Centro de Estudos Globais | Artigos em revistas internacionais / Papers in international journals
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Browsing Centro de Estudos Globais | Artigos em revistas internacionais / Papers in international journals by Sustainable Development Goals (SDG) "09:Indústria, Inovação e Infraestruturas"
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- Economia circular, economia verde e sustentabilidade: percepções dos docentes e estudantes do ISMU, ESCN, ISFIC e Uni-Licungo sobre as suas práticasPublication . Fazenda, Rodrigues Zicai; Cardoso, Damiao; Baloi, Jochua Abrão; Jacquinet, Marc; Machanguia, Ana Lúcia; Chimene Júnior, JoãoEste artigo pretende analisar as perceções e as práticas diárias da economia circular, economia verde e sustentabilidade nos docentes e estudantes do ISMU, ESCN, ISFIC e Uni-Licungo. O seu argumento central é que apesar dos docentes e estudantes do ISMU, ESCN, ISFIC e Uni-Licungo terem perceção da economia circular, economia verde e sustentabilidade, eles não têm a prática diária destes elementos. Recordar que até a década de 1960 a economia era sempre linear o que levava a desperdício e que de forma rápida acabaria por levar ao esgotamento dos recursos naturais, criando de certa forma perigo para o nosso futuro comum devido a degradação do ambiente. Foi daí que se pensou na economia circular, economia verde e na sustentabilidade. O presente estudo é baseado num questionário cujas opções de respostas às perguntas obedecem uma escala de tipo likert de cinco categorias. As variáveis que foram sendo cruzadas tiveram sua seleção de acordo com a respetiva intensidade de relacionamento, tendo sido escolhidas somente aquelas cujo relacionamento (r) era forte. Também foram realizados testes de correlação e apresentadas várias formas de validade do instrumento de recolha de dados (o questionário) e a validade dos dados. O estudo conclui que a incorporação da sustentabilidade nas Instituições de Ensino Superior (IES) aquando da execução das atividades diárias tomando como base os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) é fundamental para que haja uma educação para a sustentabilidade, contribua-se para mudanças de comportamento a nível das Instituições de Ensino Superior (IES) e que de forma mais expedita haja mais práticas sobre os domínios da economia verde, sustentabilidade e economia circular, o que vai contribuír para uma melhor educação orientada a cidadania ambiental. A prática da economia circular, economia verde e a sustentabilidade trazem consequências benéficas ao nosso planeta e à humanidade.
- EditorialPublication . Henriques, SusanaÉ com um sentimento misto de orgulho e responsabilidade que, através do presente editorial, vos apresento o mais recente número da Revista Refas – Revista Fatec Zona Sul. Responsabilidade, porque se trata de uma revista científica prestes a completar uma década de existência. Durante este período temporal reuniu um arquivo de quase três centenas de artigos, em língua portuguesa, mas também em língua espanhola e em língua inglesa. A autoria destes artigos é igualmente diversa entre docentes, investigadores, discentes, colaboradores, tendo por base programas de mestrado, doutorado, cursos de graduação e tecnológicos. Enfim, uma enorme diversidade que se traduz em riqueza de conhecimento produzido e aqui partilhado. Orgulho por apresentar mais uma edição de elevada relevância científica. A presente edição mantém a organização dos artigos em função das áreas definidas no “Foco e Escopo” da Refas – Revista Fatec Zona Sul. A saber: Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão Empresarial, Logística e Temas Relacionados.
- Political economy and contemporary Renaissance: challenges and opportunitiesPublication . Nobre, Ângela Lacerda; Gameiro, Amandine; Duarte, Rogério; Jacquinet, Marc; Pérez, RafaelIn times of severe crisis there are emergence phenomena, which are characterized by disruptive rethinking of previous, taken for granted assumptions. The aims of the present text are to explore the role played by the field of political economy scientific production as a relevant contribution to foster the debate about contemporary societies’ Renaissance phenomena, at the level of the prevailing cosmogonies that condition political action and thought. The institutional economics school of thought addresses social relations and intersubjectivity as structuring instances that condition what is and what is not possible to be thought, conceived, acknowledged and acted upon. Open inquiry research methodologies help to address the profusion of meanings that emerge from present turbulent contexts. Death and decay are part of living systems natural cycles, giving rise to new forms of growth and to new modes of existence. Modernity and Ancient thought, in Western cultures, created a separation between cosmogonies and Cosmo visions that reject or else that accept determinism and fatalism. Kairos, understood as the quality and existential experience of the passage of time, as opposed to Chronos, the quantitative and sequential idea of time, are critical to contrast deterministic influences. The crucial issue is that both Kairos and Chronos, both Modernity and Antiquity, and also both deterministic and non-deterministic influences help to explain how crises, individual and collective, institutional and civilizational, and local and global, give rise to novelty, to emergence and to renewal. Such renaissance effect is present in current times.