vale ressaltar a relevância desta rede mundial como disseminadora de notícias, formadora de comunidades e influenciadora de opiniões, tornando-a um espaço movimentado e rico para coleta de mensagens e uso do discurso. A presente dissertação tem, como objetivo, analisar os atos de fala presentes em mensagens postadas na internet, na rede social Facebook brasileira, no período da campanha eleitoral para as eleições presidenciais de 2018. Para isso, a metodologia aplicada ocorreu em duas etapas: a) coletamos mensagens postadas no Facebook, relacionadas aos dois principais candidatos que ocuparam posição de liderança em pesquisas e que se tornaram os favoritos na campanha eleitoral, pesquisando no buscador do Facebook perfis relacionados aos candidatos Jair Bolsonaro, Fernando Haddad, ou que trouxessem menções às eleições presidenciais brasileiras de 2018 e as quantificamos por tipo. b) analisamos as mensagens do ponto de vista discursivo e as estratégias aplicadas, identificando os atos de fala que apresentavam descortesia e marcas de agressividade, arrogância, prepotência, violência verbal, superioridade, manipulação e desqualificação do adversário em sua formação. Pretendemos, com o trabalho, apresentar, através da análise do discurso, um retrato da situação social e política, onde os atos de fala exerceram um grande papel nas mídias sociais, influenciando a definição do futuro político do país e no cotidiano e comportamento das pessoas.
- Ambientes digitais e o ScratchJr para a promoção da criança leitora: articulação entre uma turma do 1.º Ciclo do Ensino Básico e a biblioteca escolarPublication . Mascarenhas, Helena Isabel Bentes; Pinto, MaribelO trabalho apresentado enquadra-se no âmbito da promoção da leitura tendo como foco o papel que a Biblioteca escolar desempenha junto de alunos do 4º ano do 1.º ciclo, em ambientes digitais, com o auxílio e aplicação de ferramentas digitais. Acreditamos que este é um caminho produtivo na promoção da leitura e um forte contributo para uma mudança de paradigma face às práticas de leitura e às atividades passíveis de serem realizadas numa cooperação entre Biblioteca/Professores/Alunos e restante comunidade educativa. Cada vez mais o mundo virtual e os ambientes digitais dominam o nosso dia-adia. Com a chegada e crescente evolução das tecnologias de informação e comunicação às escolas reconfiguraram-se metodologias, alteraram-se perspetivas e ampliaram-se novos horizontes na forma como integrar as novas ferramentas na comunidade educativa nomeadamente nos processos de ensino e aprendizagem. Ainda se colocam muitas dúvidas e interrogações acerca de uma eficaz implementação dos ambientes digitais em contexto de sala de aula e julgamos que as dúvidas inflacionam quando toca à visão de uma parceria com as Bibliotecas Escolares. Perante este cenário inovador é fundamental pensar e repensar em procedimentos eficientes e sustentáveis por forma a que as tecnologias e ambientes digitais façam parte integrante nas dinâmicas escolares. O presente estudo foi certamente, bastante desafiante tanto para professores, professores bibliotecários, alunos e restante equipa que participou no trabalho. Este, enquadra-se numa perspetiva de promoção e gosto pela leitura com recursos a meios e ambientes digitais, pelo que é justificável a sua introdução em ambiente escolar na medida em que estes têm vindo a ocupar um espaço fulcral no quotidiano da sociedade atual. Saber como, onde e porquê utilizar os recursos em ambientes digitais suscita-nos algumas questões especialmente na segurança dos espaços e recursos pesquisados e recolhidos. É, pois, neste sentido importante saber responder a dificuldades e dúvidas que possam surgir, tendo-se para tal traçado como objetivo de investigação, promover a leitura através da compreensão e incentivo ao uso de ferramentas digitais, fomentando ao desenvolvimento de habilidades no domínio das tecnologias digitais, nomeadamente no software de programação ScratchJr. sendo esta uma linguagem de programação desenvolvida para crianças dos cinco aos sete anos, com o objetivo de desenvolver o pensamento computacional com a criação de histórias e jogos interativos além de auxiliar no processo cognitivo onde as crianças podem alargar a sua imaginação e criatividade à escrita e à leitura. O estudo empírico foi desenvolvido num Agrupamento de Escolas em Beja e teve como participantes alunos do 4.º ano do 1.º ciclo do Ensino Básico. A técnica de recolha de dados incidiu numa descrição e interpretação do comportamento dos alunos em estudo descritos em guião elaborado para esse fim e registados numa grelha de observação recorrendo a uma Checklist de Envolvimento, refletindo um forte contributo para novas formas de aprendizagem através dos ambientes digitais. Desta forma, é ainda possível, detetar problemas e ultrapassar obstáculos através da prática de novos métodos de trabalho realizado de modo colaborativo. Neste sentido propusemo-nos a analisar o trabalho que a Biblioteca Escolar desenvolve utilizando o método de Observação direta participante realizada com os intervenientes, no seu contexto em sala de aula e no espaço da Biblioteca Escolar.
- Análise comparada das políticas educativas para a educação à distância em três países: Brasil, Portugal e Irlanda, especificamente na pandemia Covid-19Publication . Xavier, Adriana Maria Sonego; Barros, Daniela Melaré VieiraEsta investigação é incentivada no contexto educativo da aprendizagem à distância no Brasil, em Portugal e na Irlanda, em diferentes perspectivas analíticas. A técnica de entrevista semiestruturada, investigação exploratória e qualitativa foi aplicada para contribuir para a recolha de informações. A análise comparativa recorda-nos a uma visão de metodologia de investigação no sistema educativo, contribuindo para a identificação de semelhanças e de diferenças no campo amplo das políticas educativas nos países em análise. No entanto, na educação comparativa, espera-se que as experiências positivas adquiridas sejam agregadas na educação durante todo o processo de aprendizagem. Ao longo desta investigação, verificou-se que a história econômica e o índice populacional dos três países analisados eram representativos para este estudo. Foi estabelecido que os impactos educativos aumentam a compilação de informações e de mecanismos de como cada país conduz as suas atividades educativas. As políticas públicas na educação à distância permitiram uma análise onde a prática pedagógica se destaca estrategicamente no cenário em que a tecnologia ajuda a aprendizagem com níveis de oportunidade para todos os que dela necessitam. O papel da educação à distância impulsionou a transformação de uma realidade virtual, especialmente com o impacto de Covid-19, que transformou novos paradigmas de utilização do ensino/aprendizagem em sala de aula, para o modelo de ensino da EaD, que integra a tecnologia até a atualidade.
- Análise dos determinantes do fenómeno low-cost nos transportes aéreos em Portugal: tendência natural ou necessidade emergente dos mercados/consumidores?Publication . Oliveira, Marcelo; Pereira, JoãoO setor aéreo sempre foi conhecido pela sua luta continua, ou seja, cortar custos, gerir necessidades dos clientes, acompanhamento de requisitos de qualidade e segurança, enquanto mantem os serviços e satisfaz as necessidades de vários grupos de clientes. A indústria volátil torna desafiador para as transportadoras encontrar um equilíbrio entre fornecer serviços de alta qualidade para os clientes, mantendo os custos baixos. Diferentes modelos de negócios têm sido testados, com as Low-Cost tentando eliminar gradualmente a maioria dos serviços, deixando apenas o básico. No entanto, os serviços permanecem como uma pedra angular do transporte aéreo e da lucratividade de uma companhia aérea que depende de que tipo de serviços é prestado e de quão bem prestam para manter os seus clientes satisfeitos. O objetivo deste estudo consiste em identificar os determinantes do fenómeno low-cost em Portugal, isto é, em que medida é que estamos perante uma tendência natural, face a hábitos comportamentais ou a necessidade emergente dos mercados / consumidores, ou uma resposta a um contexto de retração económica. Na prossecução deste objetivo procurar-seá, também, identificar quais os fatores que contribuem para o sucesso na redução radical de custos. Assim, partindo desta problemática, a pergunta de partida, sobre a qual assenta a pesquisa, desdobra-se em duas questões essenciais: será o fenómeno low-cost no setor da aviação civil em Portugal uma conjuntura, ou constrangimentos observados no contexto da indústria e qual o papel do consumidor? Na resposta às questões que orientam o presente estudo, a contrastar com os achados na literatura, recorreu-se a um estudo exploratório e a uma abordagem metodológica de natureza quantitativa. Para a recolha de dados foi utilizado como instrumento um questionário online semiestruturado.
- Os anúncios do Instagram: perspetiva da geração MillennialPublication . Baptista, Kelly Drumond; Silva, Miguel Mira daO avanço das tecnologias tem permitido mais competitividade às empresas e novas formas de atingir a geração Millennial, geração essa altamente consumidora e conectada às redes sociais. Muitas empresas utilizam os anúncios de redes sociais como meio de comunicação e promoção, mas, devido ao número de anúncios aos quais os consumidores são expostos todos os dias, a resistência à publicidade online tem aumentado. Questões de privacidade, intrusão e ceticismo surgem entre a geração Millennial. Mas por outro lado, a aderência ao Instagram continua a aumentar, rede social cada vez mais carregada de conteúdos promocionais. Surge assim a necessidade de cruzar dois tópicos: a alta aderência à rede social Instagram pelos Millennials e a grande resistência que esta geração demonstra face aos anúncios de redes sociais. Assim, nesta pesquisa visou-se aprender sobre a personalização e privacidade dos anúncios do Instagram, as razões de adesão da geração Millennial ao Instagram, e a reação dos Millennials face aos anúncios do Instagram. Para além da realização do enquadramento teórico e revisão sistemática da literatura, o método qualitativo foi adotado por meio de entrevistas semi-estruturadas a fim de evidenciar as diversas opiniões, pensamentos e experiências da geração Millennial face aos anúncios do Instagram. 15 entrevistas foram realizadas via videochamada, sendo que todas as transcrições foram analisadas por meio da análise temática de conteúdo. Resultados indicam que embora os Millennials consideram os anúncios do Instagram eficazmente personalizados, relevantes e não intrusivos, manifestam ignorar tipicamente os anúncios e possuir algumas preocupações de privacidade. Contudo, as preocupações não são suficientes para deixarem de usufruir do Instagram. A superioridade e diferenciação do Instagram é notável, e fazer parte desta experiência social leva os Millennials a aceitar os anúncios como custo da rede social gratuita.
- Aplicação “Registo de Atividade de Docentes”Publication . Nunes, Sara Sofia Inácio Pais; Rocio, VitorEste projeto (final) comporta como objetivo primário a implementação de um sistema sob a forma de aplicação web, baseado no Regulamento de Avaliação de Docentes da Universidade Aberta, que possibilitasse o registo e avaliação das atividades de docência, nas suas várias vertentes. Objetivando igualmente a simplificação do processo de avaliação de docentes da Universidade Aberta. Com este relatório de Projeto Final, pretende-se explanar o processo de desenvolvimento e implementação da referida aplicação, demonstrar as dificuldades sentidas, justificar as opções de investigação e implementação, e clarificar as opções escolhidas para a boa conclusão do projeto. O relatório de Projeto Final objetiva a conclusão da demonstração positiva da aplicação Web.
- Aplicação de dois protótipos para mobile e blended learning no ensino-aprendizagem da(s) história(s) do cinema em Moçambique: um estudo de caso no ensino superiorPublication . Manhiça, Diana; Bidarra, JoséA disseminação de artefactos tecnológicos e de recursos online como ferramentas pedagógicas é uma realidade nas salas de aula e nos processos de ensino no mundo desenvolvido. No entanto, a mesma realidade tem tardado a integrar-se em certos contextos económicos e culturais, por motivos vários, apesar da existência de políticas nacionais e outras diretivas. Este relatório descreve a aplicação de dois protótipos de recursos pedagógicos - utilizando TIC, ambientes presenciais e online e dispositivos móveis - para facilitar o processo de ensino-aprendizagem e a co-construção curricular de uma disciplina de história, num curso de Licenciatura em Cinema e Audiovisual, em Moçambique. Foi utilizado um modelo de trabalho blended learning e recorreu-se a um grupo de trabalho criado na rede social Facebook como meio privilegiado para melhorar a comunicação, a difusão e a partilha dos conhecimentos construídos de forma colaborativa, a partir da sala de aula. Os protótipos basearam-se em processos de pesquisa bem definidos: 1) o registo audiovisual de entrevistas para criação de uma base de dados do tema histórico e 2) um jogo sério para auto-avaliação e consolidação de conhecimentos.
- Aplicação de máquinas de vector suporte para classificação de ratos transgénicos através de imagem da retinaPublication . Valentim, Érick Braga; Serranho, Pedro; Bernardes, Rui Manuel Dias Cortesão dos SantosO objetivo deste trabalho consistiu na criação de modelos de aprendizagem supervisionada baseados nas técnicas de Support Vector Machine (SVM) e Support Vector Machine com informação privilegiada (SVM+) capazes de distinguir entre ratos saudáveis (C) e transgénicos (D) por meio de análise de textura da imagem de tomografia de coerência óptica (OCT) de retinas do olho direito. A amostra é composta por 74 ratos, sendo 40 saudáveis e 34 transgénicos. A tomografia de coerência óptica foi utilizada para obtenção da imagem da retina dos ratos que, por sua vez, foi dividida em 4 quadrantes. A partir destes, obteve-se uma imagem de fundo 2D e foram aplicados 20 indicadores de análise de textura de imagem de fundo, usados como features para o modelo SVM. As features com maior capacidade de separação entre grupos e que possuem coeficiente de correlação inferior a 0,7 entre elas foram Inertia (primeiro, segundo e quarto quadrantes), INN (Inverse difference normalized; terceiro quadrante), IMC2 (Information measure of correlation; terceiro quadrante) e ClusterShade (terceiro quadrante). Considerando as 6 features mais relevantes foram criados os modelos SVM e SVM+ cujos parâmetros foram afinados de maneira a obter os modelos com a melhor precisão na classificação dos ratos nas categorias saudável e transgénico. A técnica de validação cruzada em 5 grupos foi utilizada para validar os resultados dos modelos criados. Tanto para o conjunto de teste como para o conjunto de dados total o modelo SVM obteve 100% precisão, enquanto que a precisão obtida pelo modelo SVM+ foi de 93,33% (erro de apenas 1 caso em 15 – conjunto de teste) na classificação dos dados do conjunto de teste e 98,65% (erro de apenas 1 caso em 74 – conjunto de dados total) no conjunto de dados total.
- Aprender química e biologia no ensino superior a distância: estudo de caso sobre a utilização de recursos didácticos suportados em tecnologias digitais para actividades práticasPublication . Ferrão, Mela Pedro João; Amador, FilomenaA presente investigação tem como objetivo estudar a função das tecnologias digitais no apoio ao desenvolvimento de actividades práticas nomeadamente de tipo experimental, como recurso didático, em cursos de nível superior nos domínios da Química e Biologia. Procura-se através deste trabalho contribuir para a melhoria dos recursos didáticos e pedagógicos que facilitem a aprendizagem dos estudantes em contextos de ensino a distância. Com base numa metodologia qualitativa do tipo estudo de caso, procedeu-se a uma coleta de dados através de entrevistas semiestruturada e inquérito por questionário. A amostra foi constituída por estudantes, delegados dos cursos de Química e Biologia e tutores que lecionam as disciplinas de carácter teórico-prático dos respetivos cursos. A investigação centrou-se no Centro de Ensino à Distância da Universidade Católica de Moçambique, em particular nos centros de recursos da Beira e Chimoio. Também se procedeu a análise do plano de estudos dos dois cursos, com base na aplicação da técnica análise de conteúdo. No fim da pesquisa foi possível conhecer melhor a situação atual e a necessidade de intensificar o uso dos recursos digitais como meios didáticos que auxiliem a compreensão dos conteúdos de carácter teórico – práticos. Sugere-se ainda o uso do blog como recurso tecnológico com vista à melhoria da aprendizagem no domínio da Educação em Ciência em contextos de ensino a distância, em particular nos cursos de Química e Biologia.
- Aprendizagem colaborativa online: da interação à colaboração assíncrona num curso de uma instituição de ensino profissionalizante no BrasilPublication . Ramos, Katia; Paz, JoãoO presente estudo teve como propósito a investigação do curso eLearning, Novas Metodologias e Práticas Pedagógicas, realizado por uma Instituição de Ensino Profissionalizante para formação de 180 professores e 5 participantes da equipe técnica, de 15 estados brasileiros, com o objetivo de discutir a importância de adotar metodologias ativas nas salas de aula. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, quantitativo e qualitativo, tendo como técnicas de pesquisa a análise documental, a análise de conteúdo das interações online nos fóruns de discussão do curso e a entrevista semiestruturada. Para o estudo da identificação e mensuração da colaboração nas discussões online assíncronas foram utilizados o modelo de análise de colaboração, adaptado de Murphy (2004). Para o estudo da moderação online, prática pedagógica do moderador e ferramentas de interação, foram desenvolvidos categorias e indicadores para análise das entrevistas sobre estes tópicos. Os dados mostram um nível elevado de interação e colaboração nas etapas iniciais: Presença social; Articulação das perspectivas individuais; Acomodar ou refletir as perspectivas de outros e Coconstruir perspectivas partilhadas e finalidades e também demonstram que as ferramentas de comunicação assíncronas serviram como meio propulsor para troca, diálogo e aprendizagem, possibilitando que os moderadores assumissem um papel de facilitadores, levando os alunos a refletirem, questionarem e analisarem suas práticas pedagógicas, assumindo assim um papel ativo no percurso da aprendizagem, o que nos faz concluir que se verificou aprendizagem colaborativa, mesmo que os participantes não tenham conseguido avançar para os 2 últimos níveis de colaboração Construir objetivos e finalidades comuns e Produção de materiais partilhados. Tal como em outras investigações, para avançar para o mais alto nível de colaboração seria necessário um conjunto de estratégias no design do curso que garantissem os trabalhos em conjunto.