MESTRADO | MSc DISSERTATIONS
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Browsing MESTRADO | MSc DISSERTATIONS by Sustainable Development Goals (SDG) "04:Educação de Qualidade"
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- Abordagem à integração de apuramento diário de fluxos de caixa com múltiplos terminais de faturaçãoPublication . Santos, Carlos André Pinto dos; Silva, Miguel Mira da; São Mamede, HenriqueEsta dissertação tem como objetivo melhorar a eficiência e o controlo financeiro através da "Automatização do Apuramento Diário de Fluxos de Caixa com Múltiplos Terminais de Faturação”. Perante a crescente necessidade de automação na gestão financeira este revela-se um tema importante no ambiente em análise. Perante um cenário onde frequentemente são detetados erros nos resumos de faturação dos terminais, com origem nos documentos de correção, os objetivos passam pela colmatação desta falha e pela redução significativa do tempo despendido nas tarefas rotineiras de conferência enquanto se melhora a precisão dos relatórios financeiros. A abordagem estratégica inclui a implementação de tecnologias avançadas e práticas inovadoras, como a automatização do apuramento financeiro, não apenas procurar otimizar tarefas operacionais, mas também visa estabelecer um novo padrão de excelência na fiabilidade da gestão financeira. Este processo envolve a integração de soluções tecnológicas que simplificam a análise de dados dos terminais permitindo uma melhor resposta às análises financeiras e prontidão dos resultados. Esta pesquisa aspira a uma transformação significativa na forma como a empresa lida com o Apuramento Diário dos Fluxos de Caixa prevendo-se uma redução substancial dos erros, agilizando a tomada de decisões. A implementação de soluções deste tipo posiciona a empresa na vanguarda das práticas financeiras modernas, promovendo eficácia operacional e confiança nos relatórios financeiros diários. A concretização desta pesquisa não apenas atenderá às exigências atuais de eficiência, mas também preparará a organização para enfrentar futuros desafios na gestão financeira com uma abordagem ágil e inovadora.
- Abordagem às boas práticas de consumo sustentável com alunos do 3º ciclo e suas famíliasPublication . Carvalheiro, Maria de Fátima Gonçalves; Caeiro, SandraO consumo desmesurado das últimas décadas é apontado como um dos principais fatores do aquecimento global. Para que haja hipóteses de reverter as suas consequências, ou pelo menos minimizá-las, torna-se imprescindível que sejam alterados os atuais hábitos de consumo. A fim de atingir esse objetivo, torna-se necessário envolver as empresas, instituições, assim como a sociedade em geral. É também crucial transmitir-lhes informações e dar-lhes conhecimentos, salientando o que devem fazer e as razões porque o devem fazer. No intuito de se poder contribuir para as alterações dos hábitos de consumo da população em geral, relativamente aos padrões atuais, nada melhor do que envolver e motivar os jovens para tentar corrigir esses comportamentos. É neste contexto que o consumo sustentável se tornou num tema incontornável que está cada vez mais presente nas preocupações de quem se dedica ao estudo do desenvolvimento sustentável. Assente nesses pressupostos, o objetivo deste trabalho foi desenvolver um projeto de “sensibilização para a diminuição de consumos excessivos”, com alunos do 3.º ciclo, no âmbito da Educação para a Sustentabilidade de uma escola no concelho de Palmela (Setúbal). Através de várias ações, tentou-se implementar e aprofundar com os alunos, a tomada de consciência sobre os consumos desmesurados dos dias de hoje. Conseguiu-se como resultado, promover o interesse e a vontade de desenvolver conhecimentos e competências necessárias à sua formação como cidadãos, capazes de participarem ativa e civicamente nas tomadas de decisão na vida pública. O projeto foi baseado numa metodologia investigação-ação que contemplou atividades realizadas pelos alunos, algumas das quais em conjunto com as respetivas famílias. Foi essencial para se aprofundarem conhecimentos de temas como a sustentabilidade, a economia circular, o desenvolvimento sustentável e a evolução do consumo; foi ainda possível desenvolverem capacidade de reflexão e de espírito crítico e também, as competências necessárias para agirem ativamente na redução dos consumos, adotando comportamentos de estilos de vida mais sustentáveis, através de escolhas mais conscientes. As propostas que os alunos fizeram para estilos de vida mais sustentáveis nas suas Famílias, na Escola e no Concelho, mostraram que não só estão disponíveis para reduzir consumos, mas também para serem cidadãos ativos nas ações comunitárias imprescindíveis às mudanças que urgem.
- Abordagem por competência no ensino básico: estudo de caso realizado na escola “Quintino Ribeiro” Cabo-VerdePublication . Rosa, Eurídice Ester dos Santos; Barros, Daniela Melaré VieiraA emergência da noção de competência no sistema educativo tem vindo a ser reconhecido como um recurso importante na construção de um novo modelo de ensino aprendizagem no ensino básico. No estudo que vamos desenvolver procura-se refletir sobre a forma como se têm organizado para responder às orientações do currículo nacional que visam a mudança de paradigma de um ensino centrado nos objetivos e conteúdos para um ensino centrado no desenvolvimento de competências. O currículo exige nova postura dos professores, alunos e da própria escola, o desenvolvimento de competências valoriza a capacidade de resolver situações complexas pelos alunos e não a memorização de informação. Nesse estudo procura-se refletir sobre a forma com os professores do ensino básico da escola ‘Quintino Ribeiro’ em Cabo Verde, se têm compreendido e operacionalizam a orientação do Ministério de educação sobre a abordagem por competências no ensino Básico. Metodologicamente recorremos a um estudo de caso, que integra questionário por inquérito a uma amostra de professores da escola ‘Quintino Ribeiro’ e inquéritos aplicado pais e encarregados de educação envolvidos na conceção, organização e desenvolvimento do novo modelo de ensino-aprendizagem. O tema escolhido é pertinente, com a renovação curricular, assente numa abordagem por competências, os docentes apresentam desorientados, por causa de fraca formação neste domínio. O estudo pensa em contribuir com a identificação das conceções que os professores têm acerca da abordagem por competências no currículo, e ainda o estudo trará melhor entendimento desta abordagem na prática do ensino/aprendizagem.
- Absentismo docente e gestão escolar: o caso da escola do 2º ciclo do ensino secundário Xavier Samacau na cidade do HuamboPublication . Mande, Domingos Amadeu; Cordeiro, Ana Paula; Jacquinet, MarcO absentismo laboral é um problema que afecta as organizações e se traduz na ausência do trabalhador no seu posto de trabalho. Esta dissertação tem como objectivo identificar os factores que estão na base do absentismo docente na Escola do 2º Ciclo do Ensino Secundário do Município do Huambo / Angola. O primeiro capítulo aborda o trabalho docente, clarificando conceitos relacionados com o absentismo laboral na perspectiva de vários autores, identificando os factores que concorrem para o absentismo docente, as suas consequências no processo educativo e de combate ao absentismo. De seguida aborda-se a satisfação no trabalho, e os factores que lhe estão associados. Do ponto de vista metodológico o estudo assume um carácter exploratório de cariz quantitativo e qualitativo através de uma amostra seleccionada aleatoriamente. Os resultados foram processados usando SPSS V.21. No capítulo relativo a apresentação dos resultados, desenvolve-se a análise dos dados, a discussão dos resultados, seguindo-se a conclusão, as limitações e dificuldades encontradas ao longo da pesquisa, recomendações, as referências bibliográficas, e os anexos. De forma geral conclui-se que a falta de incentivos para os professores, o trabalho gerador de desconforto físico e mal-estar psicologico, a falta de reconhecimento dos superiores pelo trabalho que se realiza, a carga horária dos professores da escola, são alguns elementos que contribuem para absenteísmo docente na Escola do 2º Ciclo do Ensino Secundário Xavier Samacau.
- Açorianos na terra da abundância: diálogos multiculturais a partir de Álamo Oliveira, Marcolino Candeias e Onésimo AlmeidaPublication . Rosa, Duarte Manuel Gonçalves da; Vila Maior, Dionísio
- Acquiring intercultural competencies through language learning and its potential impact on immigration integration in the province of Ontario, CanadaPublication . Polyanskikh, Viktoriya; Sequeira, Rosa MariaThis thesis explores the concept of intercultural competencies and their impact on migrants’ social integration and integration into the labour force in the Ontario province, Canada. The literature review explores fundamental perspectives on the concept of intercultural competencies and the framework of intercultural competencies. It also discusses intercultural competency development and acquisition methods at educational institutions, especially through language learning. Various approaches to acculturation are reviewed and analyzed. The second part of the literature review focuses on the cultivation of intercultural competencies within the Canadian context. It investigates the concept of migration and its fundamental types while also analyzing the support mechanisms available for immigrants in Canada and Ontario province specifically. The empirical research allows us to build the connection between the awareness of intercultural competencies and their impact on migrants and their integration into the host society. Findings show that possessing intercultural competencies promotes higher rates of successful integration, acculturation, sociocultural and psychological adaptation, and professional integration. Recommendations include the promotion of fostering intercultural competencies in migrants through educational institutions. The outcomes of this research will be of practical value to those studying immigrants' social and cultural adaptation in a new country.
- ACTivARTE: um estudo sobre o envelhecimento activo através da arte teatralPublication . Sesinando, Vítor Bruno Freitas; Saldanha, ÂngelaO presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Arte e Educação da Universidade Aberta. O projeto que lhe deu origem surgiu a partir da minha prática como professor voluntário na disciplina de Teatro na Universidade Sénior de Massamá e Monte Abraão (USMMA) O envelhecimento populacional é, inquestionavelmente, uma realidade do mundo contemporâneo. Assim sendo, a senioridade saudável e ativa deve ser uma preocupação de todos os agentes sociais. Este relatório de projeto visa, através da análise de um estudo de caso, investigar a relação entre o Teatro e o Envelhecimento Ativo/Criativo e compreender os benefícios da atividade teatral para a promoção do mesmo. Este estudo de caso incidiu no Grupo de Teatro Sénior da Universidade Sénior de Massamá e Monte Abraão.
- Aculturação psicológica e percurso migratório: experiências e vivências de imigrantes brasileiros residentes em ItáliaPublication . Carvalho, Sérgio Aparecido de Souza; Ramos, NatáliaInserir-se em uma nova cultura não é uma tarefa fácil, tendo em vista que vivenciar um percurso migratório implica a necessidade de adaptação na sociedade de destino e, para que isso ocorra, a pessoa imigrante deve iniciar uma intensa dinâmica de aculturação e de aprendizagem e, que vão desde aprender um idioma, conhecer novos costumes, cultura e leis, até compreender as diferentes formas de funcionamento que caracterizam o novo país. No presente estudo são abordadas questões da migração internacional em Itália, o conceito de aculturação e de adaptação, no qual também evidenciamos como decorreu o processo migratório e adaptativo de sete imigrantes brasileiros residentes em Itália, que contribuíram com esta pesquisa respondendo a um questionário elaborado e estruturado para o efeito. Durante a pesquisa constatamos que a aculturação acontece de maneira individual e que os sete participantes vivenciam o seu percurso migratório de maneira singular, no qual manifestam experiências positivas e negativas, alguns sentimentos ambíguos e contraditórios, além de experiências e sentimentos vivenciados diferentemente por cada um. Constatamos também que durante o processo de aculturação alguns imigrantes apresentam dificuldades adaptativas, relacionais, interculturais, psicológicas ou físicas, sendo estas desencadeadas sobretudo pela ausência de sentimento de pertencimento à nova sociedade e pela ruptura do quadro de referência identitário e cultural.
- Administração de tráfego telefônico: utilização de método numérico e simulação para estimar congestionamento e demanda de tráfego em sistemas de perda (loss systems)Publication . Sampaio, Paulo Celso; Nunes, Catarina S.Este trabalho tem como objetivo geral propor um modelo probabilístico que possibilite estimativas sobre congestionamento e demanda de tráfego telefônico e está dividido em duas partes. Na primeira parte, uma abordagem exploratória, é apresentado um método numérico e dois métodos de simulação: simulação estática (Monte Carlo) e simulação dinâmica (eventos discretos), para calcular congestionamento em um determinado período de observação, utilizando apenas dois dados de entrada: o tempo total de ocupação e a quantidade de meios disponíveis para escoamento de chamadas, através da Fórmula B de Erlang para sistemas de perda, que tem origem no processo estocástico de nascimento e morte “número de meios ocupados em determinado instante”. Os resultados de congestionamento obtidos por método numérico e simulação se apresentaram bastante próximos. Além da medida de congestionamento, são apresentadas outras medidas de tráfego que vão compor uma grade mínima de indicadores operacionais para a gestão do tráfego telefônico. Na segunda parte, de natureza confirmatória, são feitos testes de aderência sobre o processo de chegadas e sobre a distribuição do tempo de ocupação dos meios, que são dois pressupostos básicos de um sistema de perda (loss system) o qual consiste em um modelo de fila markoviano onde não há espera, ou seja, quando todos os meios estão ocupados uma nova tentativa é perdida. Nos testes de aderência, sobretudo com respeito ao processo de chegadas, não houve rejeição da hipótese inicial 𝐻0: “as chegadas / unidade de tempo tem distribuição de Poisson”. Já com respeito à distribuição dos tempos de ocupação, não foi observada uma aderência forte à distribuição Exponencial em pesquisas de rotas onde escoam chamadas de naturezas distintas, tais como as rotas de tráfego interurbano (de longa distância) onde trafegam chamadas interurbanas de fixo para fixo, sempre de maior duração, misturadas com chamadas que têm um telefone celular em uma das pontas, sendo estas em geral de menor duração
- Administração e gestão educacional prisional, pilar para reabilitação e reinserção na sociedade : estudo de casoPublication . Nascimento Júnior, João do; Seabra, FilipaO presente documento resulta do estudo de caso CEEBJA (Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos) Doutor Mário Faraco. A partir da investigação o objeto central desse trabalho é a Administração e Gestão Educacional em contexto prisional na cidade de Piraquara, Paraná, Brasil. Nesse contexto a problemática que envolve o tema é fundamentada na carência e absoluta necessidade de mais estudos no âmbito da educação prisional. Os principais objetivos do trabalho realizado são: analisar o contexto da educação prisional através de um estudo de caso e compreender a estrutura organizacional do sistema educativo prisional considerando a educação de adultos. A metodologia científica usada foi o Estudo de Caso exploratório usando como método de recolha de dados a entrevista semi-estruturada tendo como público alvo 10 colaboradores, sendo 1 vice diretora, 1 secretária, 1 pedagoga e 7 professores que fazem parte da organização e execução administrativa e pedagógica. Como resultados apresentamos as perspectivas dos entrevistados, os avanços e desafios que devem ser superados, bem como aspetos da realidade da educação em sistema prisional especificamente do estudo de caso investigado.