Browsing by Issue Date, starting with "2017-07-21"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- A tecnologia de comunicação e informação aplicada ao PLE em universidades americanas: desenvolvendo a competência comunicativa intercultural através do Projeto Teletandem BrasilPublication . Trowbridge, Patricia Zeli; Falé, IsabelA presente pesquisa tem por objetivo analisar as interações dos alunos inscritos no Projeto Teletandem Brasil (TTB), que estudam Português em cinco Universidades nos EUA. A partir dos aportes teóricos da competência intercultural filiada à teoria de Michael Byram (1997) e Darla Deardorff (2007), esta pesquisa visa analisar o desenvolvimento da competência intercultural, a partir da interação entre os alunos falantes de culturas diferentes. Na era novas tecnológica instauram-se novas plataformas de comunicação, auxiliando na aprendizagem de uma língua estrangeira, instituindo novas formas de desenvolver competências, a exemplo do Teletandem, como opção de oportunidades para os alunos interagirem de forma autônoma, síncrona e colaborativa (Telles: 2006). Através da realização de uma pesquisa quantitativa, utilizou-se um questionário para coletar os dados de 28 participantes, que se revelaram importantes para uma maior compreensão da importância do Projeto Teletandem no processo de ensino e aprendizagem do Português como Língua Estrangeira. Analisa-se o papel da utilização das TICs para a aquisição de conhecimentos culturais e linguísticos, bem como para o desenvolvimento da competência intercultural. Os resultados obtidos, de um modo geral, mostram que os participantes sentem-se motivados pelo uso das tecnologias de informação e comunicação e reconhecem a importância das TICs no processo de desenvolvimento da interculturalidade.
- As tecnologias tridimensionais como contributo para a aprendizagem da matemática no ensino superiorPublication . Coimbra, Teresa; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Mateus, ArturNa presente investigação conjugam-se três alicerces da atualidade, a aprendizagem da matemática, o ensino superior e as tecnologias, nomeadamente as tridimensionais, e em particular a realidade aumentada. Estes são domínios ainda pouco analisados, incluindo em Portugal. Assim, procurou-se contribuir para estas áreas de conhecimento com a finalidade de problematizar o papel das tecnologias tridimensionais no ensino e na aprendizagem da Matemática. Metodologicamente optou-se pelo Design-Based Research, numa abordagem mista (quantitativa e qualitativa), de índole descritiva. Os instrumentos de recolha de dados incluem, além de grelhas de observação participante, inquéritos previamente validados e testados, o que permite triangular os dados obtidos. O inquérito por entrevista foi aplicado a docentes de Análise Matemática e o inquérito por questionário disponibilizado online a estudantes de Engenharia do Instituto Politécnico de Leiria. Como resultados, salienta-se o facto de a implementação destas tecnologias tridimensionais permitir aos estudantes alcançar a autonomia necessária para que possam apreender conceitos mais abstratos, quer em sala de aula, quer recorrendo a uma plataforma online, onde os conteúdos 3D criados em Realidade Aumentada foram disponibilizados. Constata-se ainda uma clara recetividade por parte dos estudantes em integrar dispositivos móveis nas aulas, para recorrer àquele tipo de conteúdos. De igual modo, os docentes inquiridos revelam abertura para usar as tecnologias tridimensionais, embora não o façam devido a limitações como o tempo, a extensão do programa, o número excessivo de estudantes em sala de aula, e o próprio desconhecimento sobre as mesmas. Em suma, e também porque neste estudo confirmámos a nossa convicção de que o papel das tecnologias tridimensionais é significativo e relevante, continuaremos a recorrer à realidade aumentada como contributo para uma melhor e mais motivadora aprendizagem da matemática.
- Supervisão em contexto da avaliação do desempenho e o seu contributo para o desenvolvimento da profissionalidade dos docentes de Educação VisualPublication . Januário, Maria Helena do Nascimento; Miranda, BrancaO decreto-lei nº 75/2010, de 23 de junho, regulamentado pelo decreto regulamentar n.º 26/2012, de 21 de fevereiro introduziu o novo modelo de avaliação do desempenho e elegeu como objetivos: identificar, promover e premiar o mérito e valorizar a atividade letiva. Para alcançar os referidos objetivos, foram estabelecidos critérios de exigência, que promovam e garantam a melhoria da qualidade da escola pública, do serviço educativo e valorizem a profissão docente, instituindo modalidades de supervisão da prática docente e processos de trabalho simplificados, centrados na utilidade e no desenvolvimento profissional. No entanto, a atribuição cumulativa das funções de avaliação sumativa e de supervisão à avaliação do desempenho, cedo se revelou um problema de difícil resolução. Os professores sentem-se prejudicados/atraiçoados em relação ao contrato de trabalho, que assinaram com a tutela, no início das suas carreiras profissionais e suspeitam da supervisão instituída, que consideram uma intromissão à sua prática docente. Com tantos problemas, a implementação do novo modelo de avaliação tem enfrentado forte contestação por parte dos professores, pelo que decidimos realizar um estudo sobre a função da supervisão na avaliação do desempenho e os contributos para a profissionalidade dos professores de Educação Visual, do Ensino Básico Público. O título atribuído ao estudo, «Supervisão em contexto da Avaliação do Desempenho Docente e o seu contributo para o desenvolvimento da Profissionalidade dos docentes de Educação Visual, do Ensino Básico Público», tenta realçar a essência do tema e encerra em si a vontade de compreendermos como é que este grupo disciplinar/recrutamento vivenciou o processo de avaliação do desempenho, como encara a ação supervisiva que o mesmo implica, que tipos de supervisão ocorreram durante o processo avaliativo e como considera que estas ações podem contribuir para melhorar a profissionalidade destes docentes. Para realizar o estudo recorremos a uma abordagem qualitativa, através da realização de um estudo exploratório, com recurso à entrevista semiestruturada a aplicar a avaliadores e avaliados. A opção pela metodologia qualitativa justifica-se pela natureza do estudo e porque consideramos que através da realização de um estudo exploratório de análise qualitativa, com recurso à entrevista semiestruturada, nos é possível explorar e compreender melhor as perceções dos implicados sobre o tema.
- Desenvolvimento duma comunidade virtual baseada numa WebRadio Social: estudo de caso numa universidade virtualPublication . Carvalho, Ricardo Nuno Castro de; Morgado, Lina; Firmino, JoaquimO projeto que agora se apresenta constitui o desenvolvimento dum protótipo de WebRadio social em plataforma própria integrado numa Rede Social Académica com características particulares e abrangendo a comunidade académica da referida instituição através duma abordagem metodológica da design-based research. Com uma dimensão experimental e exploratória, encontra-se integrado no projeto de investigação, Web Social e Educação Online no Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D). Numa primeira parte efetua-se a revisão bibliográfica dedicada há importância das rádios académicas (universitárias, escolares e no contexto de educação a distância e eLearning) e as alterações que a Web 2.0 introduz em termos sociais, educacionais dando-se especial ênfase ao caso da WebRadio. Analisa-se ainda a importância da educação aberta, nomeadamente, a proliferação do saber através de recursos educacionais abertos (REA), constituindo o projeto de WebRadio um Recurso Educacional Aberto. Sustentando-se metodologicamente na design-based research foram estudados os requisitos e as condições técnicas, tecnológicas e legais para o desenvolvimento e implementação do protótipo de WebRadio académica. Efetuou-se a sua testagem, seleção e implementação experimental de toda a infra-estrutura tecnológica e o seu design conceptual de acordo com os objetivos pretendidos. Desenvolveram-se os conteúdos como recursos educacionais abertos (REA) e realizou-se a emissão experimental difundida para a comunidade académica online (rede SOL). Finalmente, foi analisado e avaliado todo o percurso, quer em termos metodológicos, quer o processo e os resultados obtidos aplicando-se uma análise SWOT. Desta análise emergiram um conjunto de obstáculos e recomendações centradas nos recursos disponíveis e, na necessidade de um projeto com esta complexidade, necessitar de uma estrutura multidisciplinar para a sua sustentabilidade, demonstrando que é possível criar e implementar uma WebRadio.