Mestrado em Gestão/MBA | Master's Degree in Management/MBA - TMG/MBA
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Gestão/MBA | Master's Degree in Management/MBA - TMG/MBA by Sustainable Development Goals (SDG) "08:Trabalho Digno e Crescimento Económico"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Análise do absentismo: contribuição para a gestão de recursos humanos na indústria de refrigerantes : estudo de caso da empresa Coca Cola Bottling Sul de AngolaPublication . Alberto, Priscila Nalembe Tchitomba; Jacquinet, MarcO combate ao absentismo faz parte do planeamento dos Recursos Humanos. O absentismo, está, dentre outros aspetos, intimamente ligado à satisfação no trabalho. Com este perdem não só as organizações, mas, também os empregados, os clientes e o país (sociedade) por afetar a produtividade. O absentismo aumenta os custos, dificulta a concretização dos objetivos, e tem fortes implicações na eficiência e eficácia da empresa. Com base nos pressupostos acima descritos, pretende-se elaborar um estudo a partir de fontes secundárias: relatórios e dados estatísticos da empresa Coca-Cola, no Lubango, livros e artigos que abordam o tema em análise, tendo como recurso o método descritivo, por formas a saber que medidas, ações e políticas a empresa tem adotado para reduzir ou controlar o absentismo e, consequentemente, elaborar recomendações para reforço do plano de gestão do absentismo da empresa Coca- Cola Bottling Sul de Angola.
- A avaliação de desempenho: análise da percepção dos funcionários sobre a avaliação de desempenho : (estudo de caso : Hospital Geral de Luanda)Publication . Tchitchi, João Baptista; Jacquinet, MarcO presente trabalho busca mostrar a percepção dos funcionários do Hospital Geral de Luanda sobre a Avaliação do Desempenho. A pesquisa teve como propósito de investigar Qual é a percepção dos funcionários do Hospital Geral de Luanda sobre Avaliação do Desempenho. Sendo assim, a hipótese da presente pesquisa que foi confirmada aponta de que, os funcionários do Hospital Geral de Luanda têm a percepção do sistema da Avaliação do Desempenho como injusto e desonesto; não promove a competitividade e nem a melhoria de competências; desmotiva e promove a baixa qualidade dos serviços de atendimento aos utentes na instituição. O objectivo desta V pesquisa foi de Analisar a Percepção dos Funcionários do Hospital Geral de Luanda sobre a Avaliação do Desempenho na Instituição. Foi possível realizar a pesquisa recorrendo ao uso de recursos e técnicas estatísticas, assentando-se assim no paradigma da pesquisa quantitativa e optando- se por tipologia de pesquisa proposto pelo Vergara (2006) Quanto aos meios e quanto aos fins. Foi recolhida uma amostra de 103 funcionários de forma aleatória, tendo como instrumento aplicado para a obtenção dos resultados o questionário, com o qual os funcionários desta mesma instituição selecionados de forma aleatória tiveram a oportunidade de expor de forma clara e objectiva qual é a percepão que os mesmos têm sobre a avaliação do desempenho praticado na instituição em que pertencem. Os resultados deste estudo mostram que a avaliação de desempenho não proporciona efeitos positivos para a organização e nem para o pessoal; a mesma é entendida pelos funcionários como um processo mal concebido e conduzido para o alcance dos objetivos e metas em que gostariam de ver em prol de desenvolvimento pessoal e da organização. Pós os mesmos não tem credibilidade nos resultados apresentados porque os avaliadores não dominam os critérios de avaliação e não se comprometem com a avaliação.
- Empreendedorismo social: estudo de casos múltiplos no Barlavento Algarvio - PortugalPublication . Pereira, Isabel Maria Moita; Carvalho, Luísa; Bernardo, Maria do Rosário MatosOs elevados índices de desemprego são um grave problema no contexto social e económico do Barlavento Algarvio. Neste âmbito, o empreendedorismo, em especial a criação do próprio emprego, ganha maior relevo, assumindo-se como solução privilegiada. Para facilitar este processo torna-se evidente a necessidade de se criar equipamentos de apoio a empreendedores que pretendam criar emprego, auxiliando na fase mais problemática dos primeiros anos de vida da empresa. As incubadoras sociais visam apoiar a criação de emprego disponibilizando um portefólio de serviços adaptado às necessidades dos empreendedores e ao desenvolvimento sustentável dos projetos. Este estudo centra-se em duas destas estruturas sociais de apoio ao empreendedorismo e à criação do próprio emprego que, apesar de terem motivação e objetivos comuns, apresentam diferentes formas de atuação e gestão: A Startup Portimão e o Cowork Lagos, ambas situadas no Barlavento Algarvio. Através deste estudo pretende-se identificar as semelhanças e as diferenças entre as duas incubadoras sociais e perceber o seu papel no aumento da sobrevivência das empresas incubadas.
- Práticas de gestão em Alojamentos Locais da Ilha Terceira: um contributo para o turismo sustentávelPublication . Monteiro, Rodrigo Mendes; Porfírio, JoséNas últimas décadas, tem se observado o crescimento exponencial do setor do turismo internacional. As condições geradas pela globalização dos mercados económicos e digitalização económica e do quotidiano humano, alargaram os horizontes de possibilidade de crescimento deste setor, e transformaram o modo como as cidades e regiões potencializam a criação de riqueza através deste. Associado ao descrito crescimento do setor, com especial enfoque na realidade portuguesa e da Região Autónoma dos Açores, começam a surgir novas e inovadoras tipologias de negócio afetas ao setor, como o são os estabelecimentos de tipologia Alojamento Local. Este novo paradigma por um lado trouxe crescimento económico, criação de riqueza, entre outros benefícios para estas regiões, mas por outro, surgem problemas de cariz ambiental, social e económico que põe em causa a sustentabilidade presente e futura, do ambiente, sociedade e economia das regiões mais afetadas pela onda de “overtourism”. Sendo a sustentabilidade ambiental, um tema de elevada importância para o setor do turismo regional e da Ilha Terceira, e a sustentabilidade social, um tema muito debatido nos tempos que decorrem devido à grave crise habitacional pelo qual estamos a passar, concentramos o presente estudo na análise do modo e papel que a sustentabilidade, nos seus três eixos representa para a gestão de estabelecimentos de Alojamento Local na Ilha Terceira. O foco central prende-se com a obtenção de resultados concretos do alinhamento da gestão desta tipologia de alojamento turístico com a normas e boas práticas para a sustentabilidade do setor a médio longo prazo.
