Mestrado em Português Língua Não Materna | Master's Degree in Portuguese as a Foreign Language - TMPLNM
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Português Língua Não Materna | Master's Degree in Portuguese as a Foreign Language - TMPLNM by Sustainable Development Goals (SDG) "09:Indústria, Inovação e Infraestruturas"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- O "modelo de ensino direcionado ao cérebro para escolas do século 21" e o ensino/aprendizagem de português língua não materna em linhaPublication . Mota, Benedita Mardonia da; Salomão, RicardoO presente estudo foi realizado e desenvolvido no contexto do ensino/aprendizagem de Português Língua Não Materna, em modalidade em linha, nos anos de 2022/2023. O objeto de estudo deste trabalho é o processo de identificação das vantagens que representa adaptar para o ensino/aprendizagem de Português Língua Não Materna, em linha, os princípios pedagógicos encontrados em um estudo realizado pela Dra. Mariale Hardiman, devidamente apresentado na sua obra intitulada: O Modelo de Ensino Direcionado ao Cérebro para as Escolas do Século 21 (Tradução nossa). O Modelo de Ensino Direcionado ao Cérebro para as Escolas do Século 21 apresenta bases científicas para respaldar a ideia de que o cérebro aprende melhor sob circunstâncias específicas. O Modelo de ensino analisado para nosso estudo aborda seis componentes relacionados com a forma como aprende o cérebro: como estabelecer o clima emocional para a aprendizagem; como criar o ambiente físico propício para a aprendizagem; como projetar a experiência de aprendizagem; como ensinar para domínio do conteúdo habilidades e conceitos; como ensinar para a extensão e aplicação do conhecimento desenvolvendo a criatividade e a Inovação na educação e como avaliar para aprimorar a aprendizagem. Este trabalho analisa e descreve os seis componentes de “O Modelo de Ensino Direcionado ao Cérebro para as Escolas do Século 21” e oferece um contributo a educadores virtuais, apresentando sugestões de como adaptar os princípios pedagógicos do Modelo em um curso de Português Língua Não Materna em linha.
- A tecnologia de comunicação e informação aplicada ao PLE em universidades americanas: desenvolvendo a competência comunicativa intercultural através do Projeto Teletandem BrasilPublication . Trowbridge, Patricia Zeli; Falé, IsabelA presente pesquisa tem por objetivo analisar as interações dos alunos inscritos no Projeto Teletandem Brasil (TTB), que estudam Português em cinco Universidades nos EUA. A partir dos aportes teóricos da competência intercultural filiada à teoria de Michael Byram (1997) e Darla Deardorff (2007), esta pesquisa visa analisar o desenvolvimento da competência intercultural, a partir da interação entre os alunos falantes de culturas diferentes. Na era novas tecnológica instauram-se novas plataformas de comunicação, auxiliando na aprendizagem de uma língua estrangeira, instituindo novas formas de desenvolver competências, a exemplo do Teletandem, como opção de oportunidades para os alunos interagirem de forma autônoma, síncrona e colaborativa (Telles: 2006). Através da realização de uma pesquisa quantitativa, utilizou-se um questionário para coletar os dados de 28 participantes, que se revelaram importantes para uma maior compreensão da importância do Projeto Teletandem no processo de ensino e aprendizagem do Português como Língua Estrangeira. Analisa-se o papel da utilização das TICs para a aquisição de conhecimentos culturais e linguísticos, bem como para o desenvolvimento da competência intercultural. Os resultados obtidos, de um modo geral, mostram que os participantes sentem-se motivados pelo uso das tecnologias de informação e comunicação e reconhecem a importância das TICs no processo de desenvolvimento da interculturalidade.