Ciências da Educação | Comunicações em congressos, conferências, seminários/Communications in congresses, conferences, seminars
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Ciências da Educação | Comunicações em congressos, conferências, seminários/Communications in congresses, conferences, seminars por Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) "05:Igualdade de Género"
A mostrar 1 - 7 de 7
Resultados por página
Opções de ordenação
- Desafios e perspetivas da legislação nas práticas docentes inclusivas LGBTQIA+ na educação secundáriaPublication . Jorge Silva Pereira; Vieira, Cristina Pereira; Henriques, Susana; Lopes, Amélia; Pinho, Ana Sofia; Estrela, Elsa; Borges, Germano; Palhares, Lucinda; Figueiredo, Maria; Abelha, Marta; Tavares de Sousa, RitaObjetivo(s): A presente comunicação parte da análise dos Decretos-Lei n.o 54/2018 e 55/2018, enquanto orientadores dos documentos estruturantes de um Agrupamento de Escolas da Zona Centro de Portugal, e das suas potenciais implicações nas práticas pedagógicas inclusivas, com foco nas questões LGBTQIA+ no ensino secundário. Contextualização: Esta investigação insere-se no âmbito do Mestrado em Supervisão Pedagógica da Universidade Aberta. Parte-se do reconhecimento de que os DL n.o 54/2018 e 55/2018 reconceptualizam a inclusão, alargando-a para além do domínio da Educação Especial. Conhecidos informalmente como “decretos da educação inclusiva”, estes diplomas orientam os documentos estruturantes das escolas, com impacto direto nas práticas docentes. A escola, aqui com foco dirigido para o ensino secundário, exige respostas pedagógicas concretas e inclusivas em relação às problemáticas LGBTIQA+ . Agentes envolvidos: O corpus de análise é composto pelos diplomas legais referidos e pelos documentos estruturantes do Agrupamento de Escolas em estudo, nomeadamente o Projeto Educativo, o Regula- mento Interno e o Plano Anual de Atividades. Ações: Através de uma análise documental categorial, identificam-se os principais elementos que expressam ou omitem uma política de inclusão LGBTQIA+ no AE em questão, e que potencialmente influenciam as práticas pedagógicas inclusivas. Principais resultados: A análise revelou que a inclusão continua a ser tratada, quase exclusivamente, como sinónimo de apoio a pessoas estudantes com NEE, não reconhecendo outras dimensões da diversidade como as vivenciadas pelas pessoas LGBTQIA+. Apesar de referenciar os DL 54/2018 e 55/2018, os documentos estruturantes não contemplam explicitamente a inclusão LGBTQIA+, tornando-a uma “não questão”. Prevê-se, numa fase posterior da investigação, a auscultação de superviso- res pedagógicos, com vista a compreender melhor as implicações desta ausência nas práticas docentes no ensino secundário.
- Desafios e perspetivas da legislação nas práticas docentes inclusivas LGBTQIA+ na educação secundáriaPublication . Pareira, Jorge Silva; Vieira, Cristina Pereira; Henriques, Susana; SPCEA presente comunicação parte da análise dos Decretos-Lei nº 54/2018 e 55/2018, enquanto orientadores dos documentos estruturantes de um Agrupamento de Escolas da Zona Centro de Portugal, e das suas potenciais implicações nas práticas pedagógicas inclusivas, com foco nas questões LGBTQIA+ no ensino secundário. Esta investigação insere-se no âmbito do Mestrado em Supervisão Pedagógica da Universidade Aberta. Parte-se do reconhecimento de que os DL nº 54/2018 e 55/2018 reconceptualizam a inclusão, alargando-a para além do domínio da Educação Especial. Conhecidos informalmente como “decretos da educação inclusiva”, estes diplomas orientam os documentos estruturantes das escolas, com impacto direto nas práticas docentes. A escola, aqui com foco dirigido para o ensino secundário, exige respostas pedagógicas concretas e inclusivas em relação às problemáticas LGBTIQA+. O corpus de análise é composto pelos diplomas legais referidos e pelos documentos estruturantes do Agrupamento de Escolas em estudo, nomeadamente o Projeto Educativo, o Regulamento Interno e o Plano Anual de Atividades. Através de uma análise documental categorial, identificam-se os principais elementos que expressam ou omitem uma política de inclusão LGBTQIA+ no AE em questão, e que potencialmente influenciam as práticas pedagógicas inclusivas. A análise revelou que a inclusão continua a ser tratada, quase exclusivamente, como sinónimo de apoio a pessoas estudantes com NEE, não reconhecendo outras dimensões da diversidade como as vivenciadas pelas pessoas LGBTQIA+. Apesar de referenciar os DL 54/2018 e 55/2018, os documentos estruturantes não contemplam explicitamente a inclusão LGBTQIA+, tornando-a uma “não questão”. Prevê-se, numa fase posterior da investigação, a auscultação de supervisores pedagógicos, com vista a compreender melhor as implicações desta ausência nas práticas docentes no ensino secundário.
- Encontro WEIWE(R)BE 2021Publication . Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena; Gonçalves, Ana PaulaA Rede WEIWER® congratula-se pela coorganização do 2º Encontro WEIWE(R)BE que ocorreu no passado dia 8 de junho, e contou com a presença do Sr. Secretário de Estado Adjunto e da Educação, da Sra. Pró-Reitora para a Inovação e Gestão Pedagógica da Universidade Aberta, da Sra. Diretora do Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta, e da representante da Sra. Coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares. Perante uma vasta audiência, os alunos das escolas participantes deram a conhecer o trabalho que desenvolveram durante este ano letivo com professores, professores bibliotecários e Coordenadores Interconcelhios das Bibliotecas Escolares. Face à qualidade dos trabalhos apresentados e do nível de envolvimento evidenciado, o Sr. Secretário de Estado Adjunto e da Educação considera que o projeto deve ter continuidade, sendo alargado a mais escolas e às suas comunidades educativas. O segundo ano do projeto WEIWE(R)BE, que decorreu ao longo do ano letivo de 2020/2021, é coordenado por Teresa Cardoso, Filomena Pestana (Rede Académica Internacional WEIWER®) e Ana Paula Gonçalves (Rede de Bibliotecas Escolares); tem como objetivo promover estratégias de desenvolvimento das competências de literacia da informação e literacia digital, enquadrando-as nas práticas curriculares a partir das bibliotecas escolares junto de alunos do 3.º ciclo do ensino básico.
- Juventudes em tempos de pós-pandemia: experiências e demandas na intersecção entre lazer, sexualidades, religiosidade e consumoPublication . Cruz, Luciana Aparecida Nogueira da; Romera, Liana Abrão; Martins, Raul Aragão; Reis, Rafael dos Santos; Henriques, Susana; Rigoni, Ana Carolina Capellini; Vieira, Cristina PereiraEste trabalho apresenta parte do desenvolvimento da pesquisa internacional “Experiências e demandas juvenis: subsídios para ações no campo do lazer, do consumo, das sexualidades e da religião”, conduzida por pesquisadoras e pesquisadores da Rede Global de Estudos de Juventudes, com participação de Brasil e Portugal. O estudo tem como objetivo compreender, de maneira interseccional, as experiências cotidianas de jovens universitários(as) entre 18 e 30 anos, considerando marcadores sociais como raça, gênero, sexualidade, classe social e religiosidade. Atualmente está em fase de construção e validação do instrumento de survey, a pesquisa busca apreender as múltiplas dimensões das vivências juvenis, especialmente no contexto pós-andêmico, marcado pelo aprofundamento das desigualdades e pela intensificação de conflitos escolares e sociais. Com abordagem quanti-qualitativa, são utilizados questionários e entrevistas para analisar aspectos relacionados ao lazer, práticas corporais, religiosidade, vivências das sexualidades e consumo de substâncias psicoativas. Os dados produzidos pretendem subsidiar a formulação de políticas públicas nos campos da educação, da saúde e do bem-estar, além de fomentar práticas educativas sensíveis às dinâmicas socioculturais que atravessam as juventudes. Argumenta-se que a escuta qualificada das juventudes, em sua diversidade e complexidade, é fundamental para a promoção de contextos escolares mais inclusivos e dialógicos, capazes de reconhecer os marcadores sociais que incidem nos modos de convivência, construção de vínculos e negociação de conflitos. Ao problematizar os sentidos atribuídos por jovens às suas experiências de lazer, afetividade, religiosidade e consumo, a pesquisa oferece subsídios concretos para o enfrentamento da violência simbólica e das exclusões nos espaços educativos e comunitários.
- Learning evaluation, learning technologies, and learning organizations: what does open access research tell us?Publication . Cardoso, Teresa Margarida LoureiroEducational resource to support the oral presentation of the communication at the VIII DIGICOM 3D Session: Society, Communication and Design, held on November 8, 2024. The communication, accepted on the theme Society and Communication, is the result of a study in progress in LE@D, the Laboratory of Distance Education and Elearning, of the Open University Portugal, within the strategic research area 3 Education and post-digital issues.
- Literacia digital e bibliotecas escolares: um estudo de casoPublication . Gonçalves, Pedro Miguel; Cardoso, Teresa Margarida LoureiroA literacia digital tem sido objeto de vários estudos e, com a pandemia, alcança uma outra dimensão e pertinência. Mas, qual o tempo e o espaço que a literacia digital assume no contexto da biblioteca escolar? Motivados por esta questão de partida, pretendemos analisar conceções e práticas de professores bibliotecários em torno da literacia digital e de competências digitais que lhe são/estão associadas. Para o efeito, recorreremos, metodologicamente, ao estudo de caso, suportado em procedimentos de análise documental, nomeadamente de documentos estruturantes das bibliotecas escolares, e que orientam as suas atividades, bem como ao inquérito por entrevista, a professores bibliotecários, e ainda à análise de conteúdo. Teoricamente, suportamos a nossa investigação, que pretendemos apresentar, em referências e referenciais, nacionais e internacionais, com enfoque na própria noção de literacia digital, que, sendo atualmente predominante, cada vez mais se torna plural, como, aliás, atesta a designação literacias digitais, por traduzir uma multiplicidade de saberes, aptidões e atitudes, e ao integrar literacias prévias – a literacia da informação e a literacia mediática. Mais especificamente, revisitam-se os fundamentos e os princípios, ou, dito de outro modo, os territórios e as fronteiras entre as três (novas) literacias, considerando as respetivas definições, dimensões básicas das competências relacionadas, práticas regulares, e articulação com as competências do professor bibliotecário. Assim, com o nosso estudo, será possível identificar consonâncias e dissonâncias entre a ação da biblioteca escolar e as teorias que a enquadram, sobretudo no que concerne à literacia digital, entendida, numa alusão ao recente Quadro estratégico (2021-2027) do Programa Rede de Bibliotecas Escolares, como uma literacia presente para o futuro.
- Multiculturalidade na biblioteca escolar: perceções da comunidade educativa de uma escola internacionalPublication . Neves, Anabela; Cardoso, Teresa Margarida LoureiroRecurso educacional de apoio à apresentação da comunicação oral, no âmbito da Sessão 4D do XVII Congresso da SPCE, sob o lema Educação, Liberdade e Democracia, realizado na Faculdade de Psicologia e de Ciência da Educação da Universidade do Porto, entre 14 e 16 de novembro de 2024. A comunicação, aceite no eixo Educação, cidadania e participação, resulta de uma dissertação do mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares, em curso na Universidade Aberta, estando a investigação inscrita no LE@D, Laboratório de Educação a Distância e Elearning, designadamente na área estratégica 2 Educação e Sustentabilidades.
